BRT na Zona Leste de SP vai dobrar velocidade do transporte de passageiros
Estrutura contará ainda com ciclovia e sistemas de operação inteligente, beneficiando 1 milhão de pessoas
A Prefeitura de São Paulo vai implementar dois BRTs (Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido) na Zona Leste da cidade, com o objetivo de dobrar a velocidade do transporte de passageiros na região. O BRT Aricanduva está atualmente em fase de licitação, enquanto o BRT Radial Leste (Trecho 1), está em fase de tratativas para contratação.
O BRT Aricanduva será um componente essencial da malha de transporte público de São Paulo, com 13,6 km de extensão e previsão de atender 290 mil passageiros por dia. Já o trecho 1 do corredor de ônibus BRT Radial Leste, terá 9,8 km de extensão, e a previsão é de que 400 mil pessoas por dia sejam beneficiadas.
O empreendimento irá interligar os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e a linha 15 do Monotrilho, além de corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera.
O corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, ciclovia e passeios acessíveis.
Segundo o projeto, serão implantadas 46 paradas (estações de embarque), com distâncias de 600 metros entre elas. As estações serão fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada, com portas automáticas, banheiros, sistema contra incêndio com rotas de fuga e acesso à internet. As plataformas contarão com acessibilidade, piso tátil e rampas, e estarão no nível dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque de todos os passageiros.
“Comparado aos corredores de ônibus que existem hoje, o BRT traz algumas melhorias significativas para os passageiros. Serão estações de embarque mais protegidas e confortáveis, com cobrança nas próprias estações, ou seja, fora dos ônibus, com embarque e desembarque mais rápido, entre outras mudanças que irão modernizar todo o sistema”, afirmou Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo. Segundo ele, o tempo das viagens será reduzido pela metade. Monteiro ainda destacou que mais de 1 milhão de paulistanos serão beneficiados pelo empreendimento.
Pensando também na qualidade de vida dos usuários e moradores da região, em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio ao longo de todo BRT, atendendo as normas de acessibilidade vigentes. O empreendimento inclui ainda um completo tratamento paisagístico e urbanístico, revitalizando a paisagem urbana da região.
ENTREVISTADO
Marcos Monteiro, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie (1988). Obteve prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano. É pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992). Concluiu um MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). Foi professor de Estruturas de Concreto Armado e da pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá e do curso de pós-graduação em estruturas de concreto armado do Mackenzie. Foi presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no biênio 2008-2010 e atualmente mantém o cargo de conselheiro.
Contato:
comunicacaospobras@spobras.sp.gov.br
Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.