Novo viaduto em Minas Gerais deve melhorar fluxo para empresas mineradoras da região de Congonhas
Obra vai trazer ganho significativo, encurtando distância em 5 km para fazer retorno
O município de Congonhas (MG), localizado a 72 km de Belo Horizonte, vai investir cerca de R$ 84 milhões na construção de um novo viaduto sobre a BR-040 na entrada norte da cidade, obra aguardada há mais de 25 anos. O novo viaduto vai ligar a BR-040 ao anel Norte, ao lado do IFMG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais).
De acordo com o secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Congonhas (MG), Saulo Queiroz, a obra é de extrema importância para melhorar a entrada norte da cidade de Congonhas, trazendo benefícios para quem trafega pela rodovia 040.
Congonhas concentra empresas de mineração
Mas não é só isso. “O novo viaduto vai trazer um ganho significativo para as empresas mineradoras que vão utilizá-lo como retorno, pois o outro ponto de retorno está a mais de 5 km de distância”, ressalta.
Por esse motivo, é elevado o tráfego de caminhões carregados de minério, além de ônibus transportando funcionários dessas empresas. De acordo com a Prefeitura, há horários em que até 170 veículos circulam saindo ou chegando das empresas.
Obra deve ser concluída em 14 meses
As obras já tiveram início imediato após a assinatura da ordem de serviço, ocorrida no dia 14 de junho, estando em fase de execução as fundações. A conclusão do novo viaduto está prevista para 14 meses, período de vigência do contrato, mas pode ser finalizado antes do prazo, dependendo da intensidade do período chuvoso.
“A obra vai trazer ganho de tempo e segurança no uso do viaduto como retorno, sendo que nas suas especificações já constam a duplicação com canteiro central, iluminação e sinalização da área da rodovia 040, que também passará por adequações pela nova concessão”, assinala.
Estrutura eficiente e estética agradável
De acordo com o Consórcio Paineira-Bali, que está executando a obra, o projeto utiliza materiais de referência, como pré-moldados que facilitam e agilizam os serviços. O novo viaduto promete trazer mais segurança e fluidez ao tráfego, além de representar um marco inovador na infraestrutura local.
O novo viaduto incorpora soluções modernas de engenharia, proporcionando uma estrutura eficiente e esteticamente agradável. No total, devem ser utilizados 2.405,05 m³ de concreto. O viaduto terá concreto armado nos pilares e no tabuleiro, além de vigas metálicas.
A estrutura projetada do viaduto contribuirá para a diminuição de acidentes, proporcionando mais tranquilidade aos usuários da via. Por isso, o viaduto terá quatro alças de acesso, com retorno, duplicado. A obra também deve impulsionar o desenvolvimento urbano, valorizando a região e atraindo novos investimentos.
Entrevistado
Saulo Queiroz é engenheiro, advogado e administrador. Atualmente, é secretário de Obras e Infraestrutura da Prefeitura de Congonhas (MG). Fez parte da diretoria da CEMIG, Andrade Gutierrez, Mendes Junior e Eletrobras.
Contato/assessoria de imprensa:
imprensa@congonhas.mg.gov.br
Jornalista responsável
Ana Carvalho
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.