Blocaus conquista 16º Prêmio Expressão de Ecologia
Com o case "Bloco Verde: reaproveitamento de resíduos da construção civil e de conchas de ostras e mariscos", empresa foi vencedora na categoria Inovação Tecnológica
Com o case “Bloco Verde: reaproveitamento de resíduos da construção civil e de conchas de ostras e mariscos”, empresa foi vencedora na categoria Inovação Tecnológica
Créditos: Engº. Carlos Gustavo Marcondes – Assessor Técnico Comercial Itambé
A edição de 2008 teve o recorde histórico de 164 projetos participantes, a maior marca de inscrições em uma única edição dos 16 anos de existência do prêmio, que surgiu em 1993, um ano após a Rio Eco-92, e consolidou-se ao longo dos anos como a maior premiação ambiental da região Sul. Prova que o sucesso da premiação é um reflexo do aumento da consciência do setor produtivo sulista, que cada vez mais está inserindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável entre os seus objetivos estratégicos.
Os cases vencedores do 16º Prêmio Expressão de Ecologia serão retratados no Anuário Expressão de Ecologia 2008. Essa tradicional edição de ecologia estará em circulação a partir do mês de novembro e irá apresentar um panorama completo sobre as iniciativas em prol do meio ambiente na região Sul e os atuais debates acerca da questão ambiental. Os vencedores serão homenageados em cerimônia de premiação, a ser realizada em novembro.
Para o engenheiro Luiz Francisco Marcondes, diretor comercial da Blocaus e coordenador do projeto vencedor, este prêmio é o resultado de um amplo trabalho que vem sendo desenvolvido há praticamente 10 anos. Segundo ele, esta premiação foi de grande importância para o reconhecimento do trabalho elaborado pela engenheira ambiental e pesquisadora Bernadete Batalha Batista. “Até agora conquistamos oito premiações, mas nossa meta é adquirir o selo Green Building, do LEED, que é a principal certificação mundial presente nos cinco continentes e que atesta construções dentro dos padrões sustentáveis”, comenta Francisco.
O trabalho consiste na substituição de parte dos materiais componentes do concreto usado para confecção de blocos por materiais considerados passivos ambientais, tais como cascas de ostras e mariscos, pó de porcelanato, pó de vidro e de mármore, além de entulho da construção civil.
Do ponto de vista ecológico, o novo bloco oferece inúmeras vantagens: destino ambientalmente correto a materiais potencialmente poluentes, redução do uso de materiais componentes do concreto, em especial cimento e areia, sendo que a construção fica mais durável, reduzindo assim o número de demolições e reconstruções, resultando ganho energético e diminuição de poluição durante o uso em serviço das moradias.
Parabéns a Blocaus Pré-fabricados por mais esta conquista!
Para saber mais entre em contato direto com a Blocaus pelo telefone (48) 3243-3444
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.