1º Rio Construção Summit terá mais de 200 palestrantes e 4 palcos juntos

O evento, considerado o maior da construção já realizado no Brasil, acontece de 19 a 21/9 no Píer Mauá

Alguns dos participantes do evento (sentido horário): Eduardo Toledo, Mohamad Kassem, Íria Doniak, Danielle Hoppe, Manoel Procópio Junior e Luiz França.
Crédito: Reprodução/site RCS

Os maiores líderes e players globais do setor da construção estarão reunidos no Rio de Janeiro de 19 a 21 de setembro para o Rio Construção Summit 2023, promovido pelo Sinduscon-Rio. Durante três dias, os participantes irão debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. 

O RCS, que acontece no Píer Mauá, é uma iniciativa idealizada com o intuito de ser totalmente imersiva, promovendo trocas de informações, rodas de negócios e networking. A programação inclui mais de 200 palestrantes, que se apresentarão em quatro palcos simultâneos para compartilhar mais de 80 horas de conteúdo. Para a abertura do evento, estão previstas as participações do Ministro dos Transportes, Renan Filho, do governador do estado do Rio de Janeiro, Claudio Castro, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e dos prefeitos das cidades de Madrid (Espanha) e Bogotá (Colômbia). 

“É um evento de peso, que vai trazer para o Rio de Janeiro o protagonismo das discussões em torno da indústria da construção e do mercado imobiliário”, afirma Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio. “Vamos falar sobre inovação, legislação, novos métodos construtivos, debates e apresentação de exemplos de sucesso, nacionais e internacionais, apresentados por palestrantes de renome que trarão muito conteúdo.”

Os organizadores estimam que mais de 5.000 pessoas marquem presença durante os três dias de atividades, incluindo empresários, profissionais de engenharia e arquitetura e estudantes. Nas mesas de debate, alguns dos nomes já confirmados são os de Cláudio Medeiros, presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada (Sinicom), Eduardo Toledo, professor e doutor em engenharia elétrica pela USP, Íria Doniak, presidente-executiva da Associação Brasileira da Construção Industrializada do Concreto (Abcic), e Danielle Hoppe, gerente de transportes ativos do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP). 

Rio Construção Summit espera receber mais de 5.000 participantes.
Crédito: Reprodução/site RCS

Um dos convidados internacionais é Mohamad Kassem, professor de Engenharia e Construção Digital na Escola de Engenharia da Universidade de Newcastle (UNEW), no Reino Unido. Ele irá falar sobre o impulsionamento da inovação por meio da digitalização dos processos na construção. 

A programação também inclui a discussão mais do que atual sobre os impactos da Reforma Tributária no setor da construção civil, com a presença, dentre outros, de Rodrigo Dias, conselheiro jurídico do Sinduscon-SP, e de Manoel Procópio Junior, diretor da Secretaria Extraordinária da Reforma Tributária do Ministério da Fazenda, sob a mediação de Luiz Antonio França, presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc).

Outros assuntos que farão parte do Rio Construção Summit 2023 serão a reindustrialização no Brasil, as inovações que vão transformar o futuro do segmento, o papel dos setores público e privado na modernização e no aumento da eficiência da cadeia produtiva, segurança no trabalho e as práticas adotadas no Brasil e no exterior em relação à qualificação profissional.

As inscrições para o evento devem ser feitas pelo site oficial

Fontes
Rio Construção Summit
Claudio Hermolin, presidente do Sinduscon-Rio

Jornalista responsável
Fabiana Seragusa 
Vogg Experience



Massa Cinzenta

Cooperação na forma de informação. Toda semana conteúdos novos para você ficar por dentro do mundo da construção civil.

Veja todos os Conteúdos

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

Cimento Portland pozolânico resistente a sulfatos – CP IV-32 RS

Baixo calor de hidratação, bastante utilizado com agregados reativos e tem ótima resistência a meios agressivos.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-32

Com diversas possibilidades de aplicações, o Cimento Portland composto com fíler é um dos mais utilizados no Brasil.

Cimento Portland composto com fíler – CP II-F-40

Desempenho superior em diversas aplicações, com adição de fíler calcário. Disponível somente a granel.

Cimento Portland de alta resistência inicial – CP V-ARI

O Cimento Portland de alta resistência inicial tem alto grau de finura e menor teor de fíler em sua composição.

descubra o cimento certo

Cimento Certo

Conheça os 4 tipos de cimento Itambé e a melhor indicação de uso para argamassa e concreto.
Use nosso aplicativo para comparar e escolher o cimento certo para sua obra ou produto.

descubra o cimento certo