Churrasqueira pré-fabricada domina mercado

Há cerca de 200 fabricantes deste equipamento no Brasil. Kits à base de concreto utilizam materiais com propriedades isolantes e refratárias

Há cerca de 200 fabricantes deste equipamento no Brasil. Kits à base de concreto utilizam materiais com propriedades isolantes e refratárias

Por: Altair Santos

Churrasqueiras tornaram-se acessórios indispensáveis em projetos de casas e apartamentos. Pela customização e facilidades para a montagem, o equipamento construído em pré-fabricado de concreto ganhou mercado e hoje predomina nas obras. As vantagens sobre as churrasqueiras em alvenaria, segundo explica José Maria Vicente Dobignies, da Dobeton, é que elas são pré-calculadas, pré-dimensionadas e pré-testadas na indústria. “O projeto tem funcionamento garantido pela larga escala de produção. Já uma churrasqueira ou lareira em alvenaria carece de alto grau de conhecimento técnico para sua execução, por parte do artesão. O mínimo erro, a menor variação dimensional ou fuga do projeto original provocará invariavelmente mau funcionamento, tornando o equipamento inutilizável”, alerta.

Churrasqueiras pré-fabricadas à base de concreto: mais eficientes do que as feitas em alvenaria

A construção de churrasqueiras pré-fabricadas usa cálculos físicos de mecânica de fluidos e termodinâmica. Os equipamentos também requerem matérias-primas com propriedades isolantes e refratárias, para que o produto resista a temperaturas de até 400 graus Celsius em determinadas regiões de seu corpo. “Por isso, o recomendado é que o equipamento pré-fabricado não seja uma peça única e sim um kit composto por várias peças que, justapostas entre si, formem um conjunto harmônico e tecnicamente concebido para atender as funções às quais foi projetado, ou seja, controlar fogo e brasa dentro de um nicho que tem a função específica de proceder a cocção dos alimentos, enviando toda a fumaça para o interior da chaminé, complemento da churrasqueira”, explica José Maria Vicente Dobignies.

Churrasqueiras pré-moldadas também devem atender princípios técnicos no tocante à largura e ao tamanho da área de fogo, apesar de no Brasil não existir uma norma específica para a fabricação destes equipamentos. Por isso, os fabricantes utilizam como referência a DIN 4705-10 – norma internacional que define cálculos para a construção de chaminés, tubos de ventilação e dutos.  “Valem os princípios físicos da geometria do equipamento e as matérias-primas corretamente especificadas e aplicadas para resistir a altas temperaturas”, afirma o diretor-geral da Dobeton, assegurando que, para uso contínuo, as churrasqueiras em pré-fabricado são as mais recomendadas. “São produtos que não correm o risco de variações dimensionais ou de utilização de matérias-primas inadequadas ou inconstantes”, completa.

Existe no Brasil cerca de 200 fabricantes de churrasqueiras pré-fabricadas em concreto. A maioria é formada por indústrias de artefatos de cimento de pequeno e médio portes. Quanto ao custo, o kit tende a ser mais caro do que o equipamento em alvenaria, mas o fabricante dá a garantia do perfeito funcionamento, além de todas as orientações técnicas de instalação que devem acompanhar o produto. Os mesmos critérios valem para quem adquire uma lareira em pré-fabricado de concreto. “Os princípios de fabricação destes dois produtos (churrasqueira e lareira) são exatamente os mesmos em se tratando de kits pré-fabricados. Já os princípios de funcionamento são razoavelmente diferentes”, define José Maria Vicente Dobignies, esclarecendo que equipamentos à base de artefatos de concreto também podem receber revestimentos em pedras ou cerâmicas, seja com tijolos, argamassas e até pintura final.

Entrevistado
José Maria Vicente Dobignies, diretor-geral da Dobeton Lareiras e Churrasqueiras
Contatos
josemaria@dometal.com.br
www.lareirasechurrasqueiras.com.br  

Crédito foto: Divulgação/Dometal

Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330


Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo