Aeroporto Internacional Berlim Brandenburg
Após 20 anos da queda do muro de Berlim, a cidade tem se renovado com obras grandiosas.
Após 20 anos da queda do muro de Berlim, a cidade tem se renovado com obras grandiosas
Créditos: Engª. Naguisa Tokudome – Assessora Técnico Comercial Itambé
A cidade de Berlim, capital de uma das maiores potências da Europa, possui um problema crescente que é o tráfego aereo.
Os aeroportos existentes (Tempelhof, Tege e Schonefeld) foram considerados inadequados por não comportarem a demanda projetada para alguns anos.
Os dois primeiros aeroportos estão localizados próximos aos centros urbanos e não possuem áreas visizinhas para expansão. Por eliminação, a única opção que restou foi o aeroporto Schonefeld localizado ao sudoeste de Berlim.
A expansão formará o novo Berlin Brandenburg International Airport, também conhecido como BBI.
Este terá capacidade de suprir todas as necessidades do tráfego aereo de Berlim. Tempelhof foi fechado em outubro de 2008 e Tege terá o mesmo destino em 2011.
A construção do novo aeroporto iniciou em setembro de 2006 e o término está previsto para o final de 2011. A obra da ampliação esta estimada em aproximadamente US$ 4.166 milhões.
Na sua inauguração, BBI terá capacidade para receber 22 a 25 milhões de passageiros por ano. Dependendo da demanda, o aeroporto poderá ser expandido modularmente para 40 milhões de passageiros.
BBI estará equipado com novos portões, pistas de decolagem e pista de taxiamento capaz de receber super jumbos como o A380. A nova infraestrutura rodoviária e ferroviária facilitará o acesso ao centro de Berlim (20 minutos com o trem expresso e 30 minutos de carro ou ônibus) bem como várias outras localidades da Alemanha.
O Berlin Brandenburg International Airport foi planejado para ter um centro com cadeias de hotéis, área de varejo, cafés, bares, restaurantes e centros de conferência.
O prédio terá área total de 220.000 m2 e terá sete andares sendo dois níveis no subsolo para infraestrutura ferroviária.
Legenda:
1. A antiga pista de decolagem ao norte foi desativada
2. A pista existente foi ampliada de 3.000 para 3.600 metros.
3. Futura construção da pista de decolagem mais ao sul com 4.000 metros de extensão.
4. Nova pista de taxiamento
6. Novo terminal: 16 pontes de jato com capacidade inicial em 2011 de 22-25 milhões de passageiros
7. Área destinada à ampliação gradual para construção de dois terminais satélites para no mínimo 40 milhões de passageiros
8. Estacionamento
9. Acesso da via expressa
10. Estação de trem no subsolo do terminal
Para conferir esta matéria na íntegra, acesse: http://www.airport-technology.com/projects/berlin/
Vogg Branded Content – Jornalista responsável Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.