Construção civil gerou cerca de 160 mil vagas de emprego em 2023
Dados divulgados pelo Caged mostram que a construção foi o terceiro grupo com mais postos de trabalho no país
O saldo de empregos formais gerados pela construção civil durante todo o ano de 2023 ficou em 158.940, de acordo com os dados divulgados em 30 de janeiro pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Esse número é resultado da diferença entre a quantidade de admissões (2,298 milhões) e de demissões (2,139 milhões).
O índice registrado pelo setor equivale a cerca de 11% do saldo total do país, que contabilizou 1,48 milhão de novos trabalhos com carteira assinada.
As estatísticas mostram que, dos cinco grupos definidos pelo sistema, a Construção foi o terceiro que mais criou postos de emprego – o primeiro lugar ficou com Serviços (886.256), o segundo, com Comércio (276.528), o quarto, com a Indústria (127.145), e, o quinto, com a Agropecuária (34.762).
A economista Ieda Vasconcelos, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), diz que o resultado de 2023 é menor do que o dos dois anos anteriores, mas que, ainda assim, é o terceiro melhor dos últimos 10 anos. “Há seis anos consecutivos, o mercado de trabalho do setor vem apresentando saldo positivo na criação de novas vagas”, explica.
Sobre a diminuição do número no ano passado em relação a 2022 (quando o setor registrou 192.725) e 2021 (245.271), a especialista cita como principais causas as altas taxas de juros e o elevado custo devido ao aumento nos preços dos insumos. “Apesar de mais estáveis nos últimos 12 meses, os preços dos materiais permanecem muito acima do registrado no período pré-pandemia”, afirma.
Luiz França, presidente da Abrainc, ressaltou a importância dos dados, que continuam positivos. “O resultado do Caged mostra mais uma vez a força e a relevância do setor de construção civil para o país. Independentemente dos desafios macroeconômicos, o setor consegue gerar empregos que fazem a diferença para o Brasil”, afirma.
Dados do setor da construção
Os dados do Novo Caged mostram que todos os três segmentos da construção apresentaram resultados positivos. A Infraestrutura, por exemplo, foi responsável por 47.634 novos empregos, enquanto a Construção de Edifícios gerou 50.450 e os Serviços Especializados chegaram a 60.856 postos.
A região Sudeste ficou na liderança do número de carteiras assinadas (91.507), seguida pelo Nordeste (27.571), Centro-Oeste (14.535), Sul (13.032) e Norte (12.239). Em relação aos estados do país, São Paulo (50.897), Rio de Janeiro (22.308), Minas Gerais (13.513), Paraná (8.568) e Pará (7.907) foram os cinco que mais produziram vagas em 2023, segundo estatísticas oficiais.
Fontes
Ieda Vasconcelos, economista da CBIC
Luiz França, presidente da Abrainc
Novo Caged
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
02/04/2025
Pavimento de concreto rígido: durabilidade e menor custo de manutenção têm sido os diferenciais para as rodovias brasileiras
O pavimento de concreto rígido tem se consolidado como uma solução viável e eficiente para rodovias brasileiras, oferecendo maior durabilidade, menor custo de manutenção e…
02/04/2025
Construindo o futuro: soluções inovadoras e conhecimento técnico são apresentados na 2ª Construsul BC
A 2ª Construsul BC – Feira da Indústria da Construção e Acabamento, realizada nos dias 27 e 28 de março em Balneário Camboriú (SC), reuniu cerca de 200 expositores e promoveu um…
02/04/2025
Obras de expansão da linha amarela do metrô iniciam em abril
Em junho de 2024, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, formalizou um aditivo contratual para a realização de estudos de viabilidade e a elaboração dos projetos…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
