Emissão da ART ficou mais rápida e intuitiva pelo site do Crea-SP

Mudanças na plataforma permitem que profissionais diminuam tempo de preenchimento pela metade

Mamede Abou Dehn Jr., vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP.
Crédito: Divulgação

A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é um documento obrigatório para obras e serviços prestados nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, que funciona como uma garantia para o consumidor sobre o que foi contratado, além de uma segurança para o prestador do serviço.

Para agilizar o processo de emissão, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), por meio do CreaNet, que é a sua plataforma de serviços, desenvolveu um sistema mais moderno e intuitivo que possibilita o preenchimento mais rápido dos dados – passando de cerca de quatro para dois minutos.

“Diminuímos a quantidade de campos onde são inseridos os dados para emissão da ART e aplicamos o preenchimento automático em alguns outros desses campos. São melhorias que dão mais agilidade ao profissional”, afirma o engenheiro Mamede Abou Dehn Jr., vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP. “Outras mudanças foram adotadas na etapa de indicação da empresa relacionada à atividade prestada, que ficou mais simples, não sendo mais necessário pesquisar pela mesma, uma vez que o sistema oferece a opção de seleção das pessoas jurídicas já associadas ao profissional.”

Nova versão de preenchimento da ART está disponível no site do Crea-SP.
Crédito: Divulgação

Outra novidade é que, agora, o módulo onde os profissionais emitem a ART está de visual novo, e o sistema foi adequado à Tabela Nacional de Obras e Serviços (TOS Nacional), adotada pelo Crea-SP. Isso permitiu um ganho de tempo significativo, já que o profissional, antes disso, precisava conhecer exatamente as definições de cada atividade para escolher aquela que mais se identificava com o serviço prestado por ele.

Abou Dehn Jr. explica que as mudanças foram feitas a partir da análise dos apontamentos feitos pelos próprios profissionais. “Precisamos de alguns meses para chegar neste resultado atual, mas o processo de melhoria é contínuo e colaborativo. Tivemos etapas de workshops no meio do caminho para acompanhar o que vinha sendo feito, contamos também com o apoio do mercado e com os participantes do 1º Hackathon do Crea-SP, que foi um desafio projetado para melhorar os serviços relacionados à ART. Ou seja, passamos a observar a funcionalidade do sistema e a buscar tecnologias para ele.”

Novo formulário da Anotação de Responsabilidade Técnica.
Crédito: Divulgação

Sobre a possibilidade do novo sistema também ser implementado em outros Estados, o representante do Conselho ressalta que o Sistema Confea/Crea, como um todo, tem buscado melhorar seus processos e serviços para os profissionais da área tecnológica. “Como cada Conselho Regional tem jurisdição sobre seu Estado, a escolha de aplicar mudanças na emissão da ART é de cada Crea. Um servindo de referência para o outro. Isso em várias áreas, como na fiscalização, no registro profissional, o que não é diferente na parte de tecnologia e sistemas”, detalha.

“Vemos que isso vem acontecendo de forma gradativa, principalmente por conta da adequação dos Estados à TOS Nacional [Tabela de Obras e Serviços], e acreditamos que a inovação não deve ser um processo isolado e individual, então, quanto mais integrados estivermos, melhor ainda para a área tecnológica e para os profissionais”, analisa Abou Dehn Jr. 

Fonte
Mamede Abou Dehn Jr., vice-presidente no exercício da Presidência do Crea-SP

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo