Minicidade tecnológica transforma o interior do Paraná em polo de inovação e empreendedorismo

Objetivo é estabelecer um ecossistema que estimule a pesquisa, a educação e a moradia, atraindo empresas de tecnologia e startups

Meta do Biopark é se consolidar como um dos maiores polos de inovação do país.
Crédito: Divulgação

A região Oeste do Paraná está em plena transformação com a construção de uma minicidade tecnológica voltada para a inovação e o desenvolvimento. Localizado em Toledo, a cerca de 500 km de Curitiba, o Biopark – Parque Tecnológico do Oeste do Paraná – ocupa uma área de cinco milhões de metros quadrados e se destaca como um polo de educação, pesquisa e empreendedorismo.

Iniciado em 2016, o projeto busca criar um ecossistema integrado que vai além da simples oferta de infraestrutura, promovendo um ambiente colaborativo entre empresas, universidades e centros de pesquisa. “Queremos estabelecer um ecossistema que estimule a inovação, a pesquisa, a educação e a moradia, atraindo empresas de tecnologia e startups que desenvolvam soluções em um ambiente colaborativo”, explica Victor Donaduzzi, presidente executivo do Biopark. Desde o seu lançamento, a iniciativa tem contribuído para transformar uma região predominantemente agrícola em uma área urbana moderna.

Educação como pilar fundamental

A educação é um dos principais pilares do Biopark, com o objetivo de impactar positivamente a vida das pessoas e fomentar o desenvolvimento de novos projetos e oportunidades. Segundo Donaduzzi, isso é feito a partir de um modelo educacional moderno, atraente aos estudantes e capaz de gerar pesquisa, inovação e novos negócios. Em 2024, a instituição destinou mais de R$ 5 milhões em bolsas de estudo, o que contribuiu para seu reconhecimento como Entidade de Utilidade Pública em Toledo.

A Biopark Educação é atualmente considerada a melhor instituição de ensino superior do Oeste do Paraná, com 70% dos cursos aprovados ou reconhecidos com nota máxima pelo MEC e 86% de empregabilidade entre os estudantes. “Para os próximos anos, a meta é expandir em 40% o portfólio de cursos oferecidos. Em 2025, o Colégio Donaduzzi iniciará suas atividades, atendendo 300 alunos do ensino fundamental e médio com um currículo bilíngue e metodologias de ensino ativas”, informa.

Investimentos em pesquisa e empreendedorismo

Parque oferece infraestrutura diversificada, como coworkings, laboratórios e barracões industriais.
Crédito: Divulgação

O Biopark se consolidou como um centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), abrigando iniciativas que visam resultados práticos. A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação da Embrapa Oeste Paranaense, por exemplo, tem se destacado em projetos relevantes, como o NAPI Alimentos Saudáveis, que recebeu um investimento de R$ 25 milhões. Além disso, áreas como Biomateriais e a produção de queijos finos têm ganhado reconhecimento nacional e internacional.

O apoio ao empreendedorismo é outro diferencial do Biopark. Com mais de 200 empresas fazendo parte de seus programas de incubação e aceleração, o parque oferece infraestrutura diversificada, como coworkings, laboratórios e barracões industriais. “Estamos focados em fomentar o empreendedorismo, buscando desenvolver empresas e empreendedores do zero”, destaca Donaduzzi. Nos próximos meses, um novo prédio empresarial será construído para atender empresas da área de tecnologia, ampliando ainda mais as oportunidades.

Infraestrutura e qualidade de vida

A estrutura do Biopark contempla um loteamento universitário, espaços comerciais e residenciais, além de áreas de lazer, como parques, ciclovias e pistas de caminhada. O projeto inclui a construção de um hospital e melhorias na infraestrutura de acesso, como uma trincheira sob a PR-182, que trará mais segurança no trânsito. Para garantir a segurança, o Biopark está implementando um sistema de vigilância eletrônica conectado à Guarda Municipal de Toledo.

“A rápida expansão exige atenção especial para manter a gestão eficiente e a governança”, explica Donaduzzi, reforçando o compromisso do Biopark com o desenvolvimento estruturado.

O parque tecnológico está transformando não só Toledo, mas toda a região, com perspectivas promissoras para se consolidar como um dos maiores polos de inovação do Brasil.

Entrevistado

Victor Donaduzzi é graduado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com MBA pela Universidade de Pittsburgh (EUA) e especialização em Ecossistemas de Inovação pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology (EUA). Atualmente, é vice-presidente do Conselho de Administração e presidente Executivo do Biopark, e investidor em startups que impulsionam o futuro da inovação. Contato: sarah@centralpress.com.br

Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience

A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo