Construção civil segue alinhada com o compromisso na redução de impacto ambiental
Conscientização sobre a sustentabilidade impulsiona o mercado a adotar práticas mais ecológicas
Os empreendimentos imobiliários estão cada vez mais integrados à natureza, refletindo uma tendência crescente na construção civil que visa a sustentabilidade e a preservação ambiental. Pensando nisso, incorporadoras estão desenvolvendo projetos que harmonizam edificações com áreas verdes, utilizando técnicas de construção que minimizem o impacto ambiental.
A conscientização sobre a importância da sustentabilidade impulsiona o mercado imobiliário a adotar práticas mais ecológicas, como o uso de materiais recicláveis, redução de resíduos da construção e sistemas de captação de água da chuva. Esse movimento é essencial para a construção de cidades mais sustentáveis, alinhando o crescimento urbano à preservação do meio ambiente.
O Brasil é um bom exemplo dessa integração seja em edifícios, shoppings ou até mesmo bairros inteiros. Na etapa construtiva, empresas engajadas com a sustentabilidade têm como meta a redução do impacto ambiental e o uso racional de recursos naturais.
“Nos últimos anos estamos vivendo uma mudança significativa nos processos construtivos, reflexo da importância dada pelas corporações frente aos desafios climáticos, regulamentações e pressão dos consumidores por soluções mais sustentáveis. Esta mudança se reflete nos projetos imobiliários que buscam melhor desempenho das edificações quanto ao consumo de água e energia, materiais que geram menor impacto ambiental, e soluções baseadas na natureza”, explica Luiz Guilherme Grein Vieira, presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM).
Segundo ele, há um aumento nos últimos anos do número de empreendimentos que buscam certificações Green Building (ou construções verdes) no Brasil. “As certificações GBC Brasil Casa e Condomínio e LEED somam em 2024, 2.417 empreendimentos no Brasil, tornando o país o 5º em número de construções certificadas no mundo”.
Para obter uma certificação Green Building o empreendimento precisa comprovar o atendimento às normas de desempenho de edificações existentes, que garantem, não só o atendimento a requisitos ambientais, mas também a padrões de qualidade de bem-estar e saúde dos seus ocupantes.
Projetos sustentáveis
Com inauguração prevista para março de 2025 e investimento de R$ 100 milhões, o NS Mall será um dos maiores shoppings de rua de Belo Horizonte, e o único com conceito aberto integrado à natureza. “A consciência de que a humanidade adoeceu por falta da conexão com a natureza nos impulsionou a construir um empreendimento com o conceito da arquitetura afetiva. Será um shopping de generosidade urbana, que proporcionará acolhimento a todos, um espaço confortavelmente projetado para reunir amigos e famílias inteiras”, afirma Ana Carolina Félix, diretora do NS Mall.
O projeto prevê uma praça central de 1.000 m², cercada de espelho d’água e árvores frutíferas, além de um rooftop repleto de verde e com vista para a Serra do Curral. A iluminação dos elevadores e escadas rolantes serão em LED, bem como nas áreas comuns. O edifício terá ainda caixas de captação de água de chuva, e o abastecimento será por gás natural. “Entendemos a falta de ambientes no meio da cidade que gerem bem-estar e proporcionem inspirações, por isso investimos neste conceito”, explica Ana Carolina. Com espaço para locação de 100 lojas, a expectativa é gerar mais de 600 empregos diretos.
Em Curitiba, um dos novos empreendimentos da construtora Laguna é o ALMÁA Cabral, o primeiro empreendimento do Brasil em processo de certificação GBC Condomínio Platina, que garante não só a preservação do meio ambiente, mas também mais economia financeira nos gastos comuns do condomínio. Cerca de 30% da energia das áreas comuns será gerada por placas fotovoltaicas.
O ALMÁA Cabral tem o conceito inspirado no Umm-al-Maa – um oásis localizado na Líbia – e na arquitetura do Ashjar AT AL Barari, de Dubai, que traz tecnologia e inovação como diferenciais.
Em Santa Catarina, outro exemplo de empreendimento com soluções sustentáveis é o Vivapark Porto Belo, primeiro bairro-parque do Brasil. O espaço, idealizado pelo escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados, foi projetado para que os moradores possam fazer tudo a pé, em um ambiente extremamente arborizado. O projeto é desenvolvido pela Vokkan, empresa que desenvolve ecossistemas sustentáveis e inteligentes por meio de negócios imobiliários.
O Vivapark Porto Belo foi o primeiro projeto no mundo a obter o selo LEED for Communities: Plan and Design nível Platinum – o mais elevado do sistema de certificação, referência global em sustentabilidade e meio ambiente, com score máximo em qualidade de vida e inovação.
Além disso, as próprias construções ajudam a preservar a vegetação do litoral catarinense, por causa do conceito diferenciado de arquitetura. O concreto das estruturas contrasta com o verde da vegetação. Porém, eles não estão separados: há verde por toda a parte dentro do Viva Park, inclusive no topo das construções e nos arredores.
O presidente da APEAM cita ainda outros exemplos da sustentabilidade no canteiro de obras, como a escolha de materiais sustentáveis, que possuem amplo estudo sobre o ciclo de vida do produto. “Esses materiais consequentemente geram menos impacto e emissões de gases de efeito estufa, contribuindo com o atingimento das metas de redução dos efeitos das mudanças climáticas”, diz.
“A biofilia também é uma tendência do mercado imobiliário, que busca integrar a natureza nos espaços construídos, com a utilização de vegetação prioritariamente nativa nos projetos, maior aproveitamento da luz natural, reuso e aproveitamento de águas, tendo por consequência, ambientes mais saudáveis e eficientes”, conclui Luiz Guilherme.
Entrevistados
Ana Carolina Félix é graduada em Marketing com especialização em Gestão Estratégica de Negócio. É diretora do NS Mall em Belo Horizonte.
Luiz Guilherme Grein Vieira é engenheiro ambiental e presidente da Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais (APEAM). Tem especialização em Gestão de Resíduos Sólidos e Efluentes e Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial.
Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.