Com R$ 2 bilhões de investimentos, Aeroporto de Congonhas será reestruturado

A meta do projeto é concluir as obras de modernização e ampliação em 2028

Novo terminal será construído em Congonhas e interligado ao atual.
Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

O Aeroporto de Congonhas recebe aproximadamente 22 milhões de passageiros por ano e é o segundo mais movimentado do Brasil, ficando atrás apenas do Aeroporto Internacional de Guarulhos, com cerca de 41 milhões. Com o intuito de melhorar sua produtividade e proporcionar maior comodidade aos viajantes, o local receberá R$ 2 bilhões em investimentos para serem utilizados em obras de ampliação e modernização. Com isso, será possível que 29,5 milhões de pessoas usem o aeroporto a cada ano.   

O anúncio foi feito no final de março pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado de representantes da nova gestora do terminal, a Aena Brasil. A previsão é de que metade dos projetos de melhorias sejam concluídos até 2026, e o total deles, até 2028.

“Nosso objetivo é poder ofertar mais qualidade de serviço à população”, disse o ministro durante a cerimônia. “As obras que serão realizadas vão trazer planejamento e desenvolvimento para o Estado de São Paulo, mas, sobretudo, melhoria aos passageiros que vêm visitar o Estado, que hoje é referência não só no Brasil, mas no mundo”, disse Costa Filho.

Nova estrutura para Congonhas

De acordo com a Aena Brasil, alguns dos principais desafios atuais do aeroporto têm a ver com as pontes de embarque insuficientes e os espaços limitados no terminal e nos acessos ao local. Por isso, uma das metas é realizar a expansão do terminal de embarque e desembarque, com uma nova área integrada de 105 mil metros quadrados, tamanho maior do que o dobro do espaço atual. 

Também estão previstas 19 novas pontes de embarque, que irão garantir 70% ou mais de possibilidade de embarques, além de um futuro check-in com novo salão para abrigar 72 posições amplas e acessíveis (podendo chegar a 108) e novo píer, que terá 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. O projeto inclui, ainda, a ampliação do canal de inspeção (de 10 para 17) e outros 13 leitores automáticos para cartão de embarque.

Além disso, o aeroporto vai contar com novos hangares e pátios para aviação comercial (com 215.000 m²), novo terminal de cargas e a inclusão de portões reversíveis capazes de acomodar voos internacionais. Outra meta é realizar a requalificação de pistas e pátios, promovendo reforço estrutural e adequação das pistas de rolagem.

Bagagens e circulação

Os benefícios previstos no projeto incluem um novo sistema de processamento de bagagens no Aeroporto de Congonhas, que será mais rápido e inteligente e poderá chegar a 10 carrosséis (atualmente, são 3). O número de esteiras para restituição de malas aumentará para 7, em vez das 5 atuais, totalizando 228 metros de extensão.

Ministro Silvio Costa Filho durante apresentação do projeto para Congonhas.
Crédito: Vosmar Rosa/MPor

Em relação à circulação no entorno do local, que sempre é motivo de reclamação por parte dos passageiros, pelo fato de o aeroporto estar localizando dentro da cidade de São Paulo, o projeto prevê melhorias no acesso viário, com uma área exclusiva de meio-fio para embarque e desembarque, com incremento de 250 metros.

Melhorias de acesso ao aeroporto

Em relação à circulação no entorno do local, que sempre é motivo de reclamação por parte dos passageiros, pelo fato de o aeroporto estar localizando dentro da cidade de São Paulo, o projeto prevê melhorias no acesso viário, com uma área exclusiva de meio-fio para embarque e desembarque, com incremento de 250 metros.

Também haverá bolsão para carros de aplicativos e de locadoras, além de uma praça “pick-up” para o embarque nesses carros de aplicativos, facilitando a saída dos passageiros do aeroporto. Outra novidade será o acesso direto ao metrô, por meio da Linha Ouro – segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a entrega da linha está prevista para 2026, com cerca de 7 km de extensão e oito estações, no total. 

Fontes
Aena Brasil
Ministério de Portos e Aeroportos

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé. 



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