Ponte da Lagoa da Conceição: um marco na infraestrutura de Florianópolis vai favorecer transporte náutico e turismo

Concrebras é fornecedora de concreto para a obra, que vai ampliar mobilidade, revitalizar o entorno e melhorar a navegação na região

Estrutura de concreto deve ser finalizada até o aniversário da cidade, dia 23 de março de 2025. Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Florianópolis

A construção da nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, representa um avanço significativo na infraestrutura urbana da cidade. Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a obra não apenas otimiza o fluxo de veículos e pedestres, mas também amplia a circulação de embarcações na região, proporcionando melhorias tanto para o trânsito quanto para o turismo e o meio ambiente.

A nova ponte foi projetada para substituir a estrutura anterior, que se encontra desgastada e insuficiente para a demanda crescente da região. Diferente da antiga travessia, que permitia apenas embarcações de até três metros de altura, a nova ponte conta com um vão livre de 30 metros e altura de passagem de até sete metros, favorecendo o transporte lacustre e o turismo náutico.

Segundo Tiago José Schmitt, fiscal da obra e engenheiro civil da Secretaria de Infraestrutura de Florianópolis, a escolha do concreto armado moldado in loco foi fundamental para garantir durabilidade e segurança. “A ponte tem um formato curvo, o que impossibilitava a utilização de pré-moldados. Esse método de construção permitiu um ajuste mais preciso ao projeto, garantindo maior estabilidade estrutural”, explica Schmitt.

A Concrebras, empresa do grupo Itambé, foi responsável pelo fornecimento de concreto para a obra. Jair Schwanck Esteves, coordenador de Desenvolvimento Técnico da Concrebras, revela os desafios dessa obra, que deve se tornar um dos marcos da região de Florianópolis.

“No ambiente marinho, existem alguns agentes que podem comprometer a durabilidade e a vida útil das estruturas em concreto, como respingos de maré que contêm principalmente cloretos, entre outros. Devido a esses fatores, a composição da mistura do concreto foi dimensionada para atender aos requisitos da classe IV de agressividade ambiental da ABNT NBR 6118, com alto risco de deterioração da estrutura, sendo dimensionado com uma relação de água/cimento de 0,45 e fck 40,0”, relata.

Além dos aspectos técnicos, ele aponta que a logística também é complexa. Para chegar à obra, por exemplo, o trajeto mais curto é pelo morro da Lagoa da Conceição, que possui capacidade de carga limitada e trechos sinuosos. “Diante disso, optou-se pelo trajeto mais distante, que leva aproximadamente uma hora e meia para ser percorrido. Neste cenário, empregaram-se aditivos de alta performance para garantir a manutenção da trabalhabilidade do concreto e a durabilidade no estado endurecido”, conta.

A ponte da Lagoa da Conceição é um marco para região Leste de Florianópolis, onde a Concrebras atendeu todas as especificações técnicas e operacionais para entregar uma estrutura diferenciada e durável. “Até o momento, o volume de concreto aplicado é de 3.316 m³”. 

Abertura parcial ao tráfego está prevista para abril, permitindo a construção das cabeceiras e do sistema viário de acesso. Crédito: Divulgação/Prefeitura Municipal de Florianópolis

Infraestrutura moderna e acessibilidade

A nova ponte não beneficia apenas os motoristas, mas também pedestres e ciclistas. O projeto inclui duas faixas de rolamento de 3,5 metros de largura, passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros. “A estrutura foi planejada para integrar os diferentes modais de transporte, conectando a ciclovia da Avenida das Rendeiras às vias que levam ao Terminal da Lagoa”, detalha Schmitt.

Outro diferencial é a ampliação da oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, favorecendo a qualidade ambiental da região. “Com a nova ponte, teremos uma melhoria na circulação da água, ajudando na preservação do ecossistema”, afirma o engenheiro.

Revitalização do entorno

As melhorias não se limitam à ponte. A Prefeitura de Florianópolis também investe na revitalização do entorno, incluindo a implantação de praças e de um novo boulevard. No Centrinho da Lagoa, uma nova praça de 650 metros quadrados está sendo construída, equipada com bancos, mesas, paisagismo remodelado e iluminação aprimorada.

O trapiche do Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira também está sendo reformado para proporcionar melhor acesso às embarcações que fazem a ligação entre o Centrinho e a Costa da Lagoa. “A revitalização do entorno da ponte é um complemento essencial, tornando a região mais acessível, segura e bonita para moradores e turistas”, ressalta Schmitt.

Andamento das obras e previsão de entrega

As obras, iniciadas em março de 2023, estão em ritmo avançado. A primeira etapa da ponte já conta com tabuleiro quase concluído, enquanto as fases seguintes estão em processo de concretagem das vigas e da laje superior. De acordo com a Prefeitura, a previsão é de que a estrutura de concreto esteja finalizada até o aniversário da cidade, em 23 de março de 2025.

A abertura parcial ao tráfego está prevista para abril, permitindo a construção das cabeceiras e do sistema viário de acesso. Já a liberação total da travessia deve acontecer em maio, com asfaltamento e sinalização realizados simultaneamente.

Com um investimento de R$ 53 milhões, a nova ponte da Lagoa da Conceição não apenas moderniza a infraestrutura da cidade, mas também impulsiona o turismo, a mobilidade e a qualidade de vida da população. “Essa é uma obra estratégica para Florianópolis, que vai trazer benefícios a longo prazo para moradores e visitantes”, conclui Schmitt.

Entrevistados

Tiago José Schmitt é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e atualmente é Fiscal da Obra da Ponte da Lagoa da Conceição pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade de Florianópolis.

Jair Schwanck Esteves é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), pós-graduado em Auditoria, Avaliações e Perícias em Engenharia (IPOG) e coordenador de Desenvolvimento Técnico da Concrebras.

Contatos
tiago.smi@pmf.sc.gov.br
jair.esteves@concrebras.com.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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