Comprovado: pavimento de concreto emite menos CO2

É o que mostra estudo do MIT, ao medir o impacto ambiental gerado pelo tráfego de veículos nas estradas

Pavimento de concreto permite que veículos economizem combustível e poluam menos o ar Crédito: Ben Schumin/Wikimedia Commons
Pavimento de concreto permite que veículos economizem combustível e poluam menos o ar
Crédito: Ben Schumin/Wikimedia Commons

O Banco Mundial aponta que existem quase 45 milhões de quilômetros de rodovias pavimentadas no planeta – a maioria em asfalto. Isso levou o Centro de Sustentabilidade do Concreto do MIT (do inglês, Concrete Sustainability Hub [CSHub]) a medir o impacto ambiental causado pelo tráfego constante dos veículos sobre as estradas. A conclusão do trabalho no Massachusetts Institute of Technology (MIT) revela porque o pavimento de concreto é mais amigo do meio ambiente em comparação ao asfalto.

O estudo, publicado no Journal of Cleaner Production, constatou que, no asfalto, o efeito chamado de interação pavimento-veículo libera maior volume de CO2 na atmosfera. Outra observação é que a deflexão do asfalto leva os veículos a consumirem mais combustível. “A qualidade do pavimento impacta no desempenho dos veículos e na capacidade de economizarem combustível, ou seja, ao longo de seu ciclo de vida o pavimento influencia para uma pegada maior ou menor de carbono”, deduz o estudo.

O relatório do CSHub ainda faz a seguinte análise: “Ao estudar todas as etapas da vida de uma estrada, usando uma técnica chamada de avaliação do ciclo de vida do pavimento, fica claro que o impacto ambiental de um pavimento não termina com a construção. De fato, há emissões significativas associadas ao asfalto durante sua vida operacional, em comparação ao concreto”. A pesquisa ressalta que as maiores diferenças entre o pavimento flexível e o rígido se dão quando os caminhões estão nas rodovias.

Jeremy Gregory, diretor-executivo do CSHub, e coordenador da pesquisa, faz a seguinte observação, após analisar o fator denominado Interação Pavimento-Veículo (do inglês, Pavement-Vehicle Interaction [PVI]): “Quanto mais áspero é o pavimento, mais dissipação de energia existe no sistema de amortecedores de um veículo, que tende a consumir mais combustível para superar essa dissipação adicional de energia. O segundo aspecto do PVI é a deflexão, que tem a ver com veículos muito pesados, principalmente caminhões. O peso de um caminhão faz um pequeno entalhe no pavimento flexível, de modo que o veículo está sempre subindo um morro muito raso. Assim como a rugosidade, a deflexão também causa o consumo excessivo de combustível. Já no pavimento rígido isso é bastante minimizado.”

Em regiões mais quentes, rodovias com pavimento flexível deformam mais

O diretor-executivo do CSHub destaca que, principalmente no fator deflexão, o concreto mostrou-se muito superior ao asfalto nas aferições realizadas no estudo. Outro capítulo da pesquisa também demonstra que o clima afeta a pegada ambiental da fase de uso de um pavimento. Em regiões com temperaturas médias mais altas, as rodovias construídas com materiais à base de petróleo se deformam mais facilmente, o que aumenta a suscetibilidade à deflexão. Por sua vez, caminhões que dirigem nesses pavimentos em climas quentes têm maior consumo de combustível, relata o documento do CSHub.

O Centro de Sustentabilidade do Concreto do MIT analisou pavimentos em quatro estados dos Estados Unidos, com diferentes climas: Missouri, Arizona, Colorado e Flórida. Dentro de cada zona climática, foram estudados diferentes níveis de tráfego. A pesquisa concluiu que nas estradas avaliadas a economia de combustível seria de 3,8 bilhões de litros em 5 anos, caso houvesse somente pavimento de concreto, em vez de pavimento de asfalto.

Entrevistado
Reportagem com base no estudo do Concrete Sustainability Hub (CSHub) do Massachusetts Institute of Technology (MIT)

Contato: cshub@mit.edu

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo