CBIC prevê expansão de 3,5% para o setor da construção civil em 2022

Crescimento fica acima da projeção de crescimento do PIB brasileiro, que é de 2,65%

Entre julho de 2020 e julho de 2022, construção civil já gerou mais de 600 mil novos postos de trabalho com carteira assinada.
Crédito: Envato

Depois de elevar a previsão de crescimento neste ano de 2% para 2,5% em abril, agora a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) projeta nova expansão de 3,5% para o setor em 2022. Este dado representa um aumento maior que o do PIB brasileiro que, de acordo com a Pesquisa Focus, tem previsão de alta de 2,65%

Em agosto de 2022, a Sondagem da Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostrou o melhor desempenho do último ano. O relatório apresentou diversos índices positivos: expansão da atividade e do emprego, além do aumento da confiança da construção.

“Se considerarmos os 50 países que já divulgaram o PIB do segundo trimestre, a economia brasileira ocupa o 12º melhor resultado. Isto é um aspecto positivo que precisamos ressaltar. Em todas as bases de comparação dos resultados do PIB, a construção civil cresce acima da economia nacional. Enquanto a economia cresceu 1,2% nesse segundo trimestre com relação ao primeiro, a construção civil cresceu 2,7%. Se compararmos ao resultado anual, o país cresce 2,5%, enquanto o setor cresce 10,5%”, aponta Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, durante webinar da instituição.

De acordo com Ieda, de julho de 2020 a julho de 2022, a construção já gerou mais de 600 mil novos postos de trabalho com carteira assinada. “Vale lembrar que são empregos diretos. No entanto, a cada R$ 1 milhão investidos no setor, temos 18,31 novos postos diretos, indiretos e induzidos, este índice pode ultrapassar 1 milhão de empregos”, explica a economista

Outro índice apresentado por Ieda é que a construção civil está 12,5% acima do nível de atividade do período pré-pandemia. “Se contabilizarmos os últimos três meses de 2019 e o resultado do segundo trimestre de 2022, nós estamos 12,5% acima. A construção civil é o setor com segundo melhor resultado, ficando atrás apenas do segmento de informação, que é componente do setor de serviços”, destaca Ieda. 

Economia em ano eleitoral e os impactos na indústria da construção

Em webinar da CBIC, Caio Megale, economista chefe da XP Investimentos, apontou que, no Brasil, a economia tem apresentado resultados positivos. “Chegamos a projetar zero para o PIB de 2022 – e houve previsões de que seria negativo. Ao olhar um cenário que engloba guerra entre Rússia e Ucrânia, juros de 14% e ano de eleições, parecia algo bastante negativo. No entanto, tivemos também a reabertura da economia e a alta das commodities ajudam a melhorar este cenário. Além disso, a inflação vem caindo – gasolina, alimentos, bem duráveis, entre outros”, afirma Megale. Para o economista, independente de quem vencer a eleição, há incertezas de ambos os lados.

Medidas do Programa Casa Verde e Amarela

Para Rodrigo Luna, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP), a nova curva de subsídios do Programa Casa Verde e Amarela e novos tetos já tiveram efeitos importantes. “Agora temos duas novas ferramentas que são a ampliação do prazo de financiamento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) de 30 para 35 anos e o FGTS consignado. Embora ainda não estejam em operação, são duas agendas muito importantes para recompor parte das famílias que perderam a condição de adquirir a casa própria”, comentou Luna durante webinar da CBIC

Fontes
Ieda Vasconcelos é economista da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC)

Caio Megale é economista chefe da XP Investimentos.

Rodrigo Luna é presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi-SP)

Contatos
Assessoria de imprensa CBIC – ascom@cbic.org.br 
Secovi-SP – aspress@secovi.com.br
XP Investimentos – deborah.rodrigues@xpi.com.br

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo