Ampliação do Porto do Rio de Janeiro será realizada com técnica inovadora
Bate-estacas flutuante economiza tempo e aumenta a qualidade da obra
O Porto do Rio de Janeiro, inaugurado em 1910 e localizado na costa oeste da Baía de Guanabara, será ampliado em quase 100 metros com a extensão de seu cais, para poder receber maior número de embarcações e com maior porte.
A ICTSI Rio, que administra a Rio Brasil Terminal, um dos terminais conteineiros do Porto do Rio, contratou a Carioca Engenharia para a realização da obra. A empresa, com 76 anos de experiência no planejamento e execução de grandes projetos de infraestrutura, principalmente no segmento portuário, irá utilizar neste novo trabalho um de seus equipamentos diferenciados e exclusivos para execução de obras marítimas: o Ramlift.
Trata-se de um bate-estacas flutuante com cerca de 45 metros de comprimento, 17 metros de largura e mais de 50 metros de altura da torre. Possui energia de cravação de mais de 20 toneladas-metro e é dotado de martelos hidráulicos ou pneumáticos à vapor ou ar comprimido. Uma das principais vantagens da utilização deste equipamento é o tempo gasto para a fundação da estaca, que passa a ser feito em poucas horas – um equipamento convencional gasta, em média, mais de 1 dia por estaca, com o agravante de que a soldagem dos segmentos é executada no mar, sem a qualidade proporcionada pela soldagem realizada no canteiro de obras.
Segundo Gustavo Maschietto, diretor de Engenharia e Operações da Carioca, “as estacas visam dar segurança aos projetos face às peculiaridades do solo, seja em terra ou sob as águas, aliadas às demais características da obra, o que torna indispensável a escolha de um equipamento adequado à fase de fundação”.
O uso dessas novas e modernas ferramentas para a fundação das bases de portos e pontes em áreas de grande profundidade permite a colocação de estacas tubadas e pré-moldadas de até 60 metros de comprimento – o equivalente a um prédio de 20 andares. Feito para a engenharia em alto mar, o Ramlift realiza o processo necessário completo, levantando e cravando estacas de até 100 toneladas em diversas profundidades, com alta precisão de centímetros, além de oferecer atualizações em tempo real via GPS.
O projeto de ampliação do Porto do Rio de Janeiro tem como objetivo atrair novos negócios para a cidade, já que mais e maiores embarcações terão acesso ao local. Atualmente, as principais cargas do Porto referentes à importação são de trigo, produtos siderúrgicos e concentrado de zinco. Já as principais cargas de exportação incluem ferro gusa, produtos siderúrgicos e veículos.
Fontes
PortosRio
Carioca Engenharia
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.