Cingapura cria concreto mais flexível e confronta asfalto
Material foi batizado de ConFlexPave e pode ser pré-fabricado em formato de placas, facilitando a instalação e a manutenção em rodovias
Material foi batizado de ConFlexPave e pode ser pré-fabricado em formato de placas, facilitando a instalação e a manutenção em rodovias
Por: Altair Santos
A Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura, desenvolveu um novo tipo de concreto que pode confrontar diretamente o asfalto como revestimento para ruas e rodovias. O invento é mais flexível que o concreto convencional, porém conservando as principais características do material: resistência e durabilidade. Para chegar a essas propriedades, os pesquisadores Chu Jian, Koh Chwee e Yang En-Hua procuraram compreender como os componentes dos materiais interagem uns com os outros mecanicamente em um nível microscópico.
Assim, chegaram ao ConFlexPave. Trata-se de concreto autoadensável misturado com microfibras de um tipo de polímero desenvolvido no centro industrial de infraestrutura e inovação da Universidade Tecnológica de Nanyang. A inclusão deste material sintético permite que o concreto ganhe maior flexibilidade, além de melhorar a resistência à derrapagem dos pneus. “Os materiais duros do ConFlexPave criam uma superfície com textura antiderrapante, enquanto as microfibras, mais finas que a espessura de um cabelo humano, distribuem melhor a carga através de toda a laje”, explica Yang En-Hua.
Os testes em laboratório mostraram também que o novo material tem flexibilidade quatro vezes superior à do concreto convencional. A partir destas características do ConFlexPave, o professor Chu Jian acredita que pode ser inaugurada uma nova era do pavimento em concreto. “Definitivamente, ele se torna capaz de ser tão competitivo quanto o asfalto, mas com a vantagem de ser mais durável e podendo ser instalado por placas, no sistema plug-and-play”, afirma.
Este processo de instalação é possível por que o ConFlexPave pode ser pré-fabricado em forma de placas com espessura de até 5 centímetros, facilitando o transporte e o tempo necessário para a pavimentação de estradas. “Desenvolvemos um novo tipo de concreto, que pode reduzir significativamente a espessura e o peso das lajes de pavimento pré-fabricado. Portanto, permite instalação rápida, onde novas lajes de concreto preparadas fora do local podem facilmente substituir as desgastadas”, avalia Koh Chwee.
Testes durante três anos
Agora, o ConFlexPave será submetido a testes durante três anos na Universidade Tecnológica de Nanyang. Serão construídas uma pista e uma calçada com o material. O objetivo é convidar a indústria automobilística a avaliar o desempenho de seus veículos no concreto flexível. Após essa coleta de resultados, a expectativa é de que até 2020 ele possa começar a ser usado como alternativa ao asfalto para pavimento rodoviário. “Neste período de tempo estaremos formando mais engenheiros para absorver a tecnologia do ConFlexPave”, garante Yang En-Hua, já que a infraestrutura da Universidade Tecnológica de Nanyang permite aprofundar os estudos do material.
A universidade de Cingapura é considerada atualmente a 13ª melhor do mundo. Com 33.500 estudantes de graduação e pós-graduação, ela forma engenheiros, administradores, economistas e profissionais nas áreas de ciências sociais e humanas, além de médicos. As pesquisas sobre o ConFlexPave contam com investimento governamental, através de seu departamento de infraestrutura rodoviária, e empresas privadas ligadas ao transporte de cargas.
Clique aqui e leia o release original, em inglês, divulgado pela Universidade Tecnológica de Nanyang (NTU).
Entrevistados
Engenheiros Chu Jian, Koh Chwee e Yang En-Hua, todos professores-doutores da Universidade Tecnológica de Nanyang (via departamento de comunicação da universidade)
Contatos
MediaEnquiry@ntu.edu.sg
www.jtc.gov.sg
Crédito Foto: Divulgação/NTU
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.