Concreto agrega mais tecnologia para ampliar mercado

Equipamentos e novos produtos, mostrados no Concrete Show 2014, ajudam construções que demandam grandes volumes de concreto a ganhar produtividade

Equipamentos e novos produtos, mostrados no Concrete Show 2014, ajudam construções que demandam grandes volumes de concreto a ganhar produtividade

Por: Altair Santos

A produtividade na construção civil passa pelo concreto. É o que ficou evidente no Concrete Show 2014, que aconteceu no final de agosto, em São Paulo. O mercado se amplia para o material, principalmente por ser a matéria-prima de peças pré-fabricadas e pré-moldadas, que também começam a ganhar espaço em construções residenciais.

Hugo Rodrigues (dir.) e outros diretores da ABCP: setor do concreto tem inúmeros cases para mostrar

Neste segmento, as paredes de concreto têm agregado muita tecnologia, seja na forma de equipamentos ou de produtos que melhoram seus processos construtivos e incrementam o acabamento. “Aplicar a inovação não é tarefa das mais fáceis. Mas hoje o setor tem inúmeros cases para mostrar. A ponto de apresentar neste evento um caderno de boas práticas, que elenca processos e equipamentos que qualificam as construções e alavancam a produtividade no canteiro de obras”, diz Hugo Rodrigues Filho, diretor de comunicação da ABCP (associação Brasileira de Cimento Portland).

De argamassas a uma nova geração de formas de alumínio, passando por esquadrias que podem ser instaladas simultaneamente à montagem, além de equipamentos que tornam as tarefas cada vez mais precisas, os processos de construção industrializada têm conseguido, em média, ganhos de produtividade na ordem de 35%. Quando há uso de mão de obra qualificada no canteiro de obras, os avanços no cronograma podem chegar a 50%.

Neste quesito, a tecnologia também está presente. No Concrete Show 2014 foram apresentados simuladores para treinamentoque ensinam a operação de máquinas complexas como se fosse um videogame. “Colaboradores com conhecimento e experiência garantem economia, otimização dos equipamentos, segurança, redução de custo e cumprimento do cronograma”, afirma Daniel Silva, responsável pelo setor de treinamentos da SCHWING-Stetter.

Simulador para treinamento: preparando a mão de obra para novas tecnologias


Máquinas compactas

Além de simuladores, linhas de equipamentos compactos, e que desempenham dupla função, como pás carregadeiras e empilhadeiras, também se destacaram no Concrete Show 2014. As máquinas atraíram o interesse de fabricantes de blocos de concreto, e também de construtoras de conjuntos habitacionais horizontais que atendem o programa Minha Casa Minha Vida.

Um exemplo está na Realiza Construtora, que opera na região do Triângulo Mineiro, principalmente entre Uberaba-MG e Uberlândia-MG.  A empresa adquiriu autoconcreteiras que fizeram a produtividade alcançar os seguintes números: 20 casas com paredes de concreto em 280 horas. “Para o modelo do nosso negócio, esse equipamento é o ideal. Em dois anos, construímos sete mil unidades”, comemora Plauto Humberto do Nascimento, supply chain da Realiza Construtora.

Caçamba-trituradeira: equipamento recicla até 20 m³ de concreto por hora

Paralelamente aos equipamentos compactos, máquinas que promovem o reaproveitamento de resíduos do concreto também chamaram a atenção no Concrete Show 2014. Destaque para a caçamba-trituradeira da MB Crusher, que separa o agregado fino (terra) do agregado sólido (pedaços de concreto e pedras). O fabricante garante que o acessório reduz o tempo de trituração em até 60% e ajusta-se a qualquer granulometria. Além disso, se adapta a retroescavadeiras, carregadeiras e minicarregadeiras de qualquer porte.  O novo equipamento ficou em demonstração durante os três dias da feira e a capacidade de processamento chega a 20 m³ por hora.

Entrevistados
– Hugo Rodrigues Filho, diretor de comunicação da ABCP (associação Brasileira de Cimento Portland)
Daniel Silva, responsável pelo setor de treinamentos da SCHWING-Stetter
– Plauto Humberto do Nascimento, supply chain da Realiza Construtora
– MB Crusher

Autoconcreteira: eficiente para construções horizontais

Contatos
abcp@abcp.org.br
www.realizaconstrutora.com.br/contato.php
dasilva@schwingstetter.com.br
info@mbcrusher.com.br

 

Créditos Fotos: Divulgação/Cia. de Cimento Itambé

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo