Torre Sucupira utiliza pré-moldados em sua estrutura
Ao utilizar técnica, houve redução de 7 meses no prazo de estrutura em relação à opção moldado in loco
Localizado próximo a um dos cartões-postais de São Paulo, a Ponte Estaiada, o complexo multiuso Parque da Cidade foi concebido numa área de “brownfield”, ou seja, agregou-se valor recuperando-se uma área degradada. Um dos destaques deste empreendimento é a Torre Sucupira, que utilizou pré-moldados em sua construção.
A solução estrutural eleita para a execução da Torre Sucupira foi o sistema com pilares parede compondo um núcleo rígido, além de pilares retangulares moldados com fôrmas metálicas e sistema de pré-vigas.
“Foram realizados diversos estudos com diferentes tipos de estruturas e a que trouxe um melhor custo-benefício foi a solução escolhida e adotada”, afirma Caroline Torossi, engenheira da OR, que faz incorporação e construção de empreendimentos residenciais, corporativos e loteamentos.
Segundo Torossi, o sistema escolhido, que é de pré-vigas e laje alveolar com 3 gruas, tinha o valor de R$ 17.218.208,10 e prazo de 11 meses. Já a estrutura convencional moldada “in loco”, ficava em R$ 17.465.714,72 e prazo de 18 meses.
Benefícios do uso de pré-moldados
De acordo com Torossi, esta técnica foi utilizada como forma de promover sustentabilidade em toda a cadeia de produção do edifício. Dentre os benefícios, é possível destacar:
- Redução de 7 meses no prazo de estrutura, em relação à opção moldado in loco;
- Redução de mão de obra indireta, pois as peças eram produzidas na fábrica de pré-moldados;
- Redução da geração de resíduos;
- Diminuição do número de caminhões no fluxo de transporte (redução na geração de CO₂).
Lajes pré-moldadas
As lajes da Torre Sucupira também são pré-moldadas. “As lajes alveolares foram escolhidas devido a todos os benefícios dos sistemas pré-fabricados já informados e também pelo fato de trazer uma maior agilidade na montagem reduzindo os custos indiretos. Além de que as lajes alveolares protendidas permitem vencer maiores vãos”, informa Torossi.
Para fazer as lajes alveolares, foram considerados os seguintes índices:
– Sobrecarga do térreo: 2,2 tf/m²
– Garagens – subsolo: considerar 100 + 300 kg/m²
– As cargas utilizadas para dimensionamento das lajes do pavimento são: permanente = 150 kg/m² e acidental = 500 kg/m²
Fundação e uso de estruturas pré-moldadas no subsolo
Localizado próximo à Marginal Pinheiros, o empreendimento tem 5 subsolos e foi realizada contenção em parede diafragma com tirantes provisórios e permanentes. “Devido ao fato de haver rochas na cota de apoio da fundação, foi realizado sistema de fundação direta com sapatas”, afirma Torossi. A taxa média de compressão da rocha foi de 12 a 15 kg/cm².
No subsolo e embasamento, foi utilizado o sistema com pilares, vigas e lajes pré-fabricadas.
Logística com pré-moldados
Considerando que o sistema pré-fabricado exige uma demanda grande de equipamentos para a sua montagem, foram utilizadas 3 gruas para a movimentação e instalação dos sistemas pré-fabricados o que fez com que o prazo de montagem reduzisse.
A tabela abaixo mostra a diferença do uso de uma, duas ou três gruas:
Fontes
Caroline Torossi é engenheira da OR
Contato
Assessoria de imprensa OR – imprensa@or.com.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
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