Após leilão, Dutra quer inaugurar nova era de rodovias no Brasil
Cláusulas da nova concessão exigem que estrada atinja graduação máxima no ranking de segurança rodoviária
A rodovia Presidente Dutra – principal ligação entre as duas maiores cidades do país (São Paulo e Rio de Janeiro) – foi a leilão em 29 de outubro de 2021. O grupo CCR, que já administrava a concessão antiga desde 1996, ganhou o certame e seguirá à frente da gestão da estrada por mais 30 anos. Foram concedidos 625,8 quilômetros, dos quais 355,5 quilômetros da BR-116 (Via Dutra) e 270,3 quilômetros do trecho da BR-101 conhecido como Rio-Santos.
A outorga foi vencida pelo grupo CCR, com a oferta de 1,77 bilhão de reais e compromisso de investimento de 14,83 bilhões de reais ao longo do período de concessão. O grupo EcoRodovias, que também participava do certame, foi derrotado no leilão. A empresa vencedora assume o compromisso de executar uma série de projetos de modernização da Dutra. Através da futura concessão, é esperada uma nova era de rodovias no Brasil.
A promessa é que a estrada se transforme na mais tecnológica e também na mais segura do país. Atualmente, ela tem trechos que variam entre duas e três estrelas no ranking de segurança rodoviária. Pelo contrato, em 5 anos terá que alcançar a graduação máxima, ou seja, cinco estrelas. Os critérios são do International Road Assessment Programme (iRap) – Programa Internacional de Avaliação de Estradas.
As cláusulas contratuais definem que a companhia vencedora deverá realizar a construção de 557,91 quilômetros de faixas adicionais, 25,24 quilômetros de faixas reversíveis, 28 quilômetros de barreiras antirruído, 133,42 quilômetros de vias marginais, 133 novas obras de arte especiais (pontes e viadutos) e 92 passarelas. A principal obra será a construção de um novo traçado de subida na Serra das Araras, no Rio de Janeiro-RJ, com extensão de 16,20 quilômetros, e que está orçado em 1,2 bilhão de reais.
Modernização da Dutra prevê pavimento de concreto em alguns trechos
A modernização da Dutra prevê pavimento de concreto em alguns trechos, mas ainda não estão definidos quais serão. A rodovia também terá iluminação de LED em toda a sua extensão, além de 520 câmeras de monitoramento e 1.282 sensores para detecção automática de acidentes. A estrada será a primeira do Brasil preparada para a tecnologia 5G e vai disponibilizar acesso à internet aos usuários ao longo de todo o trecho entre São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ.
Rodovia mais movimentada do país, trafegaram pela Dutra em 2020 cerca de 120 milhões de veículos, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Com a nova concessão, haverá 7 praças de pedágio para quem trafegar entre São Paulo-SP e Rio de Janeiro-RJ, e vice-versa. Os preços vão variar entre 3,83 reais e 14,49 reais, com descontos para quem for usuário frequente da rodovia.
Já na BR-101 haverá três praças de pedágio. Segundo os termos do leilão conduzido pelo ministério da Infraestrutura e pela ANTT, está previsto em contrato a duplicação de 80,1 quilômetros na rodovia Rio-Santos, o que deverá ocorrer a partir do 6º ano da concessão. O objetivo é transformar a estrada em um corredor turístico, já que ela faz ligação com várias cidades litorâneas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Veja o volume de obras previstas na Dutra e na Rio-Santos
Entrevistado
Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) (via assessoria de imprensa)
Contato
ascom@antt.gov.br
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
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