Com pilone único, Ponte do Saber tem estrutura inovadora
Obra usa estais que não são distribuídos uniformemente, tem vão livre de 170 metros e foi construída com recursos de multas ambientais.
Obra usa estais que não são distribuídos uniformemente, tem vão livre de 170 metros e foi construída com recursos de multas ambientais
Por: Altair Santos
Desde fevereiro de 2012, a cidade do Rio de Janeiro convive com sua primeira ponte estaiada. Projetada pelo arquiteto Alexandre Chan, a obra desafoga o trânsito na região do entorno da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – conhecida como Ilha do Fundão. Além de ser um acessório urbano para melhorar a mobilidade na capital fluminense, ligando a Cidade Universitária à Linha Vermelha, a construção desponta como uma das pontes estaiadas mais inovadoras já construídas no país.

Chamada de Ponte do Saber, ela é sustentada por 21 estais não distribuídos uniformemente. São 15 frontais e 6 de retaguarda. “Os quinze estais frontais sustentam o tabuleiro em concreto que constitui as pistas de passagem e marca o vão da travessia do canal, enquanto os estais traseiros, ancorados três a três em blocos laterais, são a contrapartida de sustentação dos primeiros. A existência dessa linguagem é fortemente orientada para a maior expressão dos esforços estruturais e baseado diretamente nas possibilidades estéticas de seus componentes”, explica Alexandre Chan.
Os estais (cabos) estão atrelados a um só pilone de quase 96 metros, já apelidado pelos cariocas de “perna de moça”. “Não é incomum a presença de pontes estaiadas com pilone único, mas a distribuição básica dos elementos estruturais, nesse caso, saiu da análise do local, onde se buscava a não existência de pilares na lâmina d’água”, revela o arquiteto. A solução permitiu criar um vão livre de 170 metros, para uma ponte que tem 773 metros de extensão.
Com a obra, em parceria com o Governo do Rio de Janeiro, a UFRJ conseguiu pôr em andamento o programa de revitalização do Canal do Fundão. O plano permitiu a dragagem de mais de 3,5 mil m³ de material, aprofundando o leito do canal em quatro metros. Também foram recuperadas 180 mil plantas dos manguezais e plantadas outras 140 mil mudas. “Além de seu óbvio utilitarismo rodoviário, a Ponte do Saber ajuda a marcar simbolicamente esse momento de revisão ambiental na região”, destaca Alexandre Chan.

Em seu plano original, a Ponte do Saber seria construída toda com concreto branco. No entanto, o custo levou a uma revisão do projeto. “Ela seria inicialmente intencionada em cimento branco estrutural, para dispensar acabamentos adicionais e facilitar a reflexão da luz do sol ou de uma futura iluminação de realce. Contudo, ponderações de custo transformaram a opção para um concreto apenas claro e sem pintura, ainda de boa resposta às luzes citadas”, revela o arquiteto. Com isso, a obra, que ficou a cargo da construtora Queiroz Galvão, custou R$ 320 milhões, dos quais R$ 248 milhões foram financiados por multas ambientais pagas pela Petrobras.

Dados da obra
Altura do pilone: 95,50 m
Área do bloco principal de fundação: 360 m²
Vão de travessia do canal sustentado por estais: 170 m
Comprimento total da obra: 773,54 m
Consumo de concreto: 59,7 mil m³
Entrevistado
Arquiteto Alexandre Chan, da PCE Projetos e Consultoria de Engenharia Ltda
Currículo
– Alexandre Chan, 70 anos, é graduado em arquitetura e urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ (1965)
– Trabalha como arquiteto titular da Titular da CJ Projetos e como coordenador do departamento de desenho urbano e arquitetura da PCE
– É assessor da presidência da Fundação J. D. Oliveira.
Contato: alexandre.chan@pcebr.com.br
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/02/2025
Plano de Intervenção Urbana Arco Pinheiros: transformação urbana que promete requalificar São Paulo
Projeto de urbanização Arco Pinheiros busca equilíbrio entre desenvolvimento urbano, sustentabilidade e inclusão social. Crédito: Divulgação A cidade de São Paulo está prestes…
19/02/2025
Mercado imobiliário bate recorde histórico de lançamentos e vendas em 2024 e encara desafios para 2025
Compra da casa própria para imóveis novos vai ser mais estimulada do que financiamentos para imóveis usados. Crédito: Envato O mercado imobiliário brasileiro fechou 2024 com…
19/02/2025
Edital para duplicação em concreto da rodovia PR-412 é homologado
Legenda: A obra da PR-412 receberá um investimento de R$ 274,5 milhões. Crédito: DER/PR Em dezembro de 2024, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
