Conheça o lado social do pavimento urbano de concreto

Comunidades aprovam ruas com longa durabilidade e que transmitem sensação de ambiente mais limpo e saudável

Programa “pavimentação comunitária” permite que moradores escolham o tipo de pavimento: blocos de concreto intertravado, concreto ou asfalto Crédito: Prefeitura de São Bento do Sul-SC
Programa “pavimentação comunitária” permite que moradores escolham o tipo de pavimento: blocos de concreto intertravado, concreto ou asfalto
Crédito: Prefeitura de São Bento do Sul-SC

Muito se fala do uso do pavimento de concreto em rodovias ou em grandes projetos urbanos, por causa de vantagens como durabilidade e custo na comparação com o asfalto. Porém, o que pouco se comenta é o aspecto social da pavimentação urbana de concreto. 

No webinar “Pavimento Urbano de Concreto”, os engenheiros civis Diego A. Jaramillo, diretor de pavimentos da Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado (FIHP), e Alexsander Maschio, gerente-regional da ABCP Sul, abordam essa característica do pavimento rígido. “As comunidades querem que suas ruas durem para a vida toda. Além disso, o pavimento de concreto traz para elas a sensação de um ambiente mais limpo, com menos risco de doenças”, diz Jaramillo, que incentiva esse tipo de ação na Colômbia. 

Já Alex Maschio reforçou essa característica do pavimento urbano de concreto, lembrando que a Constituição Federal de 1988, que tem um viés social, propõe que obras públicas tenham durabilidade e austeridade nos custos. “Existem dois princípios, o da eficiência e o da economicidade, que tratam disso”, afirma. 

No caso do princípio da eficiência, fala que é preciso prestar serviço público de forma rápida e eficiente sem onerar os cofres públicos ao ponto de causar desperdícios. Quanto ao princípio da economicidade, ele define que é preciso obter o melhor resultado estratégico possível de uma determinada alocação de recursos financeiros. “Ou seja, são dois princípios legais que vão ao encontro do que o pavimento urbano de concreto oferece na comparação com o pavimento asfáltico”, completa Maschio.

No interior, prefeituras estão rompendo o paradigma do asfalto

Em São Bento do Sul-SC, moradores dividem com a prefeitura o custo da pavimentação de concreto Crédito: Prefeitura de São Bento do Sul-SC
Em São Bento do Sul-SC, moradores dividem com a prefeitura o custo da pavimentação de concreto
Crédito: Prefeitura de São Bento do Sul-SC

A austeridade pregada pela Constituição tem feito prefeitos de cidades do interior romperem o paradigma do asfalto e abrirem espaço para pavimentação urbana de concreto. Alex Maschio citou exemplos que vêm acontecendo principalmente no Paraná e em Santa Catarina. Em Rio Negrinho-SC, a prefeitura licitou 11 ruas com pavimento de concreto; em Ponta Grossa-PR, um loteamento optou por pavimentar as ruas com concreto. 

Também no Paraná, na cidade de Fazenda Rio Grande, será construída uma rua-modelo com pavimento de concreto. Já São Bento do Sul-SC tem um sistema mais consolidado. O programa “pavimentação comunitária” permite que os moradores escolham qual tipo de pavimento preferem em suas ruas: asfalto, concreto ou blocos de concreto intertravado. 

Quando a opção é pelo concreto, a população que adere ao programa em São Bento do Sul-SC contrata e paga a concreteira, enquanto a prefeitura entra com a regularização, a compactação do subleito e a execução da sub-base para receber o pavimento. Para Diego A. Jaramillo, iniciativas como essa são fundamentais para criar uma cultura favorável ao pavimento urbano de concreto. 

Ele cita como exemplo a cidade de Barranquilla, que é a 4ª maior metrópole da Colômbia (cerca de 2 milhões de habitantes) e onde 85% das ruas são pavimentadas com concreto. “Criou-se uma cultura na população e a prefeitura não ousa mudar isso”, diz. O dirigente da FIHP entende que é perfeitamente possível fazer isso em outras localidades, principalmente utilizando a tecnologia conhecida como whitetopping, que é o uso do concreto no recapeamento de pavimento asfáltico. “Hoje é a técnica mais bem-sucedida em bairros de cidades da América Latina”, assegura.

Veja o webinar “Pavimento Urbano de Concreto”

Entrevistado
Reportagem com base nas palestras apresentadas no webinar “Pavimento Urbano de Concreto”, promovido pela Concrete Show

Contato
atendimento.concreteshow@informa.com

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



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