Novos modelos de moradia: tendências como multipropriedade e moradias universitárias ganham espaço no Brasil

Geração Z, que representará 58% da força de trabalho global até 2030, vai impulsionar novas formas de consumo

B41 representa um grande avanço no conceito de moradia estudantil no Brasil Crédito: Divulgação/Altma

Nos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro vem passando por uma revolução. Modelos tradicionais de residência dão lugar a soluções mais dinâmicas e flexíveis, atendendo às novas demandas dos consumidores.

Em especial, vem emergindo no mercado a Geração Z, composta por pessoas nascidas entre 1995 e 2010, que influencia diretamente novos modelos de negócios. De acordo com o relatório “A Era da Adaptabilidade”, do ManpowerGroup, até 2030 a Geração Z representará 58% da força de trabalho global, tornando-se o principal grupo econômico a impulsionar novas formas de consumo.

Entre essas tendências que surgem com essa nova geração, destacam-se a multipropriedade e as moradias universitárias, conceitos que vêm conquistando cada vez mais adeptos no país.

Multipropriedade: modelo flexível e acesso a imóveis de alto padrão

A multipropriedade, regulamentada no Brasil pela Lei nº 13.777/2018, permite que um mesmo imóvel tenha diversos proprietários, sendo sua posse dividida por frações de tempo, e não de espaço. “Esse modelo oferece aos compradores a possibilidade de usufruir de um imóvel de alto padrão sem arcar com os custos totais de uma propriedade tradicional”, explica Gabriel Falavina, CEO e diretor-executivo da Altma.

O conceito surgiu nos Estados Unidos na década de 1970 e tem forte presença no mercado turístico, permitindo que consumidores tenham acesso a segundas residências em destinos cobiçados, sem precisar adquiri-las integralmente.

Segundo um estudo da Caio Calfat Real Estate Consulting em parceria com a Mapie, os adeptos da multipropriedade costumam viajar duas a três vezes ao ano, preferindo regiões de sol e praia, parques temáticos e áreas de lazer.

Para garantir a viabilidade desse modelo, empresas como a Altma investem em localização estratégica, design diferenciado e gestão comercial especializada, assegurando a satisfação dos proprietários e investidores.

“Nosso objetivo é transformar vidas por meio da inovação no mercado imobiliário”, destaca Falavina. Segundo ele, a localização é um fator chave para o sucesso do empreendimento, aliado a um design inovador e um atendimento diferenciado.

Moradias universitárias: estrutura moderna e praticidade

Outro segmento que vem ganhando força são as moradias universitárias, conhecidas como “student housing”. O B41, primeiro empreendimento do tipo no Paraná, é um exemplo claro dessa tendência.

Empreendimentos voltados para nova geração trazem serviços de conveniência dentro do condomínio Crédito: Divulgação/Altma

Localizado ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), foi projetado para atender às necessidades acadêmicas e sociais dos estudantes, com espaços comuns voltados para estudo e integração.

Com apartamentos totalmente prontos para morar, o residencial terá opções de locações de unidades inteiras ou dormitórios, para compartilhamento dos apartamentos entre estudantes. Com piscina, sala de jogos eletrônicos, cinema ao ar livre, refeitório, espaços de estudos e áreas de convivência abertas à comunidade, que incluem praça e espaços comerciais, o multirresidencial deve ser entregue em 2027.

A crescente busca por esse tipo de moradia reflete um novo perfil de universitário que prioriza comodidade e infraestrutura moderna. “O B41 representa um grande avanço no conceito de moradia estudantil no Brasil”, afirma Falavina. “A gestão especializada e a infraestrutura de ponta garantem não só praticidade, mas também qualidade de vida para os estudantes”, afirma.

Outra categoria que é tendência é a de moradia inteligente que traz apartamentos compactos, entregues mobiliados, decorados e equipados, além de rede de serviços dentro do condomínio. A solução ainda permite a moradia por assinatura e permuta do assinante entre empreendimentos da rede Housi, que possui cerca de 100 mil apartamentos padronizados, disponíveis em 125 cidades.

Com modelos inovadores como multipropriedade, student housing e moradia por assinatura, o mercado imobiliário brasileiro caminha para soluções mais flexíveis e adaptadas às novas demandas da sociedade. A tendência é de que esses formatos ganhem ainda mais espaço nos próximos anos, revolucionando a forma como as pessoas moram e investem em imóveis.

Entrevistado
Gabriel Falavina Dias é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), sócio-fundador e diretor-executivo da incorporadora ALTMA.

Contato:
jornalistaclaudiaguadagnin@gmail.com

Jornalista responsável
Ana Carvalho
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A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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