Aplicativos: engenheiros já não vivem mais sem eles
Dispositivos permitem analisar projetos, calcular o orçamento, controlar a produtividade no canteiro de obras e escolher o cimento certo
Dispositivos permitem analisar projetos, calcular o orçamento, controlar a produtividade no canteiro de obras e escolher o cimento certo
Por: Altair Santos
O smartphone é hoje a principal ferramenta de trabalho do engenheiro civil. Além de facilitar a comunicação, o aparelho permite ao profissional armazenar aplicativos importantes para o dia a dia no escritório ou no canteiro de obras. As funções são várias. De apps que ajudam a calcular o orçamento de materiais até simuladores de barra de nível, passando por ferramentas que possibilitam a escolha do cimento certo para cada obra.
Os mais sofisticados permitem cálculos avançados em pleno local da construção. Outros antecipam as condições climáticas em até cinco dias, para casos em que a construção precisa entrar na etapa de concretagem. As funções são as mais variadas, mas todos têm em comum o fato de serem imprescindíveis para as situações impostas ao engenheiro civil, onde as decisões em tempo real, a produtividade e a precisão são cada vez mais exigidas.
Já existem até aplicativos para quem busca consultorias de engenheiros e arquitetos. O interessado paga uma taxa e consegue se conectar online com um profissional para tirar suas dúvidas sobre obras ou projetos. Também é possível contratar o especialista, após a obtenção de um diagnóstico. O Helper – nome do app – permite contato de uma hora com um dos engenheiros civis e arquitetos cadastrados.
Veja outros apps listados entre os melhores para os profissionais da construção civil, e que podem ser operados no Brasil:
Safesite
Voltado para a segurança no canteiro de obras. A ferramenta registra riscos e notifica automaticamente as partes responsáveis. Também faz o rastreamento até que o problema seja solucionado. Ainda ajuda a fazer o checklist de segurança na obra.
Construction Master Pro App
Substitui as calculadoras profissionais para operações que fazem parte do dia a dia de engenheiros civis, como ângulos, áreas e volumes. Também possui conversor de medidas. O app ainda permite salvar os cálculos e enviá-los por email às áreas de interesse.
PlanGrid
Permite atuar online nas plantas das edificações, compartilhando os dados com outros setores envolvidos com a obra. Possibilita fazer anotações, marcar problemas e gerar relatórios sobre as alterações nas plantas. Com o app ainda é viável anotar as inspeções e eventuais pedidos de mudança no projeto.
Timesheet Mobile
A ferramenta faz a gestão das equipes de trabalho no canteiro de obras e também monitora via GPS a entrega de materiais no local da construção. O objetivo é melhorar a produtividade e impedir o estouro do orçamento com horas extras.
Coconstruct
O app gera orçamentos, fazendo a busca de serviços terceirizados e de fornecedores de materiais, levando em conta o preço e a distância do canteiro de obras. Também compartilha o orçamento com os setores envolvidos na construção.
iHandy Carpenter
O aplicativo economiza o uso de cinco ferramentas: transferidor, régua, barra de nível, nível de superfície e nível de prumo. É útil tanto para engenheiros civis quanto para arquitetos. Com o app dá para verificar a verticalidade das paredes, medir ângulos e verificar se o contrapiso está plano, por exemplo.
AutoCad 360
Um dos softwares mais usados pela engenharia mundial – precursor do BIM –, o AutoCad agora cabe no smartphone. A ferramenta foi transformada em dispositivo móvel sem perder suas principais características. O app permite visualizar, editar e compartilhar projetos.
Sun Seeker
Os jornais Wall Street Journal, Washington Post, Sydney Morning Herald colocaram o app entre os dez melhores já criados. O dispositivo simula todas as situações de insolação em uma área, levando em consideração a latitude e a longitude exata. Com isso, permite uma noção muito semelhante do microclima onde a obra será construída. É ideal para definir, já na fase do projeto, o desempenho térmico da edificação.
Cimento Certo
Disponível para desktops e notebooks, a ferramenta leva em consideração as normas técnicas da ABNT, as principais características de cada tipo de cimento, as aplicações mais adequadas e os relatórios de ensaios realizados nos laboratórios da Cia. de Cimento Itambé, a fim de sugerir qual o material mais adequado para a obra.
Patologias do concreto
Elaborado pela equipe técnica da Cia. de Cimento Itambé, a ferramenta ajuda a conhecer os principais tipos de patologias do concreto, de modo fácil e intuitivo. O usuário descobre as causas e as formas de evitar. Além disso, ainda conta com uma galeria de imagens para ajudar na correta identificação do problema.
Reforma Simples
O aplicativo permite calcular o orçamento da obra, levando em conta o preço do material de construção em cada estado do Brasil. A ferramenta utiliza o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), o que mantém os valores sempre atualizados.
Entrevistado
Reportagem com base no ranking elaborado pelo site suíço 42 Matters, com destaque para os apps voltados para a construção civil
Contato
info@42matters.com
Crédito Foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.