Com 60 andares, arranha-céu sem vigas será lançado em 2025 em Balneário Camboriú
Edifício terá mais de 240 metros de altura e promete ser um dos mais modernos do país
Os números impressionam: 60 andares, 240 metros de altura e 92 apartamentos, além de 9 unidades máster e uma cobertura. Assim será o Boreal Tower, edifício que já está com obras em andamento em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, e tem entrega prevista para o início de 2025.
Realizado pela FG Empreendimentos, o novo arranha-céu tem como um de seus principais diferenciais o seu sistema estrutural, já que, segundo a empresa, o prédio será o primeiro da região a utilizar paredes de concreto com base no sistema de pilares e lajes. Isso permite que não sejam utilizadas vigas internas, proporcionando ambientes com espaços mais livres e que ofereçam maior flexibilidade e conforto aos moradores.
“O empreendimento é um verdadeiro exemplo de inovação e qualidade, fruto de um trabalho de equipe altamente qualificada e comprometida em atender às mais altas expectativas do mercado”, afirma André Bigarella, diretor de engenharia da FG. Uma técnica pouco usada no Brasil, conhecida como “pilled raft”, foi utilizada na fundação do edifício. Com ela, um grande bloco de concreto armado é assentado diretamente no maciço rochoso e fixado com o auxílio de estacas raiz.
De acordo com Bigarella, os especialistas responsáveis pelo projeto, que vem sendo desenvolvido há mais de 10 anos, estão sempre em busca das mais recentes tecnologias para fortalecer a segurança e a qualidade das obras. “A equipe técnica da empresa viajou pelo mundo todo em busca das melhores tecnologias disponíveis no mercado, desde a logística de obra até a aplicação de tubulações, instalações e válvulas redutoras de pressão, além de sistemas de fachadas unitizadas e automação predial.”
Ainda sobre o aspecto estrutural do Boreal Tower, sua logística de execução conta com sistema de alumínio e proteção de periferia para concretagem das lajes, eliminando o uso de formas de madeira. Também deixou de ser necessária a utilização de alvenaria, já que as paredes de periferia são pilares. Em relação à fachada, o projeto prevê a utilização de sistema de pele de vidro em toda a parte frontal, assim como vidros laminados nas janelas, enquanto o restante é composto por um sistema ventilado com ACM (Aluminium Composite Material), para garantir menor custo e maior durabilidade.
“Erguemos a estrutura e fazemos todo envelopamento do prédio em pele de vidro”, explica o diretor da FG. “Com isso, ganhamos tempo, limpeza e também qualidade na obra, com toda a periferia protegida e fechada, trazendo segurança para os trabalhadores na obra e reduzindo drasticamente o impacto com a vizinhança.”
Outros destaques do arranha-céu são o sistema de drywall, desenvolvido nos últimos seis anos pela empresa e que consiste em uma estrutura mais leve, eliminando a necessidade de reboco na torre, e a melhor acústica do prédio, obtida por meio do assentamento do porcelanato em uma manta customizada que garante um ambiente silencioso, além de absorver as movimentações naturais da estrutura.
Fontes
FG Empreendimentos
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
A opinião dos entrevistados não reflete necessariamente a opinião da Cia. de Cimento Itambé.
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.