Revitalização da Orla de Guaratuba prevê engorda da faixa de areia e novas obras de infraestrutura
Projeto busca valorizar a história e deve ampliar o turismo, além de proporcionar mais qualidade de vida à população

Crédito: Divulgação
A cidade de Guaratuba, no litoral do Paraná, passará por uma grande transformação com a revitalização da sua orla. O projeto prevê a engorda da faixa de areia, melhorias urbanísticas e a ampliação da infraestrutura turística da região. A iniciativa faz parte de um programa do Governo do Estado e tem como objetivo preservar o patrimônio histórico e impulsionar o turismo local.
De acordo com o Instituto Água e Terra (IAT), a previsão é de que as obras de engorda da faixa de areia comecem em janeiro de 2026 e tenham duração de 24 meses. A empresa que executará o projeto será ainda definida por licitação.
A engorda da faixa de areia beneficiará três praias ao longo de aproximadamente 4,7 quilômetros. Na Praia Central, a faixa de areia será ampliada para 100 metros. Em Caieiras, o trecho norte terá 50 metros de largura, enquanto o sul contará com 80 metros. Já em Prainha, a faixa variável terá entre 50 e 100 metros.
Infraestrutura será modernizada
O projeto também inclui a construção de um deck ao longo da baía de Guaratuba, criando um percurso integrado à paisagem. Haverá substituição dos pisos por pavimento intertravado nas cores cinza e preto, formando desenhos que valorizam o espaço. A praça principal receberá novos canteiros, promovendo mais arborização e um ambiente mais convidativo. Além disso, serão instalados mobiliários urbanos para incentivar a contemplação e o uso do espaço.
“A orla histórica de Guaratuba enfrenta desafios quanto à preservação do centro histórico e à modernização da infraestrutura urbana. Este projeto surge como resposta a essas demandas, melhorando a qualidade de vida da população local e proporcionando uma experiência mais agradável aos turistas”, explica Ricardo Amaral, arquiteto responsável pelo projeto.

Crédito: Divulgação
Impactos no turismo e na economia
A revitalização deve fortalecer o turismo cultural e o histórico da cidade, aumentando o fluxo de visitantes e valorizando o patrimônio local. O impacto econômico também será expressivo, com geração de empregos diretos e indiretos, especialmente nos setores de turismo e serviços.
O projeto adota soluções sustentáveis, como materiais ecológicos e com boa resistência à umidade e à maresia. O paisagismo também foi planejado para reduzir impactos ambientais, com a introdução de espécies nativas da Mata Atlântica.
Medidas de acessibilidade também foram contempladas, incluindo calçadas alargadas, rampas e sinalização tátil para garantir o acesso a todas as pessoas.
A revitalização da orla de Guaratuba promete transformar a cidade, equilibrando modernização e conservação histórica, com impactos positivos para moradores e visitantes.
Entrevistado
Ricardo Amaral é arquiteto graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). É diretor superintendente e fundador do Escritório Ricardo Amaral Arquitetos Associados.
Fonte
IAT – Instituto de Água e Terra
Contatos
contato@ricardoamaralarquitetos.com.br
iatcuritiba@iat.pr.gov.br
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.

Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
10/04/2025
Porto turístico de cruzeiros deve impulsionar mercado imobiliário em Balneário Camboriú
Balneário Camboriú já é referência em imóveis de luxo e a chegada de cruzeiros internacionais amplia essa vitrine Crédito: Divulgação/Prefeitura de Balneário Camboriú A…
10/04/2025
Represa Billings completa 100 anos
Projeto reconfigurou a geografia da região e foi o alicerce para a expansão urbana e industrial da cidadeCrédito: Divulgação/Prefeitura de São Paulo No ano de 2025, comemora-se…
10/04/2025
Rodovia dos Imigrantes usa concreto especial de cura rápida em reparos
Obra utiliza concreto de alta resistência inicial para menor impacto operacional da rodoviaCrédito: Foto de domínio público Em março de 2025, a Ecovias Imigrantes,…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
