Contorno da Grande Florianópolis: melhorias para o tráfego e qualidade de vida na região

Tempo estimado para percorrer o trajeto completo é de cerca de 40 minutos, o que representa uma redução de 50% no tempo de viagem

A inauguração do Contorno Viário da Grande Florianópolis, no último dia 9 de agosto, marca um avanço significativo na mobilidade da região. Com 50 quilômetros de extensão, a obra foi projetada para aliviar o tráfego pesado da BR-101, que por muitos anos enfrentou congestionamentos severos, principalmente durante os horários de pico. O projeto, que levou dez anos para ser concluído e custou R$ 3,9 bilhões, é considerado uma das maiores obras de infraestrutura viária do Estado de Santa Catarina.

Legenda: Contorno Viário da Grande Florianópolis, inaugurado dia 09/08/2024.
Crédito: Divulgação/Arteris Sul

O principal objetivo do contorno viário é desviar o tráfego de veículos pesados da BR-101, reduzindo significativamente o congestionamento e melhorando a fluidez do trânsito entre os municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José, Florianópolis e Palhoça. Diariamente, estima-se que entre 27 e 30 mil veículos utilizem a nova via, sendo 18 mil deles caminhões, o que representa um grande alívio para o trânsito urbano nas cidades do entorno.

De acordo com Dejalma Frasson Junior, gerente regional da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland), a obra já apresenta impactos positivos na mobilidade da região. Isso porque o tráfego sempre foi intenso entre os municípios da Grande Florianópolis e, com a soma do fluxo de caminhões, o trânsito se tornava caótico. “Desde a inauguração, já sentimos uma diminuição significativa dos congestionamentos, especialmente nos horários de pico, uma vez que os veículos de carga podem seguir diretamente para o Norte ou o Sul do Estado sem precisar acessar esses municípios”, explicou.

Pavimentação de concreto com alta tecnologia

O contorno viário é uma obra imponente, composta por 4 túneis duplos, 7 pontes, 6 trevos e 21 passagens em desnível, projetados para garantir a fluidez e segurança do tráfego. A velocidade permitida na via é de 100 km/h, e o tempo estimado para percorrer o trajeto completo é de cerca de 40 minutos, o que representa uma redução de 50% no tempo de viagem durante os períodos de maior movimentação.

Um dos destaques da obra foi a utilização de pavimento de concreto nas pistas, garantindo maior durabilidade e resistência. Segundo Frasson, o pavimento foi executado com sub-base de concreto compactado a rolo (CCR), sobre o qual foi aplicado o concreto simples com barras de transferência. “A pavimentação foi realizada com equipamentos de alta tecnologia, como a pavimentadora de forma deslizante, que proporcionou uma excelente qualidade final ao pavimento e garantiu conforto no rolamento para os usuários”, destacou o engenheiro.

Desafios ambientais e tecnológicos

Como qualquer grande obra de infraestrutura, o contorno viário enfrentou desafios significativos ao longo de sua execução. A localização em uma área de Mata Atlântica exigiu cuidados especiais com o meio ambiente, incluindo a destinação correta de resíduos e a proteção dos mananciais de água e da fauna local. Além disso, houve a necessidade de obter uma série de licenciamentos ambientais para garantir que a obra causasse o menor impacto possível à região.

Outro grande desafio foi a segurança dos trabalhadores durante a construção dos túneis e viadutos. Frasson mencionou que a utilização de explosivos para escavação e o manuseio de grandes volumes de concreto e ar comprimido exigiram um controle rigoroso para evitar acidentes. “Além disso, o controle tecnológico do concreto, desde a sua produção até o lançamento, foi essencial para garantir a durabilidade e a resistência das estruturas“, explicou.

Impacto positivo para a mobilidade e economia regional

Com a conclusão da obra, a expectativa é de que a BR-101, principal rodovia do litoral catarinense, passe a receber um tráfego mais organizado e seguro. A via, que conecta as regiões Sul e Norte do Brasil, é uma rota essencial para o transporte de mercadorias entre o Porto de Itajaí e diversas outras localidades. A redução de congestionamentos também traz benefícios econômicos, com menor gasto de combustível, tempo de transporte e desgaste dos veículos.

“Essa obra não só melhora a mobilidade local, mas também tem um impacto direto na economia da região. Com o tráfego pesado fluindo pelo contorno, as áreas urbanas ficam menos sobrecarregadas, e o transporte de mercadorias se torna mais eficiente, o que é fundamental para a competitividade do estado”, disse Frasson.

O Contorno Viário da Grande Florianópolis já começa a transformar a mobilidade da região, oferecendo uma solução definitiva para os problemas históricos de congestionamento na BR-101. Com sua estrutura moderna, segura e eficiente, a obra traz não apenas benefícios para os motoristas que trafegam diariamente pela rodovia, mas também para a economia local, ao facilitar o transporte de cargas e reduzir os custos logísticos.

Entrevistado

Dejalma Frasson Junior é engenheiro civil graduado pela Universidade do Federal de Santa Catarina (UFSC), foi pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e possui especialização em edificações, gestão empresarial e tecnologia do concreto. Atualmente, é gerente da Regional Sul da ABCP.


Contato/Assessoria de Imprensa: daniela.nogueira@fsb.com.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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