Armazenagem do cimento
Falta de cuidados na armazenagem do cimento pode comprometer a obra e gerar desperdício
Falta de cuidados na armazenagem do cimento pode comprometer a obra e gerar desperdício
Engº Jorge Aoki – Gerente de Assessoria Técnica Itambé
O cimento está presente no dia-a-dia das construções e é utilizado principalmente para confeccionar o concreto que irá compor a estrutura de uma edificação.
A qualidade de uma estrutura depende de diversos fatores, inclusive dos cuidados com o transporte e armazenagem do cimento. Falhas nestas etapas, podem causar alterações nas características do produto.
O principal problema relativo ao transporte e armazenagem do cimento é a hidratação dos seus grãos, comumente chamada de empedramento. Em função do grau de hidratação ou empedramento, acontece uma queda proporcional na resistência do concreto ou argamassa.
A garantia para que isto não ocorra inicia durante a sua expedição na fábrica. Na Itambé, os caminhões só deixam a área de carregamento se estiverem devidamente enlonados, e quando o transporte é feito por silos-reboque, no caso do cimento a granel, depois de lacrados. Por isso, não deve ser aceito o cimento entregue em sacos rasgados, molhados ou avariados durante o transporte. Do mesmo modo, não deve ser aceito o cimento a granel quando os lacres estiverem violados.
Nas obras, os cuidados devem continuar para que o produto mantenha seu prazo de validade, que por norma é de 90 dias a partir de sua data de expedição, que consta na embalagem. Tendo em vista as condições climáticas da região Sul, onde atua, a Itambé recomenda que o produto seja usado em 60 dias.
As pilhas devem ser constituídas de no máximo 10 sacos de altura, colocadas sobre estrados de 10 cm e as embalagens não devem ter contato com as paredes ou teto, guardando destes distâncias mínimas de 10 cm e 50 cm respectivamente. O cimento deve ainda ser armazenado em local bem protegido da ação das intempéries, da umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade.
Deve-se buscar aproveitar da melhor forma o espaço disponível para estocagem, promovendo uma boa disposição do estoque para reduzir perdas por avarias e aumentar e facilitar a velocidade de movimentação na obra. Os lotes recebidos em datas diversas não devem ser misturados e devem ser colocados separados, de maneira a facilitar sua inspeção e seu uso por ordem de idade. Cuidados especiais são necessários também quando se utiliza cimento de marcas, tipos ou classes diferentes, para impedir a troca involuntária.
Para facilitar a identificação dos tipos de cimento, a Itambé adota coloração diferenciada em suas embalagens, de papel kraft, que oferecem boa resistência contra rasgos e possuem excelente atrito, o que permite melhor empilhamento e estabilidade da pilha formada.
Abaixo, seguem algumas dicas:
1) Sacos que já estão abertos devem ser dispostos em locais que facilitem sua rápida utilização.
2) Se sobrar cimento em um saco aberto, deve-se transferi-lo para um saco plástico e fechar bem, de modo que não entre umidade. Desta forma, o cimento mantém suas propriedades por mais tempo, sem perder a resistência.
3) As embalagens vazias, podem ser utilizadas no processo de cura do concreto, bastando para isto encharcá-las e dispô-las sobre o concreto recém aplicado.
Estas e outras dicas a respeito de cimento e concreto estão disponíveis no site da Itambé. Para saber mais, acesse www.cimentoitambe.com.br entre na página – Assessoria Técnica/Dicas e sucesso em sua construção!
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
26/12/2024
Saque do FGTS: entidades alertam para o desvio de funcionalidade do Fundo e a ameaça ao financiamento habitacional
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), criado para proteger o trabalhador em situações de desemprego e financiar a habitação popular, infraestrutura e saneamento, tem…
26/12/2024
Setor da construção civil deve desacelerar em 2025, segundo CBIC
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção Civil (CBIC) estima que o setor deve se consolidar com um crescimento de 4,1% em 2024. No entanto, para 2025, a expectativa é de…
26/12/2024
Pesquisa mostra que 55% das rodovias apresentam condições insatisfatórias de pavimentação, sinalização e geometria
A Pesquisa CNT de Rodovias 2024, realizada pela Confederação Nacional do Transporte, avaliou mais de 110 mil quilômetros de estradas e 55% das vias apresentam condições…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.