6 dicas para obter bom desempenho térmico em edifícios

Conforto ambiental influencia nas atividades do dia a dia e economia de energia

Iluminação natural promove bem-estar para os moradores e ajuda a acelerar atividades vitais.
Crédito: Envato

Seja no inverno ou no verão, o desempenho térmico influencia no conforto das pessoas durante a realização de suas atividades diárias e até no sono, além de contribuir para a economia de energia.

“O desempenho térmico envolve uma série de fatores, como idade, sexo, condições físicas e psicológicas, questões ambientais, características do imóvel e etc”, destacam Pedro Pugliese e Victor Henriques, engenheiros da Help Reforma e Construção – Construtora.

Veja algumas alternativas para obter maior conforto térmico:

  1. Iluminação natural

Além dos fins estéticos, a iluminação natural é uma ótima opção sustentável. “Melhora a qualidade do espaço, o bem-estar físico, psicológico e previne fungos”, pontuam Pugliese e Henriques.

Além da redução no consumo de energia, a iluminação natural torna o sistema do ser humano mais produtivo. “A luz estimula a região do cérebro responsável por avisar o restante do organismo que está no momento de acelerar as atividades vitais. Com a luz natural, o ser humano consegue estar sempre em contato com a natureza e isso traz maior conforto térmico, já que seu corpo não levará um choque ao sair de um ambiente para outro”, explicam Pugliese e Henriques.

Em alguns casos, no entanto, a entrada de muita luz no ambiente pode causar desconforto térmico, com calor excessivo, por exemplo. Para realizar um projeto com iluminação solar, principalmente em edifícios, Pugliese e Henriques acreditam ser necessário um estudo para entender o clima da região, a quantidade de luz, orientação solar, quantidade de horas de luz por dia, entre outros dados.

  1. A importância da cobertura

Alguns tipos de cobertura ajudam na hora de projetar uma edificação que tenha como objetivo proporcionar conforto térmico aos usuários. “É o caso, por exemplo, do telhado verde, que apresenta um excelente desempenho térmico, isolando as coberturas. E a telha termoacústica que é composta por telhas metálicas, com um preenchimento de poliuretano entre elas. Além de proporcionar um conforto térmico, elas também isolam o som, garantindo um conforto acústico. 

  1. Drywall

Já na questão de materiais, o Drywall, que é feito por gesso e armação metálica, possui a capacidade de não absorver a temperatura externa do ambiente, servindo como um isolante térmico, segundo Pugliese e Henriques.

  1. Cuidado com as estruturas de madeira

De acordo com Pugliese e Henriques, uma estrutura de madeira pode ser muito indicada para o conforto térmico já que tem uma baixa condutividade de temperatura, mas nem sempre deve ser recomendada. “Ela não entra em harmonia com temperaturas extremas, além de também precisar estar atento no modo que está posicionada em relação ao sol”, pontuam.

  1. Uso de tons claros

 Além da parte de estrutura, um erro comum e que irá atrapalhar no conforto térmico é o uso das cores. “Em temperaturas altas, paredes e revestimentos em tons claros retém menos calor, deixando os ambientes mais arejados e frescos“, concluem Pugliese e Henriques.

  1. Edifícios em regiões frias

Conforme a norma de desempenho (ABNT NBR 15575), se a construção for feita em uma região mais fria, é preciso observar especificações dos caixilhos, da vedação das janelas, da qualidade dos tijolos (cerâmicos ou de concreto) e do revestimento do piso e das paredes. Outra medida importante diz respeito à instalação de materiais isolantes. É o caso, por exemplo, de mantas entre o piso e o contrapiso, lajes pré-fabricadas com elementos como o isopor, janelas com vidro duplo e até portas com componentes isolantes.

Entrevistados
Pedro Pugliese e Victor Henriques são engenheiros da Help Reforma e Construção – Construtora.

Contato
comercial@helpreformas.com

Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo