Concreto projetado possibilita túneis com grandes vãos
Material reforçado com fibras de aço é usado com sucesso na Austrália e torna-se opção para obras no Brasil
Considerado uma das sumidades mundiais em engenharia de túneis, o brasileiro David Oliveira palestrou recentemente no 62º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto). O evento aconteceu virtualmente por causa da pandemia de COVID-19 e, em sua exposição, o professor-doutor, que atualmente trabalha na Austrália, falou sobre a aplicação do concreto projetado reforçado com fibras de aço em túneis com grandes vãos.
Em Sydney, a maior cidade australiana, a tecnologia permite que novos complexos rodoviários tenham túneis com vãos de até 34 metros. “Ao estudar a geologia dos maciços rochosos, optou-se pelo revestimento primário e secundário com concreto projetado nessas obras”, diz David Oliveira. O processo aumenta a produtividade em túneis que utilizam a tecnologia de escavação conhecida como New Austrian Tunneling Method (NATM) e garante maior ductibilidade às paredes rochosas.
Na Austrália, a opção pelo uso do concreto projetado com fibras de aço também tem crescido por ser uma operação mecanizada e que requer um número bem menor de mão de obra, expondo os trabalhadores a poucos riscos. O presidente do IBRACON, o professor-doutor Paulo Helene, que acompanhou a palestra de David Oliveira, disse que a tecnologia seria muito bem-vinda no Brasil, principalmente para acelerar as obras subterrâneas do metrô de São Paulo-SP e em outras metrópoles do país.
David Oliveira recomenda, porém, que se faça um estudo criterioso da geologia da rocha por onde irá passar o túnel, a fim de que o concreto projetado com fibras de aço possa ser utilizado sem nenhum risco. Principalmente se forem detectadas fraturas no maciço rochoso. Neste caso, explica, é feita a ancoragem com tirantes de aço perfurando pontos estratégicos da rocha, para garantir estabilidade. O professor-doutor revela que há softwares que facilitam esse tipo de estudo e asseguram ações mais precisas.
Em maciços rochosos estáveis, tecnologia é a mais barata e mais rápida para suportar túneis
Quando os maciços rochosos são estáveis, o uso de concreto projetado com fibras de aço é o sistema com menor custo e mais rápido para assegurar suporte ao túnel. “É óbvio que a seleção do suporte principal para a construção de um túnel requer planejamento cuidadoso e meticuloso. Mas quando pensamos em rapidez e em um suporte leve, o concreto projetado é a melhor opção”, revela o palestrante.
Entre os cases citados por David Oliveira está um túnel com junção em Y, que está em construção em Sydney, e que ficará pronto até 2022. De ponta a ponta, a escavação poderia abrigar um Boeing 737-300. “Em Sydney, por causa da boa qualidade da rocha, nosso foco está em dar suporte aos túneis com concreto projetado”, completa o engenheiro civil, com mais de 20 anos de experiência em estudos geológicos e escavações de túneis.
Nos anos 1950, a Austrália foi o primeiro país a usar o concreto projetado em obras de infraestrutura. O material é ideal para as seguintes intervenções:
– Revestimento de túneis e minas.
– Estabilização de taludes e encostas.
– Concretagem em áreas de difícil acesso ou muito altas.
– Execuções que não exigem fôrmas.
– Acabamentos arquitetônicos.
– Base para piscinas, obras de saneamento básico e paredes de retenção.
Entrevistado
Reportagem com base na palestra “Concreto projetado com fibras para revestimento de túneis: mitos e verdades”, do professor-doutor David Oliveira, no 62º Congresso Brasileiro do Concreto
Contato
office@ibracon.org.br
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.