Após leilão, Dutra quer inaugurar nova era de rodovias no Brasil
Cláusulas da nova concessão exigem que estrada atinja graduação máxima no ranking de segurança rodoviária
A rodovia Presidente Dutra – principal ligação entre as duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro) – foi a leilão em 29 de outubro de 2021. O grupo CCR, que já administrava a concessão antiga desde 1996, ganhou o certame e seguirá à frente da gestão da estrada por mais 30 anos. Foram concedidos 625,8 quilômetros, dos quais 355,5 quilômetros da BR-116 (Via Dutra) e 270,3 quilômetros do trecho da BR-101 conhecido como Rio-Santos.
A outorga foi vencida pelo grupo CCR, com a oferta de 1,77 bilhão de reais e compromisso de investimento de 14,83 bilhões de reais ao longo do período de concessão. O grupo EcoRodovias, que também participava do certame, foi derrotado no leilão. A empresa vencedora assume o compromisso de executar uma série de projetos de modernização da Dutra. Através da futura concessão, é esperada uma nova era de rodovias no Brasil.
A promessa é que a estrada se transforme na mais tecnológica e também na mais segura do país. Atualmente, ela tem trechos que variam entre duas e três estrelas no ranking de segurança rodoviária. Pelo contrato, em 5 anos terá que alcançar a graduação máxima, ou seja, cinco estrelas. Os critérios são do International Road Assessment Programme (iRap) – Programa Internacional de Avaliação de Estradas.
As cláusulas contratuais definem que a companhia vencedora deverá realizar a construção de 557,91 quilômetros de faixas adicionais, 25,24 quilômetros de faixas reversíveis, 28 quilômetros de barreiras antirruído, 133,42 quilômetros de vias marginais, 133 novas obras de arte especiais (pontes e viadutos) e 92 passarelas. A principal obra será a construção de um novo traçado de subida na Serra das Araras, no Rio de Janeiro-RJ, com extensão de 16,20 quilômetros, e que está orçado em 1,2 bilhão de reais.
Modernização da Dutra prevê pavimento de concreto em alguns trechos
A modernização da Dutra prevê pavimento de concreto em alguns trechos, mas ainda não estão definidos quais serão. A rodovia também terá iluminação de LED em toda a sua extensão, além de 520 câmeras de monitoramento e 1.282 sensores para detecção automática de acidentes. A estrada será a primeira do Brasil preparada para a tecnologia 5G e vai disponibilizar acesso à internet aos usuários ao longo de todo o trecho entre São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
Rodovia mais movimentada do país, trafegaram pela Dutra em 2020 cerca de 120 milhões de veículos, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a nova concessão, haverá 7 praças de pedágio para quem trafegar entre São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ, e vice-versa. Os preços vão variar entre 3,83 reais e 14,49 reais, com descontos para quem for usuário frequente da rodovia.
Já na BR-101 haverá três praças de pedágio. Segundo os termos do leilão conduzido pelo ministério da Infraestrutura e pela ANTT, está previsto em contrato a duplicação de 80,1 quilômetros na rodovia Rio-Santos, o que deverá ocorrer a partir do 6º ano da concessão. O objetivo é transformar a estrada em um corredor turístico, já que ela faz ligação com várias cidades litorâneas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Veja o volume de obras previstas na Dutra e na Rio-Santos
Entrevistado
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) (via assessoria de imprensa)
Contato
ascom@antt.gov.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.