ABCP capacita fabricantes de blocos de concreto
Até 2013, Associação Brasileira de Cimento Portland espera ter qualificado profissionais de 50% das empresas do setor espalhadas pelo país
Até 2013, Associação Brasileira de Cimento Portland espera ter qualificado profissionais de 50% das empresas do setor espalhadas pelo país
Por: Altair Santos
Dados mais recentes da Bloco Brasil (Associação Brasileira dos Fabricantes de Blocos de Concreto) mostram que o setor conta atualmente com 1.300 fabricantes em todo o país. Destes, no entanto, apenas 150 possuem o selo de qualidade da ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). Para conseguir atingir mais produtores, há seis anos surgiu o Programa de Desenvolvimento Empresarial (PDE) promovido em parceria entre a ABCP e o Sebrae. O objetivo é levar capacitação da mão de obra e melhor gestão às empresas. “O programa é voltado a micros, pequenos e médios fabricantes de blocos de concreto, para melhorar a qualidade do produto, aumentando a produtividade e a competitividade”, explica Eduardo D’Ávila, coordenador do PDE e gerente regional da ABCP no Rio de Janeiro.
Com a consolidação do programa, a meta agora é estendê-lo a todos os fabricantes do país. Para 2013, já há um plano ambicioso: atingir 50% das empresas. No entender da ABCP, a necessidade de capacitação aumentou com o crescimento da indústria da construção civil de 2008 para cá, quando as pequenas e médias empresas ampliaram suas oportunidades e passaram a atender a uma demanda maior. “Nesse cenário, a capacitação profissional passa a ser um diferencial, já que é preciso ter uma boa gestão de custos e garantir a qualidade que o mercado exige”, afirma Eduardo D’Ávila, explicando que o PDE permite realizar análises do processo de produção, identificar deficiências e elaborar soluções para o desenvolvimento das empresas, de acordo com a região em que estão instaladas.
A ABCP relata que, em alguns casos, fábricas que aderiram ao Programa de Desenvolvimento Empresarial praticamente dobraram a produtividade. Graças a esse avanço, em 2012, segundo dados da Bloco Brasil, o país se aproximou da produção mensal de 60 milhões de artefatos. Esse número, no entanto, leva em consideração apenas as empresas credenciadas e que contam com o selo de qualidade da ABCP. Para ampliar o espectro, os esforços concentram-se em atrair os fabricantes que não estão vinculados às associações. Atualmente, esse trabalho tem sido feito com mais relevância na região nordeste. Na Bahia, por exemplo, onde o PDE age desde 2010, a produtividade cresceu 60%, com investimento em novos equipamentos, qualificação da mão de obra e redução de perdas no processo de fabricação.
Além de levar conhecimento às várias regiões do país, a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) também promove cursos em seus laboratórios, em São Paulo. Os mais recentes ocorreram em novembro de 2012 e tiveram o objetivo de capacitar empresários que estão entrando no mercado da construção civil para produzir blocos de concreto. A orientação abrange escolha do local para instalação da indústria, cenário nacional de cada setor e investimentos necessários, além de fornecer ferramentas para que o processo de fabricação de blocos de concreto seja feito com material de qualidade e controle nos custos de produção. “Estamos no caminho certo. Nosso trabalho tem levado a um aumento da capacidade de produção no conjunto das empresas e a uma maior diversificação de produtos”, finaliza Eduardo D’Ávila.
Entrevistado
Eduardo D’Ávila, coordenador do PDE e gerente regional da ABCP no Rio de Janeiro (via assessoria de imprensa da ABCP)
Currículo
Eduardo D’Ávila é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (1992) e com pós-graduação em estruturas pela Ulbra, em Canoas-RS, em 1995
Ajudou a fundar a Blocosul – associação de fabricantes de blocos do Sul do país – e comandou o escritório da ABCP até 2002, quando assumiu a gerência regional da ABCP no Rio de Janeiro
Contato: eduardo.davila@abcp.org.br
Créditos foto: Divulgação
Jornalista responsável: Altair Santos – MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.