ABCP e DNIT assinam acordo para desenvolvimento do pavimento de concreto no país
Objetivo do termo é aprofundar o estudo sobre o método, capacitação do setor e difundir os benefícios da técnica
O pavimento de concreto já tem apresentado competitividade com relação ao asfalto e, em 2022, foi destaque em alguns eventos como a Concrete Show e o 24º ENACOR – 47ª RAPv. Para difundir o uso deste material no Brasil, o Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) assinaram no dia 12 de outubro um Acordo de Cooperação Técnica, durante o 63º Congresso Brasileiro do Concreto, promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON).
O principal objetivo é aprofundar o estudo sobre o método de dimensionamento de pavimentos de concreto. Além disso, este acordo também inclui a revisão das especificações técnicas atuais, bem como a criação de novas para a implementação de melhores práticas e maior capacitação do setor. Sobretudo, o intuito é promover os benefícios que esse tipo de pavimento traz tanto para os usuários como para a administração pública.
“A formalização desse acordo representa para a indústria, uma nova etapa do uso qualificado da tecnologia do pavimento de concreto, que reforçará ainda mais sua presença em distintas regiões, condições de tráfego, solo e clima. Nessa mesma direção, daremos continuidade ao desenvolvimento do pilar estratégico da inovação, tão valorizada pelo setor cimenteiro. Estamos convencidos da sinergia e da complementaridade dessa iniciativa”, destaca o presidente da ABCP, Paulo Camillo Penna.
De acordo com o DNIT, hoje a demanda por asfalto é de 98%. Ao mesmo tempo em que há a possibilidade de uso de pavimento de concreto, há também oportunidade de readequação de rodovias já existentes por meio da técnica de whitetopping, na qual o pavimento de concreto é inserido por cima do asfalto deteriorado.
“É um convênio de extrema relevância para o DNIT que vem sedimentando essa parceria com a ABCP há muitos anos. Será um trabalho em conjunto com foco em alguns temas significativos, como a revisitação ao método de dimensionamento do pavimento rígido e avaliação de alguns documentos técnicos normativos que precisam ser atualizados. Além disso, trará o investimento em capacitação, que é um pilar que atuamos não só internamente como externamente”, ressalta Luiz Guilherme Rodrigues de Mello, diretor de planejamento e pesquisa do DNIT.
Dos 47 mil quilômetros de rodovias planejadas no âmbito federal, 36 mil estão em fase de Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) e 22 mil quilômetros de rodovias prontas, que no futuro podem ser projetos com grande espaço para o Pavimento de Concreto sob a forma de Whitetopping, segundo dados do DNIT.
Competitividade e benefícios
De acordo com Alexsander Maschio, gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), se for levado em consideração o custo inicial, o preço do pavimento de concreto é em torno de 10% mais barato que o do pavimento flexível. “Se pensarmos na vida útil – em torno de 30 anos – o custo do concreto é 60% inferior por conta da baixa manutenção”, explica Maschio.
De acordo com o caderno técnico “Vantagens do Pavimento de Concreto”, feito pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) em cooperação com a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as vantagens do pavimento de concreto são:
- Grande durabilidade com pouca manutenção;
- Menos deformações nas vias;
- Melhor visibilidade por reflexão e economia de energia elétrica;
- Melhoria da sensação térmica;
- O concreto é totalmente reciclável ao fim de sua vida útil, além de não ter o risco de lixiviação, isto é, contaminação do lençol freático.
Fontes
Paulo Camillo Penna é presidente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC).
Luiz Guilherme Rodrigues de Mello é diretor de planejamento e pesquisa do Departamento de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Alexsander Maschio é gerente regional Sul da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP).
Contatos
Assessoria de imprensa ABCP – celso.souza@fsb.com.br
Assessoria de imprensa DNIT – imprensa@dnit.gov.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.