Com 5G no Brasil, construção civil poderá extinguir o retrabalho
Nova internet fará os projetos darem salto tecnológico, o que vai impactar também na qualidade das obras
A entrada da tecnologia 5G no Brasil abre um universo de possibilidades para o tráfego de dados no país. Enfim, a Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas) dispõem de uma infraestrutura de conectividade capaz de fazê-las chegar a inúmeros setores, incluindo a construção civil. Mas entre as novas possibilidades, o que é realidade e o que ainda é ficção para os milhares de canteiros de obras espalhados no país?
Com certeza, a disseminação do BIM será realidade. Já o uso de robôs que possam desempenhar a função de operários em tarefas como alvenaria, por exemplo, ainda está no campo ficcional para o Brasil. De acordo com especialistas em incorporação de tecnologias na construção civil, a fase de projetos dos empreendimentos dará um salto de qualidade com a chegada do 5G.
É o que afirma o engenheiro civil Rodrigo Koerichi, da AltoQi Tecnologia. “A tecnologia vai nos mostrar que dá para fazer muito melhor do que fazemos hoje. A cultura do improviso nos canteiros de obras está com os dias contados. Principalmente, porque a difusão do BIM nas empresas de engenharia só tende a crescer”, avalia.
É quase consenso entre os especialistas de que a tecnologia irá impactar positivamente a execução das obras. O engenheiro civil Marcus Granadeiro, por exemplo, entende que o retrabalho poderá ser extinto com o emprego da internet 5G nos canteiros de obras. “O 5G trará economia de tempo e de dinheiro ao setor da engenharia. O ganho de agilidade com essa conexão resultará na redução de erros e de esforços desnecessários, eliminando os retrabalhos”, cita.
Para Granadeiro, quase todos os setores envolvidos em uma obra terão ganhos importantes com a tecnologia 5G. “Na esteira da digitalização, o avanço na transferência e no uso de dados permitirá que tecnologias como o Deep Learning – sistema que une Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML) para análises mais intrínsecas – orientem as decisões relacionadas a suprimentos, ao planejamento, à supervisão da obra e ao gerenciamento de contratos, sem falar do projeto em si”, afirma.
Pesquisa mostra o que as empresas de engenharia esperam da tecnologia
Pesquisa realizada pela Thórus Engenharia, a Brain Inteligência Estratégica e a Sienge aponta qual será o impacto do 5G e da disseminação do BIM nas construtoras e nos escritórios de engenharia de projetos. Foram entrevistadas empresas localizadas nas 5 regiões do país e 87% avaliam que haverá melhor compatibilização dos projetos. Outros 73% entendem que os projetos serão mais detalhados, enquanto 56% afirmam que haverá menos desperdício nas obras. Já 53% dizem que vai melhorar o planejamento. Por fim, 46% creem que será possível estimar melhor o custo da obra.
A expectativa é que no segundo semestre de 2022 o 5G esteja disponível nas capitais dos estados das regiões sul (Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre) e sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória), assim como no Distrito Federal, Goiânia-GO, Campo Grande-MS, Salvador-BA, Recife-PE e Fortaleza-CE. Nas demais regiões do país, a tecnologia avançará progressivamente a partir de 2023.
Entrevistado
Reportagem com base no webinar Tendências da construção civil para 2022 e no artigo 5G e o setor de engenharia: impactos no custo de gerenciamento e de pessoas, do engenheiro civil Marcus Granadeiro
Contatos
contato@softplan.com.br
marketing@altoqi.com.br
contato@brain.srv.br
contato@thorusengenharia.com.br
www.construtivo.com/entre-em-contato/
Jornalista responsável:
Altair Santos MTB 2330
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.