Concreto projetado aceita qualquer tipo de cimento?

Teoricamente sim, mas é necessário que haja boa compatibilidade com os aditivos acrescentados ao material

Maior demanda por concreto projetado acontece no revestimento e na estabilização de túneis Crédito: Pixabay

Em webinar promovido pela ABCP, sob o título “Concreto projetado: cuidados na elaboração e na aplicação”, o professor do departamento de engenharia de construção civil da Poli-USP, Antonio Domingues de Figueiredo, relata quais os melhores procedimentos para aproveitar toda a eficácia desse tipo de material
 
especialista fez a seguinte observação em sua palestra: “Teoricamente, qualquer tipo de cimento pode ser usado para fazer concreto projetado. Já houve cimentos produzidos especificamente para concreto projetado, mas hoje os cimentos com alta resistência inicial e com adição de escórias de alto-forno, que aumentam a resistência a sulfatos, são mais eficazes para atender as demandas tecnológicas de projeção.”  

Antonio Domingues de Figueiredo complementa seu comentário com a seguinte observação: “Cimentos com adição de metacaulim e sílica ativa também são interessantes, principalmente em túneis sob pressão de lençóis freáticos, pois o uso desse cimento na composição do concreto projetado ajuda no combate à lixiviação de hidróxido de cálcio.” 

O professor da Poli-USP também reforça em sua palestra que, independentemente do tipo de cimento, é necessário que o insumo tenha excelente compatibilidade com os aditivos dispersantes usados no concreto projetado, assim como os aditivos aceleradores de pega e endurecimento

Concreto projetado cumpre função estrutural e sua principal aplicação ocorre em túneis  

Domingues de Figueiredo lembra que o concreto projetado cumpre função estrutural, e que sua principal aplicação está na estabilização de túneis. Mas há exceções, como a que ocorreu na Espanha, onde o material foi utilizado para construir a cobertura do restaurante do parque oceanográfico de Valencia. Neste caso, foi utilizado concreto projetado reforçado com fibras. 

Independentemente da função que o concreto projetado irá desempenhar, o material deve atender aos requisitos da ABNT NBR 14026 (Concreto projetado – especificações). Outras normas também abordam esse tipo de concreto. “Recomendo usar todas”, destaca o professor da Poli-USP, que cita um exemplo: “Se for usado concreto projetado reforçado com fibra deve-se seguir as normas que citam concreto com fibras.” 

Além da normalização, a mão de obra é outro requisito importante para que uma estrutura em concreto projetado seja bem executada. Quem opera o equipamento que lança o material é chamado de “mangoteiro”. “Não é qualquer um que pode ser ‘mangoteiro’. A qualificação e a segurança da mão de obra exigem experiência. Se um equipamento não está ajustado adequadamente pode causar acidentes graves. Além disso, a execução precisa ser feita com técnica, senão haverá desperdício de material e aumento de custo”, ressalta. 

Quanto ao mercado desse tipo de concreto, Antonio Domingues de Figueiredo entende que as projeções são otimistas. As concessões de rodovias e ferrovias, além das novas licitações de metrô em capitais como São Paulo-SP, Salvador-BA e Belo Horizonte-MG, sinalizam que haverá aumento da demanda pelo material. “O Brasil tende a entrar numa fase de grandes obras de infraestrutura e o concreto projetado será muito utilizado”, finaliza.  

Veja a palestra concedida à ABCP 

Entrevistado 
Reportagem com base na palestra “Concreto projetado: cuidados na elaboração e na aplicação”, concedida pelo professor da Poli-USP, Antonio Domingues de Figueiredo, à Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) 

Contato 
dcc@abcp.org.br 

Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo