Concrebras realiza concretagem de silo no Porto em Paranaguá (PR)
Processo foi executado ao longo de 10 dias de trabalho ininterruptos e empregou 1.876 m³ de concreto

Crédito: Zortéa Construções
Em março de 2025, a Concrebras realizou a concretagem do primeiro silo de concreto para o cliente Rocha Terminais Portuários, em Paranaguá (PR). A concretagem foi executada utilizando a técnica de fôrma deslizante a qual exige lançamento ininterrupto ao longo de 10 dias de trabalho, 24 horas por dia, com o empenho e a colaboração de todos os setores envolvidos. Cada silo utilizará 1.876 m³ de concreto, totalizando três unidades de silo no projeto.
“O silo representa um avanço estratégico para o porto de Paranaguá. Locado para expedição no setor Cais Oeste, os silos ampliam a capacidade estática de armazenamento de grãos destinados à exportação. Sua estrutura em concreto proporciona maior durabilidade e segurança operacional ao setor agroindustrial, fortalece a logística portuária, gera empregos diretos e indiretos e contribui significativamente para a eficiência do escoamento da safra”, informou Ricardo Barcelos Couto, engenheiro supervisor da Zortéa Construções – empresa responsável pela obra.
Desafios da obra
Para Couto, um dos principais desafios da obra é conciliar a otimização do cronograma com a execução simultânea de diferentes frentes de trabalho, especialmente em um canteiro com espaço físico restrito. “Estamos conduzindo o deslizamento dos primeiros silos ao mesmo tempo em que ocorrem as escavações dos túneis, poços da moega e elevadores. O maior desafio, portanto, tem sido manter a obra alinhada às diretrizes do cronograma, com eficiência e segurança, sendo possível inclusive antecipar etapas do deslizamento graças à sinergia entre as equipes e à reavaliação contínua dos processos construtivos”, explica o engenheiro supervisor.
De acordo com Paulo Fernando de Oliveira, engenheiro e coordenador da Concrebras, o maior desafio foi determinar a composição do concreto para atender além das características da especificação técnica de projeto, as condições ambientais, do trânsito e da logística do fluxo de caminhões em sincronia com a velocidade de movimentação de subida da fôrma deslizante. “Conforme a mudança de temperatura e a chegada dos caminhões à obra, era essencial estabelecer qual ação realizar”, afirmou Oliveira.
Por ser uma concretagem com demanda constante durante 24 horas, outro desafio enfrentado foi o de compreender o fluxo de equipamentos na área portuária. “Além disso, a concretagem ocorreria em dias do feriado de Carnaval, o que intensifica o tráfego na área, o que exigiu um aumento na frota da central para evitar interrupções”, pontua Oliveira.
Detalhes técnicos do deslizamento de Silo Vertical de concreto

Crédito: Zortéa Construções
Para esta obra, o concreto empregado foi do tipo estrutural, bombeável, com variações na quantidade de aditivo plastificante. “Cinco tipos foram usados: 100% de aditivo, 1/2, 1/4, 3/4 e 0,55% de aditivo, slump 10±2cm, que foram solicitados de acordo com a necessidade de acelerar ou retardar a subida da forma”, comenta Oliveira.
No período da concretagem houve grande oscilação térmica em diferentes momentos do dia e da noite, interferindo diretamente nas características do concreto. “Era necessária uma avaliação minuciosa para determinar qual traço deveria ser aplicado e em qual dosagem. Por isso, foi fundamental prestar atenção constante ao clima e ao horário de chegada das cargas na construção, somado às análises das características do concreto da carga anterior para evitar que isso impactasse no tempo de deslizamento da forma”, destaca Oliveira.
Outras ponderações também são relevantes para o êxito nas próximas etapas. “O planejamento da frota é fundamental para garantir um serviço contínuo e ininterrupto, considerando equipamentos, geradores de energia e outros dispositivos que possam ser utilizados em caso de emergência”, conclui Oliveira.
Integração entre as equipes
Para Couto, a integração com a equipe da Concrebras foi altamente colaborativa e estratégica durante todo o processo de deslizamento contínuo da estrutura. “O contato entre as equipes foi constante, com acompanhamento técnico para realização de ajustes no traço do concreto conforme as demandas da obra no período de deslizamento, medida que julgamos fundamental para garantir a continuidade e a qualidade do processo construtivo em regime 24h por 10 dias consecutivos”, conclui.
Assista ao vídeo do deslizamento do silo:
Entrevistados
Ricardo Couto, engenheiro supervisor da Zortéa Construções.
Paulo Fernando de Oliveira, coordenador da Concrebras (com informações dos engenheiros Júlio Benetti e Rafael Ivanoff, da construtora Zortéa, e Gustavo Correa Capete e o engenheiro Sergio Davidovicz, da Concrebras).
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
24/04/2025
House Flipping: a estratégia de compra e revenda que ganha força no mercado imobiliário
Um dos cases é a venda de propriedade, que gerou valorização superior a 60% após house flippingCrédito: Divulgação A compra, reforma e revenda rápida de imóveis, conhecida como…
24/04/2025
FGV estima crescimento da produção de pré-fabricados de concreto em 2024
A indústria segue como o principal mercado para os pré-fabricados.Crédito: Envato As fabricantes de estruturas pré-fabricadas de concreto projetam aumento na produção em 2024,…
24/04/2025
Silêncio que valoriza: conforto acústico vira trunfo competitivo no mercado imobiliário
Pisos flutuantes com camadas de amortecimento e forros com isolamento são estratégias para promover conforto acústicoCrédito: Divulgação Em um cenário urbano cada vez mais…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
