Brasil concorre com os EUA em consumo de cimento
Crescimento médio de 7% ao ano, país compete pela 3ª colocação no ranking mundial de consumo de cimento, que é liderado por China e Índia.
Crescimento médio de 7% ao ano, país compete pela 3ª colocação no ranking mundial de consumo de cimento, que é liderado por China e Índia
Por: Altair Santos
O Brasil fechou 2011 com a venda acumulada de 63,545 milhões de toneladas de cimento, contabilizando mercado interno e exportações. Em janeiro de 2012 esse volume rompeu a barreira de 64 milhões. A meta do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC) é que o ano termine ultrapassando a marca de 68 milhões. Se a projeção se confirmar, o país pode chegar a uma situação de quase empate técnico com os Estados Unidos, que desde 2006 vêm registrando queda no consumo de cimento.
A crise no hemisfério Norte fez com que a venda do produto caísse praticamente 50% em cinco anos. Em 2006, o mercado interno dos Estados Unidos consumiu 127,4 milhões de toneladas. No ano passado, esse volume foi de 67,3 milhões, ou seja, queda de 47,17%. Desde que se mantenha a tendência, é possível que o Brasil, que vê o setor crescer à média de 7% ao ano, ultrapasse os EUA ao final de 2012, mas o SNIC não crê nesta hipótese. “Os sinais nos Estados Unidos são de que eles voltarão ao volume de 70 milhões de toneladas este ano”, avalia o presidente do sindicato, José Otavio Carneiro de Carvalho.
No ranking de consumidores de cimento, o Brasil ocupa a 4ª colocação. China e Índia lideram com larga vantagem. Os chineses consomem por ano quase dois bilhões de toneladas do produto, enquanto os indianos estão na faixa de 220 milhões de toneladas. O que tem surpreendido é o crescimento do Irã, que já é o 5° maior produtor mundial de cimento (60,8 milhões de toneladas em 2010) e o 6° maior consumidor (51 milhões de toneladas).
O Irã, no entanto, não deve ameaçar a posição do Brasil no ranking. Principalmente porque a indústria nacional ganhará o incremento de sete novas fábricas de cimento em 2012. “O Brasil possui 80 fábricas. Foram anunciadas pelas empresas a inauguração de cerca de sete novas fábricas neste ano”, confirma José Otavio Carneiro de Carvalho, colocando a indústria do cimento entre os quatro setores da economia brasileira que mais apresentam crescimento sustentável. “Colocaria em pé de igualdade com o comércio, a indústria extrativa mineral e a própria construção civil“, completa.
Por região, o balanço do SNIC mostra que entre janeiro e dezembro de 2011, o Norte do país teve um crescimento de 9,9% no volume de vendas, comparativamente a 2010. Foi a maior taxa, seguida do Centro-Oeste, com 9,6%. O Sul cresceu 7,4% contra 7% do Sudeste e 6,3% do Nordeste. Segundo o presidente José Otavio Carneiro de Carvalho, a tendência é que o setor de construção habitacional continue como o maior consumidor de cimento do país em 2012. “Principalmente, porque cresceu o volume de blocos de concreto nas construções e também de estruturas pré-moldadas”, afirma.
Entrevistado
José Otávio Carneiro de Carvalho, presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Cimento
Currículo
– Graduado em engenharia de produção pela PUC-RJ (1965)
– Em 1969, concluiu pós-graduação em engenharia econômica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
– Entre 1975 e 1978, integrou a equipe de assessoria econômica do então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen
– Desde 1982 atua no setor de cimento, onde prestou consultoria em diversos projetos
– Em 2001, foi convidado para o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), onde assumiu a função de secretário executivo e depois se tornou vice-presidente executivo da entidade
– No início de 2011, assumiu o cargo de presidente do SNIC
Contato: secretaria@snic.org.br / snic@snic.org.br
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.