A Natureza e o céu azul agradecem
Desde março deste ano a quantidade de material particulado emitida pela Itambé é 35 vezes menor do que a permitida por lei
Desde março deste ano a quantidade de material particulado emitida pela Itambé é 35 vezes menor do que a permitida por lei
Créditos: Rosemeri Ribeiro – Assessora de Comunicação
Uma solução técnica adotada pela Itambé tornou possível reduzir a emissão de particulados sólidos resultantes do processo de fabricação do cimento. Conforme a Resolução 041/02 SEMA Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a emissão máxima permitida é de 70mg/Nm3 na condição de 7% de 02 na base seca. A partir da modernização do eletrofiltro da Empresa, a emissão de material particulado sólido passou a ser de 2mg/Nm3, 35 vezes menor do que a quantidade permitida por lei.
Esta solução foi possível graças à transformação do filtro eletrostático em filtro híbrido. O processo constituiu no aproveitamento do eletrofiltro existente composto por três câmaras eletrostáticas. A primeira câmara foi mantida e as partes internas das outras duas substituídas por um conjunto de mangas filtrantes. Também fez parte do projeto a troca do conjunto de acionamento (motor elétrico de 1800kw, com inversor de freqüência em média tensão) do ventilador principal do eletrofiltro.
João Cordeiro Martinez, Gerente de Novos Projetos e responsável técnico pelo projeto conta que todas as etapas foram minuciosamente elaboradas e revisadas. Não havia margem para erros. Levamos um ano estudando o projeto, tudo teve de ser planejado à exaustão, diz. A execução do projeto se deu em duas etapas. A primeira, durante a parada programada para manutenção preventiva da fábrica, em setembro de 2006 e a segunda, em março deste ano. Houve ainda períodos de pré-montagens, entre as duas paradas, durante os quais foram fabricadas as peças a serem utilizadas na modernização do eletrofiltro.
Durante a primeira etapa, ocorreu a substituição do acionamento do ventilador principal, a substituição das laterais e teto da câmara 1, pintura interna das câmaras 2 e 3 e adequação das interferências (mudanças no duto de interligação da chaminé, passarelas, etc.). Na segunda parada foram realizadas a desmontagem do teto e dos internos das câmaras 2 e 3, desmontagem da caixa de saída do eletrofiltro, montagem do plenum de ar limpo, casing e duto de saída, montagem do conjunto de mangas filtrantes, do sistema de limpeza das mangas e das válvulas de ar fresco de segurança para as mangas. Nesta etapa aconteceu também a automação e interligação do sistema com comando central.
O investimento total da Itambé neste projeto foi de R$ 6,5 milhões. O resultado é a segurança de que estamos cumprindo muito mais do que a legislação exige, comemora Alcione Rezende, Gerente Geral da Fábrica.
Foto 1
Foto 2
Legendas:
Foto 1: Investimento e planejamento foram fundamentais para o sucesso do projeto.
Foto 2: Sem fumaça: a modernização do eletrofiltro garante emissões muito inferiores às permitidas e um visual muito mais natural à Fábrica da Itambé.
Jornalista Responsável: Rosemeri Ribeiro Mtb. 2696
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
23/01/2025
Paraná regulamenta fundo para fomentar investimentos em infraestrutura
O governador Carlos Massa Ratinho Junior formalizou em novembro de 2024 a assinatura do Decreto 8.049/2024, que regulamenta o Fundo Estadual de Infraestrutura Inteligente…
23/01/2025
Rio Bonito obtém Acreditação do Inmetro e diferencia-se em soluções ambientais, sustentabilidade e coprocessamento de resíduos
A empresa Rio Bonito, especializada em soluções ambientais e coprocessamento, pertencente ao Grupo Itambé, conquistou a Acreditação do Inmetro para seu laboratório em novembro de…
23/01/2025
Colapso da ponte JK revela importância de análise de riscos e gestão dos serviços de manutenção
Colapso da Ponte JK mostra urgência de recursos para preservar o legado das infraestruturas. Crédito: Corpo de Bombeiros/Governo do Tocantins O desabamento da Ponte Juscelino…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.