Novidades sobre a Dubai Creek Tower, que almeja ser a torre mais alta do mundo
Projeto está sendo redesenhado e deve retomar atividades nos próximos meses
Com 828 metros e 163 andares, o Burj Khalifa é atualmente considerado o mais alto arranha-céu do mundo, mas tem grandes chances de passar para a segunda colocação em breve. Isso porque a Dubai Creek Tower planeja superar essa altura com sua imponente e moderna estrutura, que começou a ser construída em 2016 também em Dubai, nos Emirados Árabes.
A ideia inicial era de que o projeto fosse finalizado em 2022, mas as paralisações relacionadas à Covid-19 adiaram os planos. Além disso, há poucas semanas, Mohamed Alabbar, fundador da empresa Emaar Properties, responsável pela construção, anunciou que a torre está atualmente em processo de redesenho e que as atividades devem ser retomadas em 2024.
Detalhes da Dubai Creek Tower
O projeto inicial é assinado pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava, que também idealizou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, construção que se tornou ícone da arquitetura mundial.
A intenção é que a Dubai Creek Tower seja “amarrada” por cabos, conferindo um efeito estético potente e único ao seu entorno. Dentre os muitos atrativos, a estrutura prevê um café, uma praça central com lojas, um museu, instalações educacionais, um auditório coberto e dez plataformas de observação, incluindo um deck de 360º inspirado nos Jardins Suspensos da Babilônia.
A eficiência energética e a sustentabilidade também ganham foco, com paisagismo pensado para a proteção solar, além de um sistema de refrigeração altamente eficiente que servirá para captar a água destinada a limpar toda a fachada.
Fundação da torre concluída
O trabalho de fundação da Dubai Creek Tower foi concluído em maio de 2017, quando, a partir daí, iniciou-se a inserção dos cabos de sustentação e a realização de todo suporte estrutural. As escavações para os alicerces foram feitas até 72 metros de profundidade, com a inclusão de mais de 145 estacas.
Já o processo de concretagem dessa base terminou em janeiro de 2018. De acordo com o site do arquiteto/engenheiro, foram utilizados 50 mil metros cúbicos de concreto, cujo peso girava em torno de 120 mil toneladas. Além disso, cerca de 16 mil toneladas de aço fizeram parte do reforço estrutural.
Arranha-céus em Dubai e América Latina
Considerado o maior prédio do mundo, o Burj Khalifa demorou seis anos para ser construído e foi inaugurado em janeiro de 2010. Para se ter uma ideia do tamanho, ele é quase três vezes mais alto do que o maior edifício do Brasil.
O One Tower fica localizado em Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina, e chega a 290 metros de altura. Foi concluído em dezembro de 2022 e é o maior arranha-céu do país. Além disso, ele recebeu o certificado mundial de mais alto edifício residencial da América Latina, pelo CTBUH (Conselho de Edifícios Altos e Habitat Urbano), organismo internacional do setor.
Projeção de como será a torre: https://www.youtube.com/watch?v=AC02sSzCAI4
Mostra o processo de escavação: https://www.youtube.com/watch?v=UaNi_Wz4Pyg
Fontes
Santiago Calatrava
TimeOut Dubai
Jornalista responsável
Fabiana Seragusa
Vogg Experience
Cadastre-se no Massa Cinzenta e fique por dentro do mundo da construção civil.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Massa Cinzenta
Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.
15/05/2024
MASP realiza o maior projeto de restauro desde a sua inauguração
MASP passa por obras de restauro em suas estruturas. Crédito: Assessoria de Imprensa / MASP Quem passa pela Avenida Paulista vem notando uma diferença significativa na…
19/11/2024
Restauração da SC-305 começa a receber whitetopping ainda este ano e deve impulsionar indústrias, agricultura e pecuária
Rodovia terá sub-base de macadame e base de Concreto Compactado com Rolo (CCR). Crédito: Divulgação/SIE Uma importante transformação está em andamento na rodovia SC-305, que…
19/11/2024
Como usar a engenharia para contenção de tsunamis e erosão costeira?
No caso do muro de contenções, planejamento precisa considerar cenários extremos para garantir sua eficácia. Crédito: Envato A engenharia pode desempenhar um papel essencial…
19/11/2024
Tendência em alta: avanço de IA, IoT e robótica na construção permite crescimento das cidades inteligentes
O conceito de cidades inteligentes, com foco em conectividade e sustentabilidade, está ganhando destaque mundialmente. Segundo pesquisa realizada pela Mordor Intelligence, o…
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.
Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS
Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32
Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.
Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40
Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.
Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI
O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.
Cimento Certo
Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.