Aeroporto de Belo Horizonte finaliza primeira fase de reforma no Terminal 1
Embarque doméstico ganhou megastore e novo canal de inspeção
Todos os passageiros que transitarem pelo Terminal 1 do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte já poderão observar as mudanças promovidas durante a 1ª fase da reforma prevista para o espaço, concluída em dezembro do ano passado.
O aeroporto, localizado em Confins, na Região Metropolitana de BH, ganhou um novo canal de inspeção centralizado e instalações mais modernas no embarque doméstico (Terminal 1). A intenção foi deixar o local, construído há mais de 30 anos, mais condizente com a arquitetura encontrada do Terminal 2 (internacional), inaugurado em 2016.
“Com o projeto de reforma e modernização, o intuito foi compor harmonicamente as áreas existentes com novos materiais e texturas”, disse Gustavo Anfra, gestor de Desenvolvimento Aeroportuário da BH Airport.
Já foram entregues e liberados os portões 3, 4, 5 e 6 do Terminal 1, que abriga até o número 16. Os embarques do 17 ao 26 fazem parte do Terminal 2.
Detalhes da reforma
Investimentos no valor de R$ 100 milhões foram necessários para o projeto de reforma do aeroporto, pelo qual passam diariamente cerca de 30 mil pessoas. Assinado pela empresa Fernandes Arquitetos Associados, o plano de modernização do Terminal 1 também prevê a ampliação das áreas comerciais e a revisão dos fluxos e dos processos – que englobam áreas de raio-X, check-in, restituição de bagagens, salas e portões de embarque.
Toda a reestruturação serve para fortalecer a importância do local como um centro distribuidor de voos, com localização privilegiada e ampla conexão com todo o país, já que cerca de 50 cidades estão ligadas ao terminal com voos diretos.
Gustavo Anfra conta que a ideia foi instalar no espaço uma matriz conceitual com o lema De Minas para o Mundo. “O intuito é que a arquitetura se caracterize como um meio potente de identificação e valorização da história e da cultura mineira“, completa o gestor, que ressalta o fato de que a nova estrutura não descaracteriza o projeto original, de autoria do arquiteto Milton Ramos.
“Passageiros, visitantes e toda a comunidade aeroportuária passam a ter mais conforto e comodidade. Além disso, vamos ampliar nossas áreas comerciais em 100%, o que reflete na diversidade do nosso mix comercial”, explica Anfra.
Uma das novidades da infraestrutura comercial dessa 1ª fase da reforma é a inauguração da megastore Dufry, em formato walkthrough, que possui quase 1.000 metros quadrados e serve de porta de entrada para a nova sala de embarque. Para 2023, a expectativa é abrir mais 30 lojas em todo o aeroporto.
Fonte
BH Airport
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
18/12/2024
Obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte foram iniciadas
Em setembro de 2024, tiveram início as obras da Linha 2 do Metrô de Belo Horizonte. Com uma extensão de 10,5 km e sete novas estações, a linha conectará a Estação Nova Suíça ao…
18/12/2024
Construção civil deve encerrar com crescimento de 4,1% em 2024 e superar a média nacional do PIB
O ano de 2024 marcou um período de crescimento expressivo para a construção civil no Brasil. Segundo o IBGE, o setor cresceu 4,1% no acumulado dos três primeiros trimestres,…
18/12/2024
Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade bate recorde de inscrições com projetos que transformam o setor da construção
A 25ª edição do Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade alcançou um marco inédito, com 101 inscrições de projetos que propõem soluções inovadoras e sustentáveis para a…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.