Innova Build Conference estreia no Brasil e discute sistemas construtivos inovadores para os setores da engenharia e construção

IA, 3D, BIM e preparação da mão de obra para atuar com essas tecnologias foram temas abordados durante o evento

Uma das 300 casas impressas em 3D no Texas (EUA)
Crédito:
Divulgação/Icon Build

A primeira edição brasileira do Innova Build Conference (IBC) aconteceu em São Paulo no dia 1º de fevereiro, reunindo cerca de 300 participantes, com a presença de especialistas nacionais e internacionais e um ambiente propício para networking e desenvolvimento de novos negócios.

Criado nos Estados Unidos, o evento tem como foco discutir tendências e soluções tecnológicas para a construção civil, promovendo a digitalização e o uso da inteligência artificial (IA) no setor. “Idealizei esse evento para criar um espaço de troca de conhecimento, onde engenheiros, arquitetos e construtores pudessem se conectar às tecnologias mais avançadas do mercado. Fazemos a ponte entre EUA, Brasil e Europa, proporcionando imersões em eventos globais como a Bauma, na Alemanha, e a BIG 5, em Dubai“, afirmou Alex Lira, CEO da Construlab e idealizador do IBC.

Inovação em pauta: os temas abordados

A programação do evento trouxe debates e apresentações sobre as mais recentes inovações do setor, incluindo Inteligência Artificial (IA) aplicada à construção, com temas sobre otimização de processos, redução de riscos e aumento da produtividade.

Os participantes também trouxeram contribuições sobre os avanços da Impressão 3D e seus impactos nos métodos construtivos, bem como novas possibilidades da Realidade Aumentada e Virtual na visualização e gestão de projetos. “Nossa proposta sempre foi trazer transformação real para o setor AEC (Arquitetura, Engenharia e Construção), promovendo a digitalização, a inteligência artificial e outras inovações disruptivas”, destacou Lira.

Outro destaque foi a eficiência do BIM (Building Information Modeling) com foco na sustentabilidade das construções e estratégias práticas para implementação da inovação. “Também tratamos da sustentabilidade com redução de impacto ambiental e melhoria da eficiência energética, bem como sistemas construtivos inovadores, incluindo a construção modular e parede de concreto”, relata.

Leia mais: https://www.cimentoitambe.com.br/como-superar-os-desafios-da-implantacao-do-bim-e-da-inteligencia-artificial/

A revolução da Inteligência Artificial na construção

A IA tem mudado a forma como a construção civil opera. Atualmente, a tecnologia permite prever falhas estruturais, otimizar cronogramas e automatizar processos de design e planejamento. Ferramentas como captura de realidade e machine learning elevam a precisão das operações no setor. “A IA está transformando o setor e quem não se adaptar ficará para trás”, alertou Lira.

De acordo com ele, o futuro promete avanços ainda mais impactantes, como:

  • Canteiros de obras digitalizados com drones, scanners, câmeras 360º e sensores.
  • IA para análise de riscos em tempo real, reduzindo desperdícios e aumentando a segurança.
  • Robótica aplicada à construção, automatizando tarefas repetitivas.
  • Gêmeos Digitais (Digital Twins) integrados ao BIM, permitindo simulações precisas.

Impressão 3D: o futuro da construção

A impressão 3D já é uma realidade e pode revolucionar a construção civil. Com a tecnologia, é possível construir casas inteiras em poucos dias, utilizando materiais sustentáveis e reduzindo custos.

Nos EUA, a Construtora Lennar desenvolveu a “The Genesis Collection”, uma comunidade de mais de 300 casas impressas em 3D no Texas. Na China, uma ponte de concreto foi totalmente impressa em 3D e instalada com sucesso.

No Brasil, a tecnologia ainda está em fase inicial, mas empresas como a 3D Portal investem em pesquisas e desenvolvem projetos inovadores, incluindo cozinhas e mobiliário urbano impressos em 3D. “Nos EUA e na Europa, a impressão 3D avança rapidamente, pois resolve o problema da falta crônica de mão de obra. O Brasil tem grande potencial para adotar essa solução”, destacou Lira.

Leia mais: https://www.cimentoitambe.com.br/primeira-casa-3d-em-portugal-une-agilidade-e-economia/

Além das tecnologias inovadoras, o evento abordou temas estratégicos para o futuro do setor, como startups e construtechs que estão transformando o mercado, assim como a preparação dos profissionais para atuarem na era digital.

A primeira edição do Innova Build Conference no Brasil mostrou que o país está pronto para avançar na digitalização e inovação na construção civil. “Estaremos de volta ainda este ano, e já temos pedidos para realizar o evento em diferentes regiões do Brasil, como Minas Gerais e Santa Catarina“, afirma. O próximo evento será realizado em Miami no dia 10 de maio e as inscrições já estão abertas pelo site https://www.innovabuildconference.com.

Entrevistado
Alex Lira é CEO da Construlab, engenheiro civil com mais de 23 anos de experiência e referência internacional em inteligência artificial aplicada à construção e tecnologias digitais. Professor de pós-graduação em Inteligência Artificial e Gestão de Projetos pela Oxford University, é também fundador da Innova Build Conference, um evento internacional que promove a transformação do setor por meio da tecnologia e inovação.

Contato (Assessoria de Imprensa)
carolina@carolinalara.com.br

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo