EXPO REVESTIR 2022: 5 tendências para ficar de olho
Sustentabilidade, inovações tecnológicas e inspiração na moda foram alguns dos destaques dos expositores
Em março de 2022, aconteceu em São Paulo a EXPO REVESTIR, a maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina. Cerca de 200 expositores apresentaram as principais novidades e tendências que vão orientar a criatividade dos profissionais nos projetos e empreendimentos de 2022 e início de 2023.
“A feira é o resultado de um projeto do setor cerâmico nacional, que nasceu há 20 anos, com o objetivo de criar um ambiente adequado para a geração de negócios. Ao longo dos anos, o evento cresceu e consolidou-se como o mais importante no segmento de revestimentos e acabamentos da América Latina e um dos principais do mundo para a construção civil”, destaca Benjamin Ferreira Neto, Presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (ANFACER), promotora da feira.
Veja o que foi destaque no evento:
1. Sustentabilidade
Como tem acontecido com frequência no setor de construção civil e arquitetura, a sustentabilidade é algo cada vez mais presente na EXPO REVESTIR. A Cosentino, por exemplo, apresenta a série Silestone® Sunlit Days, primeira coleção neutra em carbono da indústria de superfícies de quartzo e pedras compostas. Já a Lepri trouxe peças sustentáveis inspiradas em tijolos rústicos. O modelo Maxi Brick Mattone Graffiatto Cappuccino, por exemplo, foi feito a partir da lama que assolou a cidade de Mariana, em Minas Gerais. Além disso essa mesma marca se destacou por trazer o brick Lepri Mare, revestimento feito a partir de resíduos reutilizados – como plástico retirado dos oceanos, ou vidros de lâmpadas florescentes.
Ainda, outro produto que investe em sustentabilidade é o granilite Terrazzo, vencedor do Prêmio Best in Show 2022. Este revestimento reúne fragmentos de granito, quartzo, vidro e mais. Já a Aubicon, que produz mantas acústicas e pisos emborrachados, transformou toneladas de pneus descartados em coleções, com destaque para a Impact Roll Formatos, Impact Soft Mulch e Peso Livre Evolution. Por fim, uma opção que é ideal para fazer barreiras permeáveis em edifícios verdes é o Pedrita, um elemento metálico vazado que dá liberdade à modulação de volumes, desenvolvido pelo arquiteto Arthur Casas.
2. Inspiração na moda
Muitas vezes os universos da moda e da arquitetura conversam. A Ceusa, por exemplo, trouxe coleções de porcelanato assinada pela estilista Isabela Capeto. O resultado foi peças com toque artesanal e inspiradas pela cultura brasileira. Já a Damme Porcelanato o apresentou produto Sahara, que é inspirado em grifes como Dior e Versace e ressalta tons terrosos.
3. Inspiração em grandes arquitetos
Em 2021, a arquitetura brasileira perdeu dois grandes nomes: Ruy Ohtake e Paulo Mendes da Rocha. Estas duas personalidades inspiraram a coleção Unlimited Dreams, da Portobello. A Linha Soma, que foi cocriada pelo próprio Paulo Mendes da Rocha, junto de sua filha, a designer e arquiteta Nana Mendes da Rocha, reproduz o concreto em porcelanato com peças lisas e estampadas. Já a Linha Oh!take foi inspirada pelo trabalho do arquiteto com a inovação das grandes superfícies em porcelanato. Aqui, o uso de cores, curvas e do concreto são predominantes.
4. Cubas diferenciadas
O que não faltou na EXPO REVESTIR foram modelos super diferenciados de cubas. A cuba de sobrepor Arthur Casas, por exemplo, conta com metal aplicado ao centro da cuba e evita a molhadeira na bancada. A Deca, por sua vez, trouxe a tecnologia Smart Block, um inteligente retentor de sujeira, que é encaixado na cuba e evita o entupimento com fios de cabelo ou barba. Além disso, com esse acessório é possível fazer a limpeza de forma muito mais fácil.
E que tal uma cuba que parece uma joia? Na EXPO REVESTIR, foi possível ver cubas de inox texturizadas, com estética que remete à aplicada em joias. Já as cubas da Artist Editions têm produção totalmente artesanal e cada um dos artistas tem liberdade de criação. Como resultado, cada peça tem uma história singular.
5. Tecnologia
A tecnologia também foi um elemento de forte presença na EXPO REVESTIR 2022. Um dos destaques foi o Chuveiro Moxie 2.0, que conta com caixa de som sem fio e permite streaming de músicas, notícias e outros tipos de áudio. Outro item que chamou a atenção foi a Doc Vox®, um sistema exclusivo de acionamento por voz. É só pedir que ela fornece água na quantidade desejada, através de comandos pré-definidos. O sistema permite que o fluxo de água seja acionado ou interrompido remotamente.
Já a bacia sanitária Inteligente Veil conta com controle remoto e permite o ajuste da temperatura do assento, o jato de limpeza e até a iluminação noturna. Além disso, possui sensor de presença e o assento abre e fecha por aproximação.
Entrevistado
EXPO REVESTIR/ANFACER (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres)
Contato
simoes@anfacer.org.br
Jornalista responsável
Marina Pastore
DRT 48378/SP
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.