CBPAT reúne pesquisadores para discussão de cases de manifestações patológicas das edificações

Evento traz atualizações sobre as revisões da Norma de Desempenho e seus impactos no mercado da construção

Encontro reuniu 23 palestrantes, que debateram sobre patologia e normas.
Crédito: Alconpat/Divulgação

O Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT), realizado de 17 a 20 de julho de 2024 em Fortaleza (CE), é um dos principais eventos do setor, reunindo palestrantes e pesquisadores que atuam no controle de qualidade, patologia e recuperação da construção, incluindo produtos, processos e sistemas produtivos.

De acordo com Roberto Christ, presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil) – entidade organizadora do evento –, o encontro tem o intuito de divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre importantes temas da construção civil, com foco no desenvolvimento profissional. “Um dos intuitos do CBPAT é difundir o conhecimento para que mais pessoas possam se profissionalizar e, assim, fazer com que as manifestações patológicas das edificações sejam minorizadas”, assinala.

Palestras e cursos práticos

No total, o CBPAT reuniu 23 palestrantes, sendo dois internacionais, um da Espanha e outro dos Estados Unidos. Na ocasião, os participantes também tiveram a oportunidade de realizar quatro cursos práticos, que foram: Reabilitação de estruturas na prática, Tecnologia dos concretos especiais, Tecnologias para ensaios não-destrutivos em estruturas de concreto e Proteção catódica de armaduras de aço de estruturas de concreto.

Christ afirma que os estudos científicos ajudam a diminuir as manifestações patológicas, que são diversificadas. “Não existe um estudo específico que indique qual a principal manifestação patológica ou a mais recorrente. Porém, é comum encontrar problemas nas nossas edificações relacionadas à falta de projeto, especificação e erros de execução, mas também existem questões referentes ao mau uso ou falta de conservação ou manutenção”, enumera.

Atualizações da Norma de Desempenho

O evento trouxe com bastante ênfase temas como Normas de Desempenho do Mercado e Normas de Garantias. “A professora Maria Angélica Covelo apresentou os conceitos e a importância da norma de garantia para o setor da construção civil e tivemos também a participação do Jorge Dantas, que abordou os impactos da norma de desempenho no mercado da construção civil do Estado do Ceará”, menciona Christ.

Já o professor Bernardo Tutikian esclareceu os participantes sobre atualizações relacionadas às revisões da Norma de Desempenho (NBR 15575) e seus impactos no mercado da construção civil. “Essa é uma das normas mais importantes de toda a construção civil, senão a mais importante. Ao contrário da grande maioria das normas que temos, ela não é prescritiva, e sim de desempenho”, informa.

Uma norma prescritiva simplesmente informa quais parâmetros a serem adotados em projetos e execução. Ele cita, como exemplo, o cobrimento de concreto para garantir a durabilidade de estruturas de concreto armado. Apenas o projetista deve buscar as tabelas prescritivas da NBR 6118, verificar qual a situação e definir o cobrimento, sem qualquer análise crítica.

“Já a norma de desempenho define parâmetros e os intervenientes devem buscar as especificações para atender. A norma define, por exemplo, o índice de isolamento acústico entre dois cômodos, mas não informa qual material ou espessura de parede para atender a norma. Isso permite que se busquem inovações, desenvolvimentos e mais estudos na construção civil”, afirma.

Ele menciona que a Norma de Desempenho foi atualizada, em especial os itens referentes ao desempenho lumínico e isolamento acústico e térmico. “As empresas precisam ficar atentas a vários parâmetros na área de durabilidade, habitabilidade e sustentabilidade”, ressalta ele.

Entrevistados
Roberto Christ é engenheiro graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – (Unisinos), mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia Civil pelo Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Unisinos. Atualmente é professor do curso de Engenharia Civil da Unisinos. Professor pesquisador na Universidad de la Costa (Colômbia). Coordenador do Instituto Tecnológico Desempenho para Construção Civil (ITT Performance), onde desenvolve e orienta avaliações de desempenho de sistemas e métodos construtivos inovadores. Coordena o curso de especialização “Patologia e Perícia das Edificações” da Unisinos. É presidente da Associação Brasileira de Patologia das Construções (Alconpat Brasil). 

Bernardo Tutikian é professor e pesquisador da Unisinos, no Rio Grande do Sul. Engenheiro Civil, mestre e doutor, com experiência na University of Missouri (EUA), Universidad de la Costa (Colômbia) e Université de Cergy-Pontoise (França). Autor de mais de 450 artigos em periódicos e congressos. Consultor de empresas na área de tecnologia do concreto, de argamassa, patologia e desempenho. 

Contatos:
secretaria@alconpat.org.br
bftutikian@unisinos.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo