Ciclovia brilhante inspirada em Van Gogh é atração na Holanda
Pista de concreto ganhou milhares de pedrinhas cintilantes que recriam a obra "A Noite Estrelada"
Uma das maiores obras-primas de Vincent van Gogh (1853-1890) serviu de inspiração para a construção de uma ciclovia iluminada e cheia de poesia na cidade de Eindhoven, na Holanda. Inaugurada em novembro de 2014, a Van Gogh Path continua sendo um dos principais atrativos turísticos do local, província de Brabante, onde o pintor holandês viveu por dois anos, de 1883 a 1885.
As cores marcantes e as pinceladas circulares do quadro “A Noite Estrelada” (1889) estão presentes na ciclovia, produzida com milhares de pedras cintilantes inseridas no concreto ainda no estado fresco, que, depois, foi polido e escovado para garantir uma pista perfeita para os ciclistas.
A tecnologia inovadora desenvolvida pelo artista holandês Daan Roosegaarde, fundador do Studio Roosegaarde, e pela empresa de construção holandesa Heijmans faz com que as luzes se “carreguem” durante o dia e brilhem no período da noite. O projeto ganhou vários prêmios internacionais, como o Best Future Concept, o Dutch Design Award, o Accenture Innovation Award e o Index Award Denmark.
Ao Massa Cinzenta, o Studio Roosegaarde contou que o principal desafio na idealização e na construção da ciclovia foi definir qual tipo de material usar para a iluminação da via. “Os materiais fosforescentes já existentes não brilhavam muito bem e contavam com materiais tóxicos em sua composição, então tivemos que redesenhar o material e descobrir como aplicá-lo no pavimento”, explicaram os representantes do estúdio.
A equipe também destacou a preocupação com o entorno da Van Gogh Path, que possui cerca de 600 metros de extensão, em meio ao verde. “A ciclovia fica em uma área em meio à natureza, portanto, a iluminação de baixo nível era importante para não prejudicar o ambiente. Mas, ao mesmo tempo, queríamos ter o efeito mágico de poder percorrer uma pintura brilhante. Encontrar o equilíbrio criou uma verdadeira magia.” Em relação à manutenção do local, o Studio Roosegaarde disse ser necessário apenas uma limpeza periódica.
A ciclovia faz parte de um projeto maior chamado Smart Highway, que tem como proposta criar vias sustentáveis e mais seguras, sempre com um diferencial moderno.
Uma das iniciativas é a Glowing Lines, que segue na mesma linha da ciclovia, criando, nas rodovias, faixas de segurança que brilham por até oito horas durante a noite, garantindo maior visibilidade e, consequentemente, segurança aos motoristas. O projeto funcionou durante um período de três meses na Holanda e está em processo de desenvolvimento para ser lançado internacionalmente.
Outra realização do Studio Roosegaarde é o Gates of Light, uma instalação permanente que ilumina 60 edifícios de 1932 na barragem Afsluitdijk, no norte da Holanda do Norte, por onde passam diariamente cerca de 20 mil carros. As construções, que foram renovadas com a utilização de camadas de microprismas e de concreto, brilham a partir do reflexo dos faróis dos carros, criando uma paisagem futurística sem o uso de eletricidade.
Fonte
Studio Roosegaarde
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
02/01/2025
Como serão os arranha-céus do futuro?
Uban Intercroping concentra-se na incorporação de indústrias agrícolas em edifícios de grande altura. Crédito: eVolo Recentemente, a revista eVolo anunciou os vencedores da…
02/01/2025
Construção do primeiro hotel do mundo usando impressora 3D significa revolução na construção civil
Impressoras em 3D gigantes começam a erguer o hotel.Crédito: Divulgação/Icon O mundo da construção civil alcançou um novo marco com o projeto El Cosmico, o primeiro hotel do…
02/01/2025
fib Symposium ReConStruct discute construções resilientes
Para Íria Doniak, o concreto é um material que se correlaciona de forma importante com os temas da sustentabilidade e da resiliência.Crédito: fib Symposium ReConStruct Entre…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.