Cidade de Vitorino realiza pavimentação com concreto em área urbana
Com aumento do preço do asfalto, técnica de whitetopping se tornou opção na região
O município de Vitorino (PR) escolheu utilizar a técnica do whitetopping, na qual o pavimento de concreto é inserido por cima do asfalto deteriorado, para três ruas da sua cidade. Esta iniciativa fez com que a cidade fosse a primeira cidade do Sudoeste a adotar esta técnica em perímetro urbano.
O projeto inclui a recuperação de três ruas: Sabino Rosa, José Rodrigues e Olandino Mafioletti, até as esquinas com a rua Coronel Domingos Soares.
“O principal foco deles é a durabilidade. Os prefeitos da região entenderam que um projeto de concreto, que muitas vezes tem o mesmo custo que o asfalto (ou às vezes até menos), e uma durabilidade muito maior, não faz sentido continuar adotando este material. Com o aumento do preço do asfalto, o pavimento de concreto tem se tornado mais atraente. Sobretudo, a Prefeitura demonstrou estar muito feliz com o resultado”, conta Alexsander Maschio, gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Para a realização deste projeto, num primeiro momento, havia sido planejada a restauração de quatro ruas, mas houve licitação apenas para três, segundo Maschio. “É uma área que tem em torno de 2.500 m², com pavimento de concreto sobre um calçamento existente, que é o whitetopping”, explica Maschio.
Além disso, é uma obra voltada para o tráfego leve e a Prefeitura fez com recursos próprios. “Eles queriam testar a solução antes de fazer outras obras”, aponta Maschio.
Outras obras na região
Próximo a esta região, mas no Estado de Santa Catarina, tem sido realizada uma outra obra utilizando a técnica de whitetopping, na cidade de São Lourenço do Oeste, que é bem próxima de Vitorino. A obra fica na rua Jardelino da Silva Paz, possui 338 m de extensão e área de pavimentação de 2.368,35 m².
De acordo com Francielle Honesko, engenheira civil do município de São Lourenço do Oeste, trata-se de uma rua com extensão curta, que havia necessidade de pavimentação há anos, pois parte dela era existente com o leito natural sem pavimentação, e parte com pavimentação em calçamento. Também, foi a primeira via pavimentada em concreto no Município, e a ideia foi realmente fazer um teste, para verificar pontos de dificuldade na execução e aceitação da comunidade.
“Esperamos os benefícios já conhecidos, como durabilidade e solidez. Encontramos em muitas ruas do Município problemas de base, devido ao solo existente com baixa resistência à compressão, o que acaba gerando altos custos de reforço do subleito, ou quando este não é executado, reflete em patologias futuras na via. Com a pavimentação em concreto, espera-se eliminar tais patologias, considerando que o mesmo resiste bem à compressão, diferentemente do pavimento flexível (CBUQ). Assim, se isolado somente o valor dos pavimentos, o pavimento em concreto é mais caro que o pavimento em CBUQ, porém se analisarmos o custo total da obra, considerando os reforços que muitas vezes são executados em grande parte da via, a diferença torna-se insignificante, sem mencionar os benefícios esperados”, aponta Francielle.
O contrato tem prazo de vigência até setembro de 2022. A pavimentação foi executada em duas etapas, nos dias 26 e 28 de julho, restando serviços de finalização de bocas de lobo e execução de sinalização viária. “Então acredita-se que deve ser finalizada dentro de 15 dias”, afirma Francielle.
Para Maschio, estas obras são reflexo da PRC-280, entre o município de Palmas-PR e o entroncamento com a BR-153, que foi a primeira do Estado a receber pavimento de concreto, e passa ali perto. “Ainda, a ABCP promoveu treinamentos nas Prefeituras para a realização destes projetos”, comenta Maschio.
Esta obra em Vitorino deve influenciar também outras cidades da região, na opinião de Maschio. “Esta é uma microrregião, que fica perto de Pato Branco, tem entre dez e doze cidades próximas como Coronel Vivida, Mariópolis, Clevelândia, além de alguns municípios do norte de Santa Catarina. Juntas, elas reúnem cerca de 300 mil habitantes. Acredito que uma delas fazendo, poderá multiplicar para as demais”, opina Maschio.
Vantagens do pavimento de concreto
De acordo com o caderno técnico “Vantagens do Pavimento de Concreto”, feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) em cooperação com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as vantagens do pavimento de concreto são:
- Grande durabilidade com pouca manutenção;
- Menos deformações nas vias;
- Melhor visibilidade por reflexão e economia de energia elétrica;
- Melhoria da sensação térmica;
- O concreto é totalmente reciclável ao fim de sua vida útil, além de não ter o risco de lixiviação, isto é, contaminação do lençol freático.
Fontes
Alexsander Maschio é gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Francielle Honesko é Engenheira Civil do município de São Lourenço do Oeste.
Contatos
alexsander.maschio@abcp.org.br
franhonesko@gmail.com
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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