Calçadas e Acessibilidade
Caminhar com segurança e conforto é um direito de todo cidadão
Caminhar com segurança e conforto é um direito de todo cidadão
Créditos: Engª. Giovana Medeiros Assessora Técnico Comercial Itambé
No dia 27 de março de 2007, foi publicado no informativo Massa Cinzenta da Itambé, um artigo sob o tema Segurança das Calçadas, onde foi citado que cerca de 30% das pessoas tem como seu meio de transporte exclusivo a caminhada. Sendo assim, as calçadas mostram ser de grande importância no dia- a- dia da população, porém não é difícil encontrá-las em condições precárias. O artigo também relata que, segundo a Legislação Municipal da grande maioria das cidades brasileiras, o responsável pela construção e manutenção das calçadas é o proprietário nos trechos em frente ao seu imóvel, cujo material para a pavimentação tem padrões definidos de acordo com os logradouros existentes na cidade.
Quase 3 anos se passaram, e infelizmente continuamos a presenciar não só calçadas em péssimas condições, mas também sua falta de acessibilidade. Sabemos que todo cidadão tem o direito de ir e vir, ou melhor, qualquer pessoa, livre ou não de necessidades especiais deve ter acesso fácil para sair e chegar ao seu destino.
A liberdade que possibilitaria a todos caminhar pelos passeios, seria não deparar com desníveis, buracos, rampas fora dos padrões, lixeiras, pontos de ônibus, cabines telefônicas e outros. As calçadas inadequadas e os locais inacessíveis inibem a circulação das pessoas, principalmente daquelas com dificuldade de locomoção. Nossos passeios deveriam facilitar a circulação dos pedestres e proporcionar pouca ou nenhuma dificuldade para pessoas com necessidades especiais de chegar ao destino desejado.
Por isso, é de grande importância que as calçadas tenham superfície regular, contínua, firme e antiderrapante, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres. Não podem existir degraus, muito menos rampas para veículos na faixa da calçada, porque atrapalham a passagem de pessoas, principalmente aquelas com dificuldades de locomoção.
Outro fator importante é a rampa de acesso, indicada na Figura 1, que deve existir em todas as travessias, sobretudo para o acesso de pessoas com cadeiras de rodas e para o conforto de pedestres que empurram carrinho de bebê ou mala de rodas. Também é necessária a locação de forma adequada do mobiliário urbano, tais como: árvores, postes, cabines telefônicas e outros, necessários para não dificultar o trajeto do pedestre. Por fim, o piso táctil também conhecido como sinalização podotática, indicado na Figura 1, que conduz, alerta e identifica obstáculo para a locomoção segura dos deficientes visuais.
Devido a todas as dificuldades citadas sobre a locomoção nos passeios e a falta de acessibilidade, a solução é a conscientização, isto é, cada um fazer seu papel. Tanto a iniciativa privada como os órgãos públicos devem ser responsáveis pelas suas próprias calçadas, sempre seguindo um projeto de acessibilidade, para proporcionar a todos não só uma qualidade de vida melhor, mas também deixar a cidade muito mais bonita e com um acesso seguro aos espaços urbanos para toda população.
Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330 Vogg Branded Content
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.