BRT na Zona Leste de SP vai dobrar velocidade do transporte de passageiros

Estrutura contará ainda com ciclovia e sistemas de operação inteligente, beneficiando 1 milhão de pessoas

Perspectiva do novo BRT Aricanduva – Imagens Ilustrativas.
Crédito: Assessoria de Comunicação – SPObras

A Prefeitura de São Paulo vai implementar dois BRTs (Bus Rapid Transit, ou Ônibus de Trânsito Rápido) na Zona Leste da cidade, com o objetivo de dobrar a velocidade do transporte de passageiros na região. O BRT Aricanduva está atualmente em fase de licitação, enquanto o BRT Radial Leste (Trecho 1), está em fase de tratativas para contratação. 

O BRT Aricanduva será um componente essencial da malha de transporte público de São Paulo, com 13,6 km de extensão e previsão de atender 290 mil passageiros por dia. Já o trecho 1 do corredor de ônibus BRT Radial Leste, terá 9,8 km de extensão, e a previsão é de que 400 mil pessoas por dia sejam beneficiadas.

O empreendimento irá interligar os diversos modais da região, com conexões às linhas Vermelha do Metrô, 11 e 12 da CPTM, com a futura extensão da linha 2 (Verde) do Metrô e a linha 15 do Monotrilho, além de corredores de ônibus Radial Leste e Itaquera.

O corredor terá paradas com cobrança desembarcada, pista no canteiro central com pavimento rígido (concreto), faixas de ultrapassagem nas paradas, ciclovia e passeios acessíveis.

Segundo o projeto, serão implantadas 46 paradas (estações de embarque), com distâncias de 600 metros entre elas. As estações serão fechadas para viabilizar a cobrança desembarcada, com portas automáticas, banheiros, sistema contra incêndio com rotas de fuga e acesso à internet. As plataformas contarão com acessibilidade, piso tátil e rampas, e estarão no nível dos ônibus, facilitando o embarque e desembarque de todos os passageiros. 

“Comparado aos corredores de ônibus que existem hoje, o BRT traz algumas melhorias significativas para os passageiros. Serão estações de embarque mais protegidas e confortáveis, com cobrança nas próprias estações, ou seja, fora dos ônibus, com embarque e desembarque mais rápido, entre outras mudanças que irão modernizar todo o sistema”, afirmou Marcos Monteiro, Secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo. Segundo ele, o tempo das viagens será reduzido pela metade. Monteiro ainda destacou que mais de 1 milhão de paulistanos serão beneficiados pelo empreendimento.

Pensando também na qualidade de vida dos usuários e moradores da região, em ambos os lados do Rio Aricanduva, entre as pistas sentido bairro e sentido centro, o projeto prevê a construção de ciclovia e passeio ao longo de todo BRT, atendendo as normas de acessibilidade vigentes. O empreendimento inclui ainda um completo tratamento paisagístico e urbanístico, revitalizando a paisagem urbana da região.

ENTREVISTADO 

Marcos Monteiro, secretário Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo, é engenheiro civil formado pela Universidade Mackenzie (1988). Obteve prêmios concedidos pelo Instituto de Engenharia e Fundação Maria Luíza e Oscar Americano. É pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992). Concluiu um MBA pela Escola de Administração Mauá (1999). Foi professor de Estruturas de Concreto Armado e da pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá e do curso de pós-graduação em estruturas de concreto armado do Mackenzie. Foi presidente da ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no biênio 2008-2010 e atualmente mantém o cargo de conselheiro.

Contato: 
comunicacaospobras@spobras.sp.gov.br

Jornalista responsável:
Fabiane Prohmann – DRT 3591/PR
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A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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