Comunicar e treinar são mantras para a gestão da obra
Olhar organizacional do gestor de pessoas dentro do canteiro de obras minimiza o risco de retrabalho e de ineficiência
O canteiro de obras é um local de trabalho com peculiaridades próprias. Ao contrário dos que atuam no serviço público, na indústria ou no comércio, a construção civil opera com projetos, ou seja, tem começo, meio e fim. Boa parte dos que trabalham em ritmo de empreitada sabe que ao final do empreendimento haverá demissão de mão de obra. É diferente de uma empresa convencional, em que o funcionário é absorvido pelo complexo organizacional e segue uma estrutura de cargos e atividades. Por isso, a gestão de pessoas é diferente no canteiro de obras. Muitas vezes, a hierarquia vale menos que a forma de comunicar e de treinar a equipe.
Segundo o consultor de empreendedorismo e gestão de negócios, Joaquim Alvarenga Neto, comunicar e treinar são mantras que fazem a diferença no canteiro de obras. “Não adianta ser um bom engenheiro ou ser um bom arquiteto se o gestor não consegue resolver conflitos que vão além do conhecimento técnico. No local da obra, o gestor de pessoas precisa ser também um gestor de conflitos, no sentido de mediar diferenças que vão desde aspectos culturais até dificuldades de convívio. Se não houver o controle, isso seguramente vai impactar na qualidade da obra. E como é que se faz esse controle? Demonstrando conhecimento e usando a comunicação como instrumento para propagar o conhecimento e formar um espírito de equipe na obra”, relata.
Palavra que melhor define gestão de pessoas em canteiro de obras é engajamento
Joaquim Alvarenga Neto reforça em palestra pública, dentro de seu canal no Youtube, que as estruturas de produção na construção civil são baseadas em equipes, onde a comunicação é o melhor instrumento para definir regras e transmitir objetivos. “A comunicação é instrumento estratégico para se alcançar o treinamento e o desenvolvimento de quem atua no canteiro de obras”, define. O consultor reforça ainda que isso vale, principalmente, para empreendimentos de médio e pequeno portes, onde o turn over (troca constante de mão de obra) é mais acentuado. “Neste tipo de obra é preciso fazer uma gestão de pessoas focando no indivíduo, a fim de motivá-lo a aderir ao espírito de equipe. Essa adesão se faz vinculando treinamento com bonificações, que muitas vezes não precisam ser financeiras, mas de cunho social”, alerta.
Se pudesse resumir em uma palavra o que é gestão de pessoas em canteiro de obras, o palestrante afirma que escolheria “engajar”. “A busca do engajamento é constante. Sob esse olhar organizacional, o gestor de pessoas dentro da obra minimiza o risco de retrabalho e de ineficiência. Também reduz o desperdício e melhora o processo produtivo. Sabendo engajar, ele chega aos pilares de qualquer modelo de gestão de pessoas, que é seguir o planejamento, manter a organização e não perder o controle”, completa Joaquim Alvarenga Neto. O consultor lembra ainda que o canteiro de obras é um local em que o trabalhador é exposto ao esforço físico e pressão psicológica. “Quem atua no canteiro precisa cumprir cronogramas apertados. Então, é sempre importante valorizar a participação e compartilhar o mérito quando uma etapa é concluída com sucesso”, finaliza.
Veja a íntegra da palestra de Joaquim Alvarenga Neto
Entrevistado
Reportagem com base em palestra do engenheiro civil, consultor de empreendedorismo e gestor de negócios Joaquim Alvarenga Neto
Contatos
contato@alvarenganeto.com.br
alvarenganeto.com.br
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.