Ceará substitui asfalto convencional por concreto nas ruas para suavizar o calor urbano
Esse tipo de pavimentação pode gerar uma economia de até 25% em relação ao asfalto, além de demandar menos manutenção
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Com temperaturas em constante ascensão, o Estado do Ceará tem buscado soluções inovadoras para minimizar os efeitos do calor excessivo nas cidades.
Uma dessas estratégias é a substituição do asfalto convencional por blocos de concreto intertravados em vias públicas. O material, além de contribuir para a redução da sensação térmica, também apresenta benefícios econômicos e ambientais.
Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre julho de 2024 e janeiro de 2025, algumas cidades do Estado registraram um aumento médio de até 4,7 °C. Esse crescimento reforça a necessidade de intervenções urbanas que reduzam o impacto das chamadas ilhas de calor.
O secretário das Cidades, Zezinho Albuquerque, destacou a importância dessa iniciativa.
“A parceria do Governo do Ceará com as prefeituras tem viabilizado o uso dos blocos intertravados, que ajudam a diminuir a temperatura das vias e proporcionam mais conforto para a população. Além disso, esse tipo de pavimentação melhora a permeabilidade do solo e reduz custos de manutenção“, informa.
Investimento e expansão do projeto
Atualmente, 24 obras utilizam os blocos de concreto intertravado na pavimentação viária, totalizando mais de 300 mil m2 de intervenção. O investimento do Estado já ultrapassa R$ 40 milhões, beneficiando 18 municípios distribuídos por nove regiões de planejamento.
Além das ruas, o material também está sendo aplicado em projetos de urbanização, como praças, margens de rios e açudes. No total, são 56 obras em execução, cobrindo mais de 400 mil m2 e com investimentos superiores a R$ 70 milhões.
Benefícios ambientais e econômicos
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A substituição do asfalto pelo concreto traz vantagens significativas. O asfalto, por sua composição, absorve mais calor e contribui para o aumento da temperatura urbana. Já o concreto reflete mais luz solar, reduzindo o aquecimento das vias.
Outra vantagem é a permeabilidade. O sistema de blocos intertravados permite melhor drenagem da água da chuva, ajudando a evitar alagamentos e melhorando a infiltração no solo.
No aspecto econômico, o secretário Zezinho Albuquerque destaca que o uso do concreto pode gerar uma economia de até 25% em relação ao asfalto, além de demandar menos manutenção e criar mais empregos na cadeia produtiva.
“Estamos falando de uma alternativa mais sustentável, eficiente e viável para nossas cidades. Esse modelo de pavimentação não só alivia o calor, mas também impulsiona o desenvolvimento urbano com mais qualidade“, reforça Albuquerque.
Perspectiva para o futuro
Com os bons resultados já observados, a expectativa é de que cada vez mais municípios cearenses adotem o pavimento intertravado em suas obras. Além do impacto na temperatura das cidades, a iniciativa também fortalece a infraestrutura urbana, tornando os espaços públicos mais confortáveis e acessíveis. O Ceará segue como um exemplo de inovação em políticas urbanas, investindo em soluções sustentáveis para enfrentar os desafios climáticos e melhorar a qualidade de vida da população.
Entrevistado
Zezinho Albuquerque é secretário das Cidades do Ceará.
Contato:
comunicacao@cidades.ce.gov.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
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