Competição de canoas de concreto
Ideia originada nos Estados Unidos promove aprendizado e integração a alunos da Universidade Positivo
Ideia originada nos Estados Unidos promove aprendizado e integração a alunos da Universidade Positivo
Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes Assessor Técnico Comercial Itambé
Em 1849, surgiu a primeira obra de concreto armado do mundo: uma canoa construída pelo francês Joseph-Louis Lambot.
Em 1960, a ASCE Sociedade Americana dos Engenheiros Civis, junto com universidades canadenses e mexicanas, criou uma competição de canoas de concreto homenageando assim o pai do concreto armado.
Em consonância com a ideia americana, a Universidade Positivo, com o apoio da Cia. de Cimento Itambé e colaboradores, iniciou em 2003 uma competição de canoas de concreto com intuito de proporcionar conhecimentos aos alunos do curso de engenharia civil, desde a concepção do projeto, até a confecção e a aplicação do concreto.
A competição, que já está em sua 7º edição, incentiva a tecnologia, já que, para obter o traço final do concreto, os alunos realizam estudos experimentais de dosagem e consideram aspectos como: uso de aditivos químicos e adições, esforços sofridos pela canoa, plasticidade necessária para a moldagem e o peso máximo para flutuação.
A coordenação do projeto é da professora Patrícia Maggi, que busca, a cada edição do concurso, inovar por meio do incentivo à pesquisa de novas tecnologias de materiais e o uso de ferramentas de cálculo mais precisas. A novidade para este ano foi a adequação das canoas para atender o regulamento da competição americana, como o comprimento final da canoa (seis metros) e emprego de materiais alternativos.
Em 2009, as equipes contaram com os colaboradores da Construquímica, Tecnosil, 3-M do Brasil, Grace Brasil Ltda, Texiglass Indústria e Comércio Textil, Basf Construction Chemicals Brasil, MC Bauchemie Brasil, Blocaus Pré Fabricados Ltda e Metacaulim do Brasil Ltda.
A 7º edição da competição ocorreu no dia 20 de novembro, e como acontece todos os anos, uma divertida competição no lago da universidade com as canoas de concreto construídas pelos alunos encerra as atividades.
Confira a ordem de chegada das equipes:
1º – Bagre Ensaboado Materiais utilizados: Concreto com isopor, pó de ostra, sílica ativa em suspensão, super plastificante, incorporador de ar, impermeabilizante, fibra de vidro, microfibra sintética e tela de fibra de vidro.
2º – Arca de Noé – Materiais utilizados: Concreto com argila expandida, micro esfera de vidro, metacaulim, super plastificante, incorporador de ar, aditivo de aderência, fibra de vidro e tela de fibra de vidro.
3º – Talento – Materiais utilizados: Concreto com raspas de borracha, sílica ativa, super plastificante, incorporador de ar, fibra de vidro, microfibra sintética e tela de fibra de vidro.
4º – Belvedere – Materiais utilizados – Concreto com vermiculita, micro esfera de vidro, sílica ativa, fibra de vidro, microfibra sintética e tela de fibra de vidro.
A Itambé, que apóia a competição disponibilizando além de materiais o know-how técnico de seus profissionais, parabeniza a todos os participantes e agradece aos colaboradores do projeto.
Confira as fotos abaixo.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.