As melhores práticas em placas de concreto
Entrevista com o engenheiro civil, Mário Henrique Furtado Andrade, trata sobre pavimentos e placas de concreto, além do uso do concreto compactado a rolo (CCR).
As aplicações e benefícios de placas de concreto no pavimento e o uso do concreto compactado a rolo (CCR)
Por: Michel Mello
Sobre placas de concreto usadas em revestimentos de pavimentos rígidos, o Massa Cinzenta entrevistou o professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e diretor técnico da Amodal Serviços de Engenharia Ltda., o engenheiro civil, Mário Henrique Furtado Andrade, que comenta as principais vantagens desse sistema. Que vão desde os aspectos ambientais das obras em pavimentos de concreto, concreto compactado a rolo (CCR), ou concreto seco, até as políticas de redução, reuso e reciclagem dos materiais (3R´s). Usa-se nesse sistema menos material entre agregados e insumos, consome-se menos energia, além de outros aspectos.
>> Quais seriam as aplicações e os benefícios do uso de placas de concreto?
Mário Henrique Furtado Andrade: As placas de concreto são indicadas em locais onde existe um tráfego muito intenso ou pesado, por exemplo, com caminhões passando várias vezes ao dia. Ou então locais que tenham solos com depósitos aluvionares que apresentam baixa resistência a percolação. As suas aplicações urbanas podem ser em vias expressas canalizadas para ônibus ou outros locais com tráfego intenso como interseções, pontos de paradas, rotatórias onde exista o tráfego lento que é prejudicial ao pavimento asfáltico que é flexível e sofre deformações. As vantagens são as seguintes:
– menor custo de manutenção;
– menor custo de operação;
– menor custo repassado ao usuário;
– vida útil mais longa;
– maior ciclo de vida que representa um custo global ou custo total mais barato.
>> Em se tratando de pavimento urbano, que vantagem há em utilizar placas de concreto?
MHFA: A utilização de placas de concreto possibilita uma redução em termos de custos globais. Um exemplo é a iluminação pública que pode representar uma redução de até 30% nesse tipo de gastos. O piso de concreto é mais claro. Ele produz um contraste noturno, pois a cor do concreto é mais clara e isso representa maior segurança, pois aumenta a visibilidade dos motoristas. Ele também não deforma e as condições da pista se mantêm por até 20 anos sem a necessidade de intervenções. Existe nesse caso das placas de concreto uma maior aderência pneu/pavimento o que resulta em uma melhor frenagem, onde não há acúmulo de água em sua declividade transversal e longitudinal.
>> O que são as camadas recicladas com cimento e cal? E onde utilizá-las?
MHFA: O reaproveitamento pode ser feito de duas maneiras: As camadas recicladas com cimento são aquelas que podem ser usadas na recuperação de pavimentos degradados ou na recuperação de revestimentos antigos de bases cimentadas. Esse sistema é mais econômico que as recapagens asfálticas convencionais e apresenta maior durabilidade. Nesse sistema, é adicionado ao cimento, pedra brita para realizar a homogeneização da mistura com a parte do pavimento existente. Reaproveitadas após a trituração em uma máquina fresadora e misturadas a um novo revestimento. Quando utilizamos a cal é para homogeneizar o solo da fundação local para a melhoria do terreno. Em terrenos considerados ruins, com alta percolação, onde o objetivo é aumentar a resistência e durabilidade da base, ou para obter um pavimento mais delgado. Essa técnica pode evitar a remoção e a substituição dos pavimentos sem agredir o solo com remoção de terra.
>> Comente sobre as novidades do setor de pavimentos em se tratando de sistemas e materiais construtivos?
MHFA: Nos últimos anos, houve um grande incremento em termos de materiais. O maior destaque está no aumento das usinas de concreto dosadoras e misturadoras de alta produção no país. Em termos de sistemas de concreto compactado a rolo (CCR), podemos destacar a vidro acabadora de alto desempenho. A reciclagem é um termo muito em voga atualmente e extremamente necessária em se tratando de obras. Essa técnica tem tido bastante repercussão e hoje já é uma preferência quando se trata da recuperação de bases, tanto em termos de quantidade e qualidade de materiais.
Entrevistado
Mario Henrique Furtado Andrade
Currículo
– Engenheiro Civil pela Universisade Federal do Paraná (UFPR).
– Mestre em Engenharia de Transportes – Universidade de São Paulo(USP).
– Doutorando Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
– Engenheiro Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
– Consultor autônomo SET/ Roy Jorgensen.
– Representante Regional da Associação Brasileira de Pavimentação (ABPV).
– Professor da Universidade Federal do Paraná.
– Diretor Técnico Amodal Serviços de Engenharia Ltda.
– Diretor Técnico Afirma Consultoria e Projetos Ltda.
– Consultor da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Contato: mariohenrique@ufpr.br; mario.henrique@afirma.eng.br
Jornalista responsável: Silvia Elmor – MTB 4417/18/57 – Vogg Branded Content
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