Branded Residences: imóveis assinados por grifes impulsionam o mercado imobiliário de luxo no Brasil

Modelo, que combina arquitetura de alto padrão e marcas de prestígio, traz valorização imobiliária e experiências que vão além da moradia tradicional

Imóveis assinados por marcas de prestígio tendem a atrair compradores de alto poder aquisitivo
Crédito: Divulgação/Gessele

Surge uma nova tendência no setor da construção civil e que promete valorização imobiliária para imóveis de alto padrão. Trata-se do conceito de branded residences, ou residências de marca, caracterizado por empreendimentos imobiliários assinados por grifes renomadas dos setores de moda, hotelaria, design e até náutica.

Mais do que imóveis de luxo, oferecem um estilo de vida elevado, com serviços premium, design exclusivo e padrão internacional de qualidade. Esse conceito tem se espalhado por destinos turísticos e urbanos ao redor do mundo e agora ganha força no Brasil.

Segundo especialistas, o modelo não apenas atrai compradores em busca de sofisticação, como também agrega valor ao investimento. “Entregamos uma experiência de viver com todos os benefícios que esse universo de sofisticação pode proporcionar. É o luxo imersivo e personalizado, com curadoria e identidade únicas”, explica Tiago Massante, arquiteto responsável por um dos projetos mais inovadores em Itapema, realizado pela Gessele Empreendimentos.

Balneário Camboriú: a elegância italiana na orla brasileira

Um dos exemplos mais emblemáticos dessa tendência é o Armani Casa Residences, da Construtora Embraed, empreendimento anunciado para a Avenida Atlântica, de frente para a Praia Central, em Balneário Camboriú.

Com 270 metros de altura e 78 andares, o empreendimento terá 113 apartamentos de alto padrão, sendo 31 deles com 1.100 m², piscinas e jardins privativos. O investimento estimado é de R$ 1,5 bilhão. A parceria entre a Embraed e a grife italiana Armani/Casa marca a estreia da marca no Sul do Brasil.

Itapema: o luxo náutico entra em cena

A poucos quilômetros dali, em Itapema, o Charles II Yacht Royal Home by OKEAN traduz o conceito das branded residences com um viés náutico. Fruto da parceria entre a construtora Gessele Empreendimentos e a OKEAN Yachts, o prédio será o mais alto da quadra mar da cidade, com 238 metros de altura. Inspirado no design do iate OKEAN 80, o empreendimento leva à arquitetura conceitos como fluidez, liberdade e tecnologia.

As linhas curvas da fachada, a paleta de cores inspirada no pôr do sol no mar e os materiais nobres criam uma atmosfera que remete diretamente ao universo dos superiates. Além disso, o Charles II terá uma garagem náutica com mais de 100 vagas para motos náuticas e atracadouro para barcos, com acesso direto ao Rio Perequê, que é navegável. “Essa estrutura permitirá aos moradores sair de casa diretopara o mar, com toda a comodidade e segurança. É uma proposta inédita em Itapema, que transforma o estilo de vida náutico em realidade cotidiana, oferecendo praticidade e exclusividade para quem deseja aproveitar o mar como parte de sua rotina”, informa Tiago Massante, coordenador de Projetos da Gessele Empreendimentos.

As unidades variam entre 217 m² e 221 m², com quatro suítes e três vagas de garagem, além de uma penthouse de 439 m² com cinco suítes e quatro vagas. Todos os apartamentos contam com acabamentos sofisticados, como pisos de madeira natural, mármore nos banheiros, vidros duplos e piso aquecido.

A água utilizada é tratada com ozônio, um diferencial ecológico e tecnológico que garante mais pureza e saúde. Esse sistema estará presente para garantir uma água mais pura, livre de bactérias, fungos e odores. Tudo isso sem o uso de produtos químicos agressivos. “O ozônio é um oxidante natural altamente eficaz e ecológico, que contribui para a saúde dos moradores e reforça nosso compromisso com sustentabilidade e inovação”, assinala.

Valorização e exclusividade: um novo patamar de moradia

Além do apelo estético e da experiência de viver com estilo, as branded residences representam uma aposta sólida em valorização imobiliária. Imóveis assinados por marcas de prestígio tendem a atrair compradores de alto poder aquisitivo, tanto nacionais quanto estrangeiros, o que aumenta a demanda e eleva os preços do metro quadrado nas regiões onde são implantados.

Muito além do estilo de vida: as branded residences unem sofisticação e valorização imobiliária
Crédito: Divulgação/Gessele

Em Santa Catarina, Balneário Camboriú e Itapema já figuram entre as cidades com os maiores valores por metro quadrado do Brasil, tendência que deve se intensificar com a chegada desses empreendimentos. “Essa união garante autenticidade e inovação, elevando a experiência de viver, conclui Massante.

As branded residences vieram para transformar não só o jeito de morar, mas também o de investir no mercado imobiliário de alto padrão. E, ao que tudo indica, esse novo estilo de viver com assinatura e exclusividade ainda tem muito a crescer por aqui.

Entrevistado

Tiago Massante é arquiteto e urbanista graduado pela Centro Universitário Metodista (IPA-RS) e design gráfico graduado pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UNIRITTER-RS), especialista em Planejamento Urbano e Arquitetura pela Universidade Metropolitana de São Paulo (UMSP), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGVRS). Atualmente é coordenador de Projetos da Gessele Empreendimentos.


Contato
redacao1@rotascomunicacao.colm.br (Assessoria de Imprensa)

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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