Construção da Ponte Harald Karmann promove importante avanço na mobilidade urbana de Joinville

Concrebras forneceu todo concreto utilizado na ponte, que possui extensão de 42,40 metros e largura de 15,20 metros

Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos.
Crédito: Secom Joinville

A construção da ponte Harald Karmann, anteriormente conhecida como Ponte Nacar, representa um marco para a mobilidade e a infraestrutura urbana de Joinville (SC). A obra, que faz parte de um investimento de R$ 29 milhões da Prefeitura, visa otimizar o fluxo viário e ampliar a integração entre as regiões central e sul da cidade, promovendo um importante avanço na mobilidade urbana.

A Ponte Harald Karmann foi projetada para ser um eixo de ligação entre as ruas Coronel Francisco Gomes e Nacar, sobre o rio Bucarein. Com uma extensão de 42,40 metros e largura de 15,20 metros, a nova estrutura é composta por três faixas de trânsito, sendo uma delas exclusiva para o transporte público e duas para veículos em geral.

A ponte também conta com calçadas para a passagem segura de pedestres, reforçando o compromisso com a mobilidade sustentável. “A revitalização dessa ponte é essencial para a cidade, pois contribui significativamente para o sistema viário da região central e sul de Joinville. Essa melhoria trará maior fluidez ao tráfego e beneficiará milhares de pessoas diariamente”, explica Paulo Mendes Castro, diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville.

Infraestrutura moderna e sustentável

Toda a estrutura de concreto da ponte, incluindo peças pré-moldadas, foi fornecida pela Concrebras.
Crédito: Secom Joinville

O projeto inclui não apenas a construção da ponte, mas também uma série de intervenções viárias na rua Nacar e em ruas adjacentes. Essas obras compreendem a instalação de tubulações de drenagem, a construção de uma nova base e sub-base para a pavimentação, além de calçadas acessíveis. Itens complementares, como meio-fio e bocas-de-lobo, também foram implementados, promovendo uma infraestrutura moderna e eficiente.

Com capacidade para suportar até 5.400 veículos por hora, a Ponte Harald Karmann deve contribuir para a redução de congestionamentos e aprimorar a mobilidade na área. “Nossa expectativa é de que essa ponte não só melhore a circulação de veículos, mas também incentive o uso do transporte público, que agora conta com uma faixa exclusiva, facilitando o deslocamento dos moradores e trabalhadores da região”, destaca Castro.

Fornecimento de concreto pela Concrebras

Toda a estrutura de concreto da ponte foi fornecida pela Concrebras. Ao todo, foram utilizados 630 m³ de concreto na obra, garantindo a resistência e durabilidade da ponte. O concreto foi cuidadosamente desenvolvido para atender às especificidades da construção, de modo a garantir a segurança e a estabilidade da estrutura.

Em estruturas pré-moldadas, foi utilizado o concreto de resistência de 40,0 MPa, descarregado dentro de formas, normalmente metálicas. Depois de secas, as peças foram fixadas à estrutura com auxílio de guinchos ou guindastes.

A Ponte Harald Karmann faz parte de um plano de mobilidade que inclui outras três frentes de trabalho, todas com o objetivo de melhorar o sistema viário de Joinville. Na segunda etapa, foi realizada a pavimentação e implantação de drenagem e rede de esgoto na rua Graciosa, ligando-a à rua Guanabara. A terceira frente envolveu a pavimentação entre as ruas Guanabara e Desembargador Heráclito Ribeiro, e a quarta etapa consiste na pavimentação da rua Coronel Francisco Gomes, que se estende desde a rua Eugênio Moreira até o bairro Bucarein.

A conclusão da ponte ocorreu em setembro deste ano e, embora alguns veículos já estejam utilizando a via, o tráfego oficial só será liberado após a conclusão da pavimentação da rua Coronel Francisco Gomes, prevista para as próximas semanas. Essa liberação permitirá que a ponte opere em plena capacidade, beneficiando motoristas, pedestres e usuários de transporte público.

Um futuro com mais infraestrutura e mobilidade

Projeto inclui construção da ponte e uma série de intervenções viárias na rua Nacar e em ruas adjacentes.
Crédito: Secom Joinville

A construção da Ponte Harald Karmann é um passo significativo para Joinville, uma cidade que cresce e se moderniza a cada ano. Essa obra representa um investimento na qualidade de vida dos joinvilenses e uma resposta às demandas por melhorias no transporte urbano. “Esperamos que a ponte contribua para o desenvolvimento da cidade, tornando o trânsito mais fluido e seguro para todos”, destaca.

A expectativa é de que, com a conclusão do projeto, a Ponte Harald Karmann seja um modelo de infraestrutura viária moderna, adaptada às necessidades de uma cidade em crescimento, e como uma referência de integração entre transporte público e privado, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para o bem-estar da população de Joinville.

Entrevistado

Paulo Mendes de Castro é engenheiro civil graduado pela Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui experiência profissional na construção e operação de rodovias, construção de obras de arte especiais (pontes), terraplanagem, barragem, obras para captação de água, estação de tratamento de água, construção de aterro hidráulico, entre outras. Desde 2021 é diretor na Secretaria de Infraestrutura Urbana da Prefeitura de Joinville, coordenando a construção de obras como a Ponte Harald Karmann, Ponte Albertinho Bornschein e a Ponte Joinville.

Contato/Assessoria de Imprensa:
imprensa@joinville.sc.gov.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



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